A plataforma Alaskan Star, da Queiroz Galvão Óleo e Gás, que presta serviço para a Petrobras no campo de Albacora, na Bacia de Campos, está com um adernamento (inclinação) de aproximadamente três graus, informou a Agência Nacional do Petróleo (ANP) na noite desta terça-feira. O incidente ocorreu após um princípio de incêndio, já controlado.
Segundo a ANP, o poço 8AB123-HP-RJS foi fechado com segurança e a plataforma já foi estabilizada. A agência afirma ainda que houve vazamento de uma pequena quantidade de fluído de perfuração, que já foi controlado, e que investigará as causas do incidente.
Comunicado no site do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF) informa que foram enviados barcos de resgate para a plataforma.
Em nota, a Petrobras informou que não houve vítimas entre os 102 profissionais embarcados na plataforma. Procurada, a Queiroz Galvão, dona da plataforma, não quis se manifestar.
Leia a íntegra da nota da Petrobras:
“A Petrobras informa que hoje (13/03), por volta das 14h30, a plataforma de perfuração SS-39 (Alaskan Star), da empresa Queiroz Galvão, que opera no campo de Albacora, na Bacia de Campos (RJ), a 193 km da costa de Macaé, apresentou pequena inclinação. O incidente ocorreu depois de um princípio de incêndio numa das colunas da plataforma. Não houve vítimas entre os 102 profissionais embarcados nem vazamento de óleo para o mar.
O fogo foi imediatamente debelado. O sistema de segurança da plataforma acionou o fechamento automático do poço.
A plataforma está estabilizada. A Petrobras notificou oficialmente as autoridades competentes e instaurou comissão técnica para investigar as causas da ocorrência”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário