A Avenida Rio Branco terá a pista de ônibus liberada, a partir de hoje, entre o Bom Pastor e a Avenida Getúlio Vargas, no Centro. No trecho seguinte, até a entrada do Mergulhão, a previsão é de normalização do tráfego da pista central a partir de segunda-feira. Entretanto, os espaços continuam sujeitos a interdições das 21h às 5h, para adequações restantes. De acordo com a Settra, os coletivos estavam sendo desviados para as pistas laterais para a realização da concretagem das baias dos pontos, que precisam de piso mais resistente que o asfalto para suportar o desgaste causado pelas frenagens.
A assessoria da Secretaria de Obras informou que o asfaltamento de todas as pistas, até a altura do Mergulhão, será concluído nos próximos 15 dias. Em seguida, o mesmo serviço começa a ser executado até a altura da ponte de acesso ao Manoel Honório, com previsão de término para 20 de abril. Na sequência, a intervenção será feita até a Garganta do Dilermando, com encerramento até o fim de maio, quando deverá ser concluído o processo de reurbanização da avenida.
Já as obras em canteiros, passeios, pontos de ônibus, instalação do sistema de irrigação e acabamentos em geral têm previsão de finalização para 10 de abril até o Mergulhão. No trecho posterior, até a ponte do Manoel Honório, o cronograma segue até o dia 30 do mesmo mês. A pasta também adiantou que, nessa área, as baias de ônibus já foram concretadas e serão liberadas em meados da próxima semana para que possam receber o asfalto. Em seguida, as intervenções seguem para o trajeto final, entre a ponte do Monoel Honório e a Garganta do Dilermando.
Na medida em que forem sendo finalizados os trabalhos nos trechos, o paisagismo será executado, juntamente com a instalação de traffic calmings. A secretaria reforçou que o cronograma pode sofrer alterações tanto de prazo quanto de execução de serviços, devido ao perfil dinâmico das intervenções.
Novos pontos
O presidente da Astransp, Fernando Goretti, esteve ontem na Avenida Rio Branco, na altura do nº 5.290, onde estão instalados três protótipos de coberturas para os pontos de ônibus, que poderão se tornar o padrão nas baias da avenida. O último modelo foi instalado na terça-feira, e, conforme explicou Goretti, é semelhante ao formato que vem sendo utilizado no Rio de Janeiro, onde é fabricado. Toda em inox, a estrutura tem os fundos vedados por vidros que terão 10 milímetros de espessura, os quais poderão, em parte, ser utilizados como painéis publicitários. Além disso, diferente da padronagem que vinha sendo testada até então, há uma canaleta coletora de água da chuva.
Dois modelos com a estrutura de ferro, propostos por uma equipe multidisciplinar da Prefeitura e fabricados por outra empresa carioca, já haviam sido instalados para testes. Entretanto, Goretti demonstrou uma inclinação pelo dispositivo mais recente, devido à qualidade e à resistência do material, o que implicaria em manutenção mais simples. Ele contou que estão sendo feitas as últimas reuniões acerca do assunto. "Vamos pensar nos valores para fechar a negociação." Ainda não há prazos para a instalação do novo modelo.
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