terça-feira, 27 de março de 2012

Divulgada a Programação da Semana Santa em Ouro Preto


A histórica cidade de Ouro Preto se prepara para celebrar a Semana Santa 2012, momento importante para a Igreja Católica que lembra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Com o apoio da Arquidiocese de Mariana, as paróquias do município, esse ano em especial a paróquia Nossa Senhora do Pilar, divulgam a programação completa das cerimônias, procissões e atos litúrgicos que marcarão as celebrações da Semana Santa na histórica cidade.
Conhecida no mundo inteiro pelo rico acervo artístico, patrimônio histórico e cultural da humanidade, Ouro Preto recebe milhares de fiéis que prestigiam, rezam e contemplam os espetáculos e celebrações desta Semana. Museu a céu aberto, cravada nas montanhas de Minas, Ouro Preto e seus templos religiosos, impregnados por belíssimas obras do Barroco Mineiro, sempre atraíram os fiéis que desejam rezar e contemplar suas belezas. E, para este ano, a Semana Santa conta com uma extensa programação. Confira:

SOLENIDADES DA SEMANA SANTA

ARQUIDIOCESE DE MARIANA PARÓQUIA DE NOSSA SENHORA DO PILAR

“300 Anos com Maria a Serviço da Evangelização” JUBILEU PAROQUIAL – 1712-2012 – OURO PRETO

“Abri as Portas ao Redentor”
Em comunhão com as comunidades paroquiais de Ouro Preto, a paróquia de Nossa Senhora do Pilar, movida pela fé, celebrando o Ano Santo de seu tricentenário de fundação e o início das festividades pelos 50 Anos do Concílio Vaticano II, convida todos, suas famílias e comunidades para participarem da Celebração da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Queremos, à luz da Campanha da Fraternidade – 2012, do Projeto Arquidiocesano de Evangelização (PAE) e das prioridades assumidas na última Assembleia Paroquial de Pastoral reafirmar nosso empenho em serIgreja Viva Centrada na Palavra e na Eucaristia, comprometida com a vida e a missão.  Celebremos a Salvação de nosso Deus e Senhor, acolhendo o seu chamado e renovando, em nossa vida, a sua graça e o seu amor!
“Da cruz pendeu a salvação do Mundo!”
PROGRAMA
Meses de Fevereiro e Março
- Durante a quaresma, NA IGREJA-MATRIZ DO PILAR E NAS CAPELAS FILIAIS, celebrações de Via-Sacra, da Leitura Orante da Palavra de Deus e de liturgias penitenciais, contemplando temas quaresmais e da CF-2012, sempre às terças, quartas e quintas-feiras. Às sextas-feiras, Setenário das Dores de Maria.
SETENÁRIO DAS DORES Dores de Maria, Dores da Humanidade
“Estes vossos olhos misericordiosos a nos volvei”

Dias 17 e 24 de fevereiro – 02, 09, 16, 23 e 30 de março – Na IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR, às 19h30min – Setenário das Dores de Nossa Senhora, oficiado pelo Exmo. e Revmo. Sr. Dom Francisco Barroso Filho, ilustre filho desta terra e bispo emérito da Diocese de Oliveira – MG.
• 1ª dor: “A profecia de Simeão” (Lc 2,25-35) – Pregador: Pe. Eliseu Donisete de Paiva Gomes
• 2ª dor: “A fuga para o Egito” (Mt 2,13-14) – Pregador: Pe. José Eudes Campos do Nascimento
• 3ª dor: “A perda do menino Jesus” (Lc 2,41-48) – Pregador: Pe. Marcelo das Graças Pereira
• 4ª dor: “O encontro no caminho do calvário” (Lc 23,26-29) – Pregador: Pe. Anderson Eduardo de Paiva
• 5ª dor: “Maria ao pé da cruz” (Jo 19,25-27) – Pregador: Pe. Bráulio Sérgio Mendes
• 6ª dor: “Jesus é descido da cruz” (Lc 23, 50-53) – Pregador: Pe. Tarcísio Sebastião Moreira
• 7ª dor: “Jesus é sepultado” (Jo 19,38-42) – Pregador: Pe. Luis Carlos César Ferreira Carneiro
Dia 20 de março – Terça-feira Os Padres da Forania de Ouro Preto estarão nas Igrejas da paróquia do Pilar: MATRIZ, BOM JESUS, SÃO FRANCISCO DE PAULA E SÃO SEBASTIÃO, a partir das 19h em disponibilidade para o atendimento individual dos fiéis em confissão.
Dia 30 de março – Sexta-feira Após o encerramento do SETENÁRIO DAS DORES, Procissão do Depósito da Imagem de Nossa Senhora das Dores para a IGREJA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS E MISERICÓRDIA. Canto da Antífona “Inflamatus” (Séc. XIX) – Coral e Orquestra Francisco Gomes da Rocha. Participação da Corporação Musical Senhor Bom Jesus das Flores.
SÁBADO DOS PASSOS – Dia 31 de março
“Pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo”

Missas:
07h – MATRIZ DO PILAR, presidida pelo Revmo. Sr. Pe. Marcelo Moreira Santiago.
17h – LAR SÃO VICENTE DE PAULO, presidida pelo Revmo. Sr. Pe. Sebastião Jorge Corrêa.
18h – IGREJA SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS, presidida pelo Revmo. Sr. Pe. Danival Milagres Coelho.
19h – IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR – Após a celebração da Santa Missa e meditação feita pelo Exmo. e Revmo. Sr. Dom Francisco Barroso Filho sobre o “Julgamento de Jesus”, Trasladação da Imagem do Senhor dos Passos para o SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO. Canto da Antífona “Popule meus” (Séc. XVIII). Participação especial do Coral São Pio X, do Grupo de Motetos e da Corporação Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
21h30min – Apresentação do “Auto da Paixão” pelo Grupo Teatral da Pastoral da Juventude da Paróquia Santa Efigênia, nas escadarias da Igreja de Nossa Senhora do Carmo.
DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR – Dia 01 de abril
Dia Mundial da Juventude e Dia Nacional da Coleta solidária
CF/2012 – Fraternidade e Saúde Pública

 “Bendito aquele que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto do céu!” (Mc 11,7-10)
8h – NA IGREJA DO SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS – Bênção e distribuição de Palmas e Ramos. Procissão festiva para a IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR, com participação especial das Ordens Terceiras e Irmandades da Paróquia do Pilar, devidamente paramentadas. À chegada, Missa Solene Cantada, presidida pelo Revmo. Sr. Monsenhor Celso Murilo Sousa Reis e concelebrada pelos padres que auxiliam estas festividades. Participação especial do Coral Pequenos Cantores de Ouro Preto Otacílio Cunha.
10h – Missa, com cerimônia da Bênção de Ramos, na IGREJA SÃO FRANCISCO DE PAULA, presidida pelo Exmo e Revmo. Sr. Dom Francisco Barroso Filho.
Cerimônia do Encontro e da Paixão do Senhor
“Ele carregou sobre si as nossas dores” (Is 53)

16h – Missa no SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO presidida pelo Revmo. Sr. Pe. Marcelo Moreira Santiago, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto. Em seguida, Procissão do Encontro. 16h30min – Missa na IGREJA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS E MISERICÓRDIA, presidida pelo Revmo. Pe. Luiz Carlos César Ferreira Carneiro, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Ouro Preto. Participação especial do Coral Santana Mirim. Em seguida Procissão do Encontro.
18h – Cerimônia do Encontro, com Sermão alusivo pregado pelo Revmo Sr. Pe. Túlio Otávio Filardi, Pároco da Paróquia do Divino Espírito Santo de Barbacena. Logo após, segue-se a Procissão com as imagens do Senhor dos Passos e da Senhora das Dores, recordando Passos da Paixão, com hinos, cantos dos Motetos e o Canto da Verônica até a IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR. À chegada, Sermão do Calvário pregado pelo Revmo Sr. Pe. Lauro Sérgio Versiani Barbosa, Reitor do Seminário Arquidiocesano São José e Vigário Paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Mariana. Participação especial das Corporações Musicais Senhor Bom Jesus de Matosinhos e Senhor Bom Jesus das Flores, Canto da Antífona “Popule meus” (Séc. XVIII) pelo Coral Francisco Gomes da Rocha.
18h30min – Missa na IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR, presidida pelo Revmo. Sr Pe. Danival Milagres Coelho, Vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Pilar de Ouro Preto.
SEGUNDA FEIRA SANTA – Dia 02 de abril
Na cruz, o Senhor disse à sua Mãe: “Mulher, eis aí o teu Filho! Depois disse ao discípulo, eis tua Mãe!” (Jo 19,26-27)

7h – Missa na IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR, com Laudes cantada, presidida pelo Revmo Sr. Pe. Magno José Raimundo Murta, Pároco da Paróquia de Cristo Rei em Ouro Preto. Entre 9h e 11h30min e das 14h30min às 17h30min, atendimento individual em confissão, na IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR. Visita domiciliar sacerdotal às pessoas enfermas e idosas para atendimento sacramental.
18h – Exercício piedoso da Via-Sacra na IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO PILAR, sob a coordenação da equipe paroquial de catequese.
19h – Missa na IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR, presidida pelo Revmo Sr. Pe. Edmar José da Silva, Diretor do Instituto de Filosofia e Diretor Acadêmico da Faculdade Arquidiocesana de Mariana Dom Luciano Mendes e Vigário paroquial da Paróquia Santa Efigênia, com meditação sobre “A missão de Nossa Senhora na história da salvação e sua solidariedade às dores e esperanças da humanidade”. A seguir, Trasladação da Imagem de Nossa Senhora das Dores para a IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO. Participação Especial dos Jovens Crismandos da Catequese Paroquial.
18h – Confissões na CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO.
19h – Missa na CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO, presidida pelo Exmo e Revmo. Sr. Dom Francisco Barroso Filho  – Após a Santa Missa, Via Sacra.
TERÇA-FEIRA SANTA – Dia 03 de abril
“Apesar de sua condição divina, humilhou-se e tornou-se obediente até a morte e morte de cruz” (Fl 2,6-8)

7h – Missa na IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR, com Laudes cantada, presidida pelo Exmo e Revmo. Sr. Dom Francisco Barroso Filho.
10h – No PROLAE – Programa Liberdade e Assistência ao Encarcerado – Missa presidida pelo Revmo Sr. Pe. Paulo Ribeiro de Faria, dos padres da Congregação da Missão. Entre 9h e 11h30min e das 14h30min às 17h30min, atendimento individual em confissão, na IGREJA SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS e na MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR. Visita domiciliar sacerdotal às pessoas enfermas e idosas para atendimento sacramental.
18h30min – Missa na IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR, presidida pelo Revmo. Sr. Pe. Enzo dos Santos, Vigário Paroquial da Paróquia de N. Sra. da Conceição de Ouro Preto e Diretor do Centro Cultural Arquidiocesano Dom Frei Manoel da Cruz, em Mariana, com meditação sobre a “Via crucis” de Jesus. Em seguida, Via Sacra Solene, saindo da MATRIZ DO PILAR para a IGREJA SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS, sob a coordenação da equipe paroquial de liturgia. Participação especial do Grupo de Motetos. Na chegada, Canto do “Inflamatus” pelo Coral Francisco Gomes da Rocha.
QUARTA-FEIRA SANTA – Dia 04 de abril
“Foi levado como ovelha ao matadouro e, maltratado, não abriu a boca” (At 8,32)

6h30min – VIA SACRA e Missa na IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO PILAR presidida pelo Revmo. Sr. Pe. José Eudes Campos do Nascimento, Pároco da Paróquia Santa Efigênia. Entre 9h e 11h30min e das 14h30min às 17h30min, atendimento individual em confissão, na IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, IGREJA SÃO FRANCISCO DE PAULA e MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR. Visita domiciliar sacerdotal às pessoas enfermas e idosas para atendimento sacramental.
19h – Na IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR – Missa presidida pelo Exmo. e Revmo. Sr. Dom Francisco Barroso Filho com meditação sobre o “Ofício das Trevas celebrado na Paixão e Morte do Senhor” pelo Revmo. Sr. Pe. Sérgio Antônio Tomás, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Luz de Conselheiro Lafaiete.
20h – NA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR – Ofício de Trevas cantado pelos Revmos. Sres.: Dom Francisco Barroso Filho, Cônego Agostinho de Lourdes Coimbra, Pe. Sérgio Antônio Tomás e Pe. Danival Milagres Coelho. Participação especial do Coral Pio X e das Ordens Terceiras e Irmandades, devidamente paramentadas.
SOLENE TRÍDUO PASCAL
O Solene Tríduo Pascal da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, ápice do Ano Litúrgico, começa com a Missa vespertina da Ceia do Senhor, culminando com a Vigília Pascal e encerrando com as Vésperas do Domingo da Ressurreição.

QUINTA-FEIRA SANTA – Dia 05 de Abril
Celebração da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio
“Todas as vezes que comeis desse pão e bebeis desse cálice lembrais a morte do Senhor, até que Ele venha” (1Cor 11, 26)

Entre 9h e 11h30min e das 14h30min às 17h, atendimento individual em confissão na IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR.
12h – Almoço festivo de congraçamento dos Padres, no CESFO, pelo Dia da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio.
16h – Missa na IGREJA DO SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS, presidida pelo Revmo. Sr. Cônego Jadir Trindade Lemos.
17h – Missa Solene Cantada na IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR, presidida por dom Francisco Barroso Filho, com Sermão alusivo sobre a Eucaristia e o Sacerdócio pregado pelo Revmo. Sr. Pe. Elcevan Alencar da Costa, mestrando em Cristologia pelo ISI – Instituto Santo Inácio/BH (padres jesuítas), da prelazia de Coari/Amazonas. Participação especial do Coral Santana e dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística. Cerimônia da desnudação dos Altares da IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR. Trasladação do Santíssimo Sacramento para a CAPELA DO SENHOR DO BOM FIM E AGONIA. Adoração do Santíssimo Sacramento até as 24h (meia noite), sob a Coordenação dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e da Equipe Paroquial de Liturgia.
Cerimônia do Lava-Pés e do Mandatum
“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 15,12)

20h30min – “Cerimônia do Lava Pés e Sermão do Mandatum” pregado pelo Exmo e Revmo. Sr. Pe. Geraldo Martins Dias, da assessoria da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, no Largo da IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO. Participação especial do Coral Francisco Gomes da Rocha.
SEXTA-FEIRA SANTA – Dia 06 de Abril
Celebração da Paixão e Morte do Senhor
“Jesus tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13,1)

6h – Caminhada de Penitência, com celebração da Via Sacra, saindo da CAPELA DE SÃO CRISTÓVÃO até a CAPELA DO SENHOR DO BOM FIM, sob a Coordenação da Congregação Mariana e lideranças da Comunidade do São Cristovão.
9h – “Sermão das Sete Palavras de Cristo na Cruz”, na IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR pregado pelo Revmo Sr. Pe. José Geraldo de Oliveira, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória de Passagem de Mariana e Assessor do DACOM – Departamento Arquidiocesano da Comunicação. Participação especial do Coral Cristo Rei.
Entre 9h e 12h, atendimento individual em confissão, na IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR.
15h – Solene Ação Litúrgica em Memória da Sagrada Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo na IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO presidida pelo Exmo e Revmo. Sr. Dom Francisco Barroso Filho e meditação alusiva feita pelo Revmo. Sr. Pe. Danival Milagres Coelho – Vigário Paroquial do Pilar. Veneração coletiva da Cruz. Canto dos Impropérios pelo Coral Santana. Comunhão Eucarística dos Sacerdotes e fiéis.
15h – Ação Litúrgica em Memória da Sagrada Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo na IGREJA DO SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS, presidida pelo Revmo. Sr. Cônego Jadir Trindade Lemos.
20h – Largo da IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO – Descendimento da Cruz. Sermão pregado pelo Revmo. Sr. Pe. Wander Torres Costa, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima de Viçosa. Participação especial do Figurado Bíblico, Anjos de Prata, Coroinhas e Anjinhos, Irmandades, Ordens Terceiras de Ouro Preto e Coral Francisco Gomes da Rocha. Procissão do Enterro encerrando no SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO.
VERÔNICA: Raissa Maria Souza Mendes
CARPIDEIRAS: Araceli de Oliveira Silva, Efigênia de Paula das Graças Pascoal, Maria Duarte Monteiro, Maria Brazilina Gomes, Maytana Aline de Souza Mendes e Sara Maria Alves de Oliveira.
SÁBADO SANTO – Dia 07 de Abril Celebração da Vigília Pascal
“A luz de Cristo Ressuscitado brilhe hoje em nossas noites, acabando com toda escuridão”

Entre 9h e 11h30min e das 14h30min às 17h30min, atendimento individual em confissão, na IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR.
21h – Solene Vigília Pascal na IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR. Bênção do Fogo Novo, do Círio Pascal e Canto do “Exultet” pelo Pe. Danival Milagres Coelho. Bênção da Água. Renovação das Promessas do Batismo e batizado de catecúmenos, pessoas adultas que estão sendo preparados para receberem os sacramentos de iniciação cristã. Missa Solene, com pregação alusiva, presidida pelo Exmo e Revmo. Sr. Dom Francisco Barroso Filho. Participação especial Coral Cristo Rei.
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO – Dia 08 de Abril
“Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui, ressuscitou!” (Lc 24,5-6)

*7h – Missa festiva na IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR, presidida pelo Revmo Sr. Pe. Luiz Carlos César Ferreira Carneiro, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Ouro Preto. Participação do Coral  São Judas Tadeu.
8h30min – Procissão da Ressurreição da IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO PILAR para o SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO. À chegada, Solene Bênção do Santíssimo Sacramento. A seguir Santa Missa, presidida pelo Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Pilar, Revmo Sr. Pe. Marcelo Moreira Santiago e concelebrada pelos sacerdotes que auxiliam as festividades.
9h – Missa na IGREJA DO SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS presidida pelo Revmo Sr. Côn. Jadir Trindade Lemos.
16h – Missa na IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO presidida pelo Revmo Sr. Pe. Sebastião Jorge Corrêa, da Diocese de Leopoldina.
17h – Missa na CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO presidida pelo Revmo Sr. Pe. Paulo Ribeiro Faria, CM.
19h – Missa Solene Cantada na IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR, presidida pelo Exmo. e Revmo. Sr. Dom Francisco Barroso Filho, com sermão alusivo pregado pelo Revmo. Sr. Pe. Luiz Antônio Reis Costa, Professor e Diretor Espiritual do Seminário Maior São José de Mariana e Pároco da Paróquia Bom Jesus do Monte em Furquim. Coroação da Imagem de Nossa Senhora das Dores em seu Triunfo. “Te Deum”. Participação do Coral Francisco Gomes da Rocha.
PROVEDORES DE HONRA
- Angélica Maria de Carvalho Martins Ferreira e Aroldo Castilho Ferreira
- Elizete Ávila Ferreira e Paulo Raimundo Ferreira
- Eunice de Jesus Gonçalves Amaro e Damião Amaro Lopes
- Geralda Moreira Santiago e Paulo Monte Alto
- Ilda Néria Niquini e Mauricio Felix Novaes
- Joelma Aparecida Ferreira Basílio e João Ricardo Basílio
- Maria Aparecida Gomes e Ângelo Oswaldo de Araujo Santos
- Maria da Conceição Amaral de Lima e Donizete José de Lima
- Maria da Conceição Silva e Ney Damázio dos Santos
- Maria Mazarelli da Silva Ribeiro e Geraldo Raimundo Ribeiro
- Marina Ângela Rufino Gomes e Maurílio José Gomes
- Noemi Maximiano Herculano Martins e José Lucio Martins
- Terezinha de Jesus Coelho e Francisco Coelho
EQUIPES DE COORDENAÇÃO
Enfeites:
 Comunidades do Centro Histórico, especialmente dos Bairros do Pilar, Rosário e Bom Jesus, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Equipe de Eventos da Prefeitura Municipal de Ouro Preto e da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP).
Procissões: Irmandades e Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, com o apoio da Ourotran e da Guarda Municipal.
Figurado bíblico: Rita Maria Moraes Cota e Geralda da Purificação Gomes.
Música e Orquestra: Maestros Márcio Miranda Pontes e Alcindo Alves Filho, junto com os maestros dos demais grupos corais e das corporações musicais.
HOMENAGENS
Tricentenário Paroquial
• Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo de Mariana, pelos seus 70 anos de vida (14.03.1942 – 14.03.2012).
• Monsenhor Celso Murilo Sousa Reis, Vigário Geral da Arquidiocese de Mariana, pelo seu jubileu de Prata Sacerdotal: 28.07.1987/28.07.2012.
• Lideranças paroquiais, atuantes nos grupos eclesiais, irmandades, ordens terceiras, movimentos e associações, especialmente na comunidade paroquial do Pilar.
• Autoridades que servem a nossa tricentenária Ouro Preto e a seu povo bom e trabalhador, devotado à fé, à cultura e à arte.
Empresas e Instituições parceiras em projetos culturais, ambientais e de assistência social
• Petrobrás, Novelis do Brasil Ltda e Caixa Econômica Federal pelo apoio ao Projeto Parque Arqueológico do Morro da Queimada
• Banco de Desenvolvimento Econômico Social – BNDES, pelo apoio ao Projeto de Restauração da Igreja de Santa Ifigênia e da Igreja de São José.
• Fundação Cultural de Belo Horizonte – Uni BH, pelo apoio ao Projeto Escola de Música Padre Simões.
• Companhia Brasileira de Mineração e Metalurgia – CBMM, pelo apoio semestral, via Museu da Arte Sacra, às iniciativas sócio-culturais e manutenção da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar.
• World Monuments Fund (EUA), pelo apoio ao Projeto de Restauração da Igreja São José.
• Ministério da Cultura (MinC) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) pelo apoio aos projetos de Restauração da Igreja Matriz do Pilar, Santa Ifigênia e São José.
Gratidão, Memória e Saudade
• Dom Oscar de Oliveira, 11º bispo de Mariana e 3º de seus arcebispos, pelos 100 anos de seu nascimento celebrados, in memoriam, em 9 de janeiro de 2012.
• Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, santo e sábio bispo de nossa arquidiocese, no aguardo do início do processo em vista de sua beatificação.
• Bispos, Padres, religiosas e leigos(as) que muito se dedicaram à Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, nestes 300 anos de história e fé, recordados na pessoa de seus últimos párocos: Monsenhor João Castilho Barbosa e Cônego José Feliciano da Costa Simões.
SACERDOTES, DIÁCONOS E RELIGIOSOS (AS) PRESENTES
- Dom Francisco Barroso Filho, Bispo Emérito da Diocese de Oliveira.
- Monsenhor Celso Murilo Sousa Reis, Vigário Geral da Arquidiocese de Mariana.
- Cônego Agostinho de Lourdes Coimbra, Pároco emérito da Paróquia Cristo Rei – Ouro Preto.
- Padre Anderson Eduardo de Paiva – Vigário Paroquial da Paróquia São João Batista – Barão de Cocais.
- Padre Bráulio Sérgio Mendes – Vigário Paroquial da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Mariana.
- Padre Edmar José da Silva, Vigário Paroquial de Santa Ifigênia – Ouro Preto.
- Padre Elcevan Alencar da Costa, Prelazia de Coari, Amazonas.
- Padre Eliseu Donisete de Paiva Gomes – Chanceler do Arcebispado de Mariana e Diretor espiritual da Comunidade da Filosofia do Seminário Arquidiocesano São José.
- Padre Enzo dos Santos, Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Ouro Preto.
- Padre Geraldo Martins Dias, Assessor da CNBB
- Padre José das Mercês Araújo
- Padre José Eudes Campos do Nascimento, Pároco de Santa Efigênia – Ouro Preto.
- Padre José Geraldo de Oliveira – Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Glória – Passagem de Mariana.
- Padre Lauro Sérgio Versiani Barbosa, Reitor do Seminário Arquidiocesano São José – Mariana.
- Padre Luis Antônio Reis Costa, Diretor espiritual da Comunidade da Teologia do Seminário  Arquidiocesano São José e Administrador Paroquial da Paróquia Bom Jesus de Furquim – Mariana.
- Padre Luiz Carlos César Ferreira Carneiro, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Ouro Preto e ecônomo da  Arquidiocese de Mariana.    Ouro Preto.
- Padre Magno José Raimundo Murta, Pároco da Paróquia Cristo Rei – Ouro Preto.
- Padre Marcelo das Graças Pereira, Congregação dos Padres Redentoristas.
- Padre Paulo Ribeiro Faria, Congregação da Missão (CM) – Santa Bárbara.
- Padre Sebastião Jorge Corrêa, diocese de Leopoldina.
- Padre Sérgio Antônio Tomás – Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Luz – Conselheiro Lafaiete.
- Padre Tarcísio Sebastião Moreira, Diretor do Colégio Arquidiocesano – Ouro Preto.
- Padre Túlio Otávio Filardi – Pároco da Paróquia Divino Espírito Santo – Barbacena.
- Padre Wander Torres Costa – Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Viçosa.
- Diácono Agostinho Barroso de Oliveira – Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Ouro Preto.
- Diácono Fábio Márcio de Freitas – Paróquia Cristo Rei – Ouro Preto.
- Diácono Pedro Raimundo Barbosa – Paróquia Santa Efigênia – Ouro Preto.
- Religiosas: Irmãs Carmelitas da Divina Providência (Carmelitas); Irmãs Missionárias de   Jesus Crucificado e Fraternidade Missionária O Caminho.
AGRADECIMENTOS
Paróquias Unidas: Cristo Rei, Santa Ifigênia e Nossa Senhora da Conceição. Paroquianos do Pilar e de Ouro Preto, Zeladores e Coordenadores das Igrejas, Funcionários dos Museus Eclesiásticos, Imprensa Falada, Escrita e Televisiva, TV Inconfidentes e Rádio/TV UFOP, Rádio Itatiaia, Rádio Província FM, Rádio Real FM, Polícia Militar e Civil, Ourotran, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, CEMIG. Corais, Maestros e Músicos do Setenário das Dores e da Escola de Música Padre Simões. Corporação Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos e Corporação Musical Senhor Bom Jesus das Flores. Ordens Terceiras, Irmandades, Associações Religiosas, Movimentos, Pastorais e Ministérios, Grupos de Oração, Figuras Bíblicas, Coroinhas, Sineiros, Anjos de Prata e Anjinhos. Coordenadores da Semana Santa. Prefeitura Municipal de Ouro Preto/Secretarias Municipal de Cultura,Turismo e Obras.
Visto e AprovadoPadre Marcelo Moreira Santiago – Pároco
Padre Danival Milagres Coelho – Vigário Paroquial
Cônego Jadir Trindade Lemos – Vigário Paroquial
CPP – Conselho Pastoral Paroquial
Realização
Paróquia de Nossa Senhora do Pilar
Praça Monsenhor João Castilho Barbosa, 30 – Bairro Pilar
Ouro Preto – MG – CEP: 35.400.000
Telefones: (031) 3551-4735 (escritório) (031) 3551-1209 (casa paroquial)
Fax: (031) 3551-4735
Email: ouropretoparoquiadopilar@yahoo.com.br
Site: www.ouropretoparoquiadopilar.com.br
Blog: pilar300anos.blogspot.com
Dia 08 de abril às 15 horas, ao lado da Capela do Senhor do Bom Fim e Agonia, “Queima do Judas e a Marcha da Bandalheira”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário