segunda-feira, 4 de julho de 2016

Escolas e Funalfa iniciam discussões sobre Carnaval 2017 em Juiz de Fora

Os desfiles competitivos do Carnaval devem ser retomados em fevereiro de 2017 após o cancelamento neste ano e podem ocorrer em novo local. As conversas entre Liga Independente das Escolas de Samba de Juiz de Fora (Liesjuf) e Fundação Alfredo Ferreira Lage (Funalfa) estão em fase inicial e ainda não há projeto detalhado, mas o objetivo foi confirmado ao G1.
Em evento nesse domingo (3), houve o sorteio da ordem dos desfiles e a apresentação dos enredos das escolas, com a reedição ou readaptação da maioria. (Veja abaixo os enredos escolhidos e a ordem dos desfiles)
Apenas o enredo da Manoel Honório será inédito. Unidos das Vilas dos Retiro e Rivais da Primavera terão sambas inéditos para a releitura de enredos já apresentados em anos anteriores. "Os presidentes entenderam que era necessário comemorar os 50 anos de desfiles oficiais desfilando na passarela do Samba", disse o diretor de eventos da Liga, José Adriano da Silva. Em 2016, por conta da redução das verbas, as escolas não desfilaram, mas participaram de encontro de baterias em um show na Praça Antônio Carlos.
Montagem Passarela do Samba Avenida Brasil Juiz de Fora 2 (Foto: Roberta Oliveira/ G1)Passarela do Samba pode sair da Avenida Brasil
(Foto: Roberta Oliveira/ G1)
O diretor de eventos confirmou que foi entregue à Funalfa uma proposta inicial de tirar os desfiles da Avenida Brasil e levar para o Parque de Exposições, que receberia uma estrutura específica para o evento.
"É um lugar tradicional de festas e shows da cidade, então por que nao utilizar o Parque de Exposições para isso? Houve o interesse do Executivo e estamos acreditando que será possível viabilizar", disse José Adriano da Silva.
A manutenção da antecipação das festividades, como nos dois últimos anos, também é um dos temas em discussão. "Os desfiles serão em fevereiro, mas ainda estamos analisando a data", explicou o diretor de Eventos da Liesjuf.
A assessoria da Funalfa confirmou que recebeu a proposta inicial, que ainda não é oficial, em relação ao Carnaval 2017. Neste momento, a Fundação e outros setores da Prefeitura avaliam as sugestões e mantêm diálogo regular com a Liesjuf, não havendo ainda nenhuma definição fechada.
Desfiles e enredos
De acordo com a assessoria da Liga, as 13 agremiações se apresentam em dois dias de desfiles oficiais em fevereiro de 2017. O modelo aprovado em assembleia pelos presidentes das Escolas determinou que, no primeiro dia, desfilam quatro agremiações do Grupo B, seguidas de três agremiações do Grupo A. No segundo dia, três escolas de cada grupo encerram os desfiles oficiais.
Abre-alas Mocidade Alegre Carnaval 2015 Juiz de Fora (Foto: Roberta Oliveira/ G1)Campeã do Grupo B em 2015, Mocidade Alegre
será 5ª escola a desfilar (Foto: Roberta Oliveira/ G1)
Antes do sorteio, foi definido que a Vale do Paraibuna, que desceu para o grupo C em 2015, abre o carnaval 2017 e que a Mocidade Alegre, campeã do Grupo B, será a quinta agremiação a desfilar abrindo as apresentações do Grupo A no primeiro dia. E a União das Cores que venceu o Grupo C abre o segundo dia de desfiles.
O sorteio apontou que o primeiro dia terá a seguinte ordem: Vale do Paraibuna, Mocidade Independente do Progresso, Acadêmicos do Manoel Honório, Unidos das Vilas do Retiro, Mocidade Alegre, Juventude Imperial e Feliz Lembrança. No segundo dia, desfilam União das Cores, Partido Alto, Rivais da Primavera, Turunas do Riachuelo, Unidos do Ladeira e Real Grandeza.
Confira os enredos das escolas para o Carnaval 2017 em Juiz de Fora:

Grupo A
Mocidade Alegre: Exaltação ao Rio São Francisco (reedição Unidos dos Passos 1977)
Feliz Lembrança: Baco e o milagre do vinho no país do carnaval (reedição 1980)
Juventude Imperial: Zumbi rei negro dos Palmares (reedição 1973)
Real Grandeza: O circo: Homenagem ao poeta Real Gilson Campos (readaptação ao enredo de 1974)
Turunas do Riachuelo: Canto à estrela: Dalva um hino ao amor (reedição 1976)
Unidos do Ladeira: Sou carnaval, sou amor, sou Mangueira sim Senhor (reedição 2004)
Grupo B
Vale do Paraibuna: Omy: a criação do mundo na tradição Yorubá-nagô “acima de Deus nada, abaixo de Deus, água” (reedição 2006).
União das Cores: Ao cair da noite na floresta encantada (reedição Turunas do Riachuelo 1975)
Mocidade Independente do Progresso: Minha namorada a lua, na odisseia dos povos a lhe contemplarem (reedição 1995)
Rivais da Primavera: Dos Bandeirantes ao ciclo do ouro de Minas Gerais (reedição do enredo de 2003)
Partido Alto: Chica da Silva: a escrava que se fez rainha (reedição do samba de 1974)
Acadêmicos do Manoel Honório: #Guerreiros (enredo inédito)
Unidos das Vilas do Retiro: Juiz de Fora – a Manchester mineira, 50 anos de alegria no carnaval, sua história, eu me lembro, casos e curiosidades (readaptação ao enredo de 2012)
Ordem dos desfiles em 2017:

1º Dia de Desfiles
1ª – Vale do Paraibuna
2ª – Mocidade Independente do Progresso
3ª – Acadêmicos do Manoel Honório
4ª – Unidos das Vilas do Retiro
5ª – Mocidade Alegre
6ª – Juventude Imperial
7ª – Feliz Lembrança
2º Dia de Desfiles
1ª – União das Cores
2ª – Partido Alto
3ª – Rivais da Primavera
4ª – Turunas do Riachuelo
5ª – Unidos do Ladeira
6ª – Real Grandeza
http://g1.globo.com/mg/zona-da-mata/noticia/2016/07/escolas-e-funalfa-iniciam-discussoes-sobre-carnaval-2017-em-juiz-de-fora.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário