segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Extintores ABC em falta no mercado

A mudança obrigatória dos extintores de incêndio nos veículos já está valendo em todo o país, desde o último dia 1º. Mas, em Juiz de fora, a troca do equipamento não está sendo fácil, uma vez que o produto está em falta nas lojas especializadas. Conforme o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) passou a ser obrigatório para todos os veículos o uso do extintor de incêndio do tipo ABC, e o motorista que for flagrado sem o equipamento comete infração grave, resultando na perda de cinco pontos da carteira de habilitação e multa no valor de R$ 172,69. Em função dessa determinação, proprietários de veículos correram para lojas do ramo a fim de adquirir o extintor, porém estão voltando de mãos vazias. Entretanto, a adequação já está sendo exigida pela polícia. Um leitor da Tribuna passou, ontem, por uma blitz, no Bairro Poço Rico, e viveu esta situação. “Eu não consigo encontrar o novo extintor para comprar. Já liguei para todos os lugares e não há o produto. Eu preciso trabalhar de carro e não posso porque estou irregular”, afirmou.
Conforme o proprietário de um estabelecimento especializado, o JF Extintores, Valtencir Zarur Frazão, em apenas quatro dias, foram vendidos cerca 300 peças que ele tinha em estoque, antes do dia 31 de janeiro. “Desde então estamos perdendo vendas, já que não temos o produto para oferecer. Posso dizer que já deixamos de efetuar a venda de, pelo menos, mil peças”, afirma Valtencir, acrescentando que cerca de 200 pessoas procuram o estabelecimento, por dia, por telefone ou pessoalmente. Para tentar solucionar o problema, o proprietário entrou em contato com diversas fábricas do produto, mas, devido ao recesso de fim de ano, só conseguiu encomendar novos equipamentos com prazo de 30 dias para entrega.
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) informou ontem que não há nenhuma possibilidade ou estudo em execução, até o momento, para suspender a fiscalização e a multa aos motoristas que não cumpriram a determinação de uso nos automóveis do extintor do tipo ABC. A partir de 2005, todos o veículos fabricados receberam o extintor ABC de série. Todavia, os modelos anteriores a 2004 tinham a permissão de continuar utilizando o tipo BC, que tem valor mais baixo, mas, a partir deste mês, isso não será mais permitido. Além disso, a procura é aumentada pelo fato de o prazo de vencimento do equipamento ser de cinco anos. Como prega a lei, o equipamento é obrigatório para automóveis, utilitários, caminhonetes, caminhões, triciclo automotor de cabine fechada, ônibus, veículos de transporte inflamável e reboques com carga acima de seis toneladas.
http://www.tribunademinas.com.br/extintores-abc-em-falta-no-mercado/

Nenhum comentário:

Postar um comentário