A menos de um mês para o fim do prazo para renovação da senha/fé de vida junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), 11.061 juiz-foranos ainda precisam comprovar que estão vivos para continuarem recebendo o benefício previdenciário. O número refere-se à gerência executiva de Juiz de Fora com base em 1º de dezembro deste ano. O procedimento é obrigatório, e o prazo termina no dia 30 deste mês. O segurado que não o fizer terá o benefício suspenso. Na área de abrangência da gerência executiva, que engloba outros municípios, são 136.594 beneficiários, segundo dados relativos a quem recebe o 13º salário.
Para realizar a comprovação, o segurado deve ir ao banco em que recebe o benefício e apresentar um documento de identificação com foto, que pode ser carteira de identidade, carteira de trabalho ou carteira de habilitação, por exemplo. Algumas instituições financeiras que possuem sistemas de biometria estão utilizando essa tecnologia para realizar a comprovação de vida nos próprios terminais de autoatendimento.
Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências não abrirão no dia 31 de dezembro, por isso, os segurados devem realizar o procedimento de comprovação até o dia 30.
Os beneficiários que não puderem comparecer pessoalmente às agências bancárias podem realizar a prova de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS. Os segurados que residem no exterior também podem optar por esta alternativa, emitindo documento por meio do consulado.
De acordo com a assessoria do INSS, a comprovação de vida é um procedimento para conferir e validar os dados do aposentado ou pensionista de forma a evitar o pagamento indevido de benefícios e fraudes. A medida é obrigatória e deve acontecer anualmente.
As instituições financeiras pagadoras de benefícios iniciaram esse procedimento em maio de 2012. Como é a primeira vez que o processo está sendo realizado, o INSS prorrogou o prazo para que os bancos concluam a renovação para até dezembro deste ano. Quem já compareceu à agência bancária desde que o cadastramento começou não precisa realizar outra prova de vida.
http://www.tribunademinas.com.br/11-mil-nao-renovaram-dados-no-inss/
Nenhum comentário:
Postar um comentário