domingo, 11 de maio de 2014

O Dia da Cavalaria no Regimento Andrade Neves

 

Numa bonita sexta-feira de outono, 9 de maior e portanto, véspera do Dia da Cavalaria na Guarnição do Rio de Janeiro, o Tenente Coronel Crocetti, impecável em seu uniforme histórico do tempo de Osório, recebeu a todos, autoridades e convidados, em mais esta comemoração.

A lança é dada ao cavaleiro para significar a verdade, porque a verdade é a coisa direita e não se torce; e verdade vai diante da falsidade. E o ferro da lança significa a força que a verdade tem sobre a falsidade; e o pendão significa que a verdade se demonstra a todos, e não há poder de falsidade nem de engano; e verdade é a base da esperança, e assim das outras coisas que são significadas de verdade pela lança do cavaleiro. (de O Livro da Ordem de Cavalaria)

A festa foi defronte ao Quartel do 2º RCG, no Parque Equestre General Eloy Menezes onde ocorreu a formatura, e após, no Parque Equestre, a demonstração hipo.
Cedo a mistura de Uniformes Históricos do Regimento Andrade Neves, os dos alunos do Colégio Militar do Rio de Janeiro, os cavalarianos desfilando seus culotes e botas de cano longo que contrastavam com os demais mortais em 4º uniforme com seus coturnos, como os cavalarianos do 15º RCMec comandados pelo TC Othon, antigo instrutor-chefe do Curso de Cavalaria do CPOR/RJ.
Também impecáveis no uniforme 3D1 dos Oficiais R2 estava uma comitiva da nova Diretoria da AORE/RJ com seu novo Presidente, Tenente Ricardo, bem como do CNOR, onde além do Presidente, Tenente Monteiro, estava também este escriba e fotógrafo.

Festa é festa, e a miríade de uniformes coloridos era sua maior expressão.
Prestigiaram a formatura Oficiais Generais de ontem, como o General Zenildo, antigo Ministro e o responsável pela mudança do CPOR/RJ para seu local atual, e de hoje como o General Ramos, Comandante da 1ª DE e o General Rego Barros, Chefe do CCOMSEx, entre tantos.
 
Entre os muitos cavalarianos presentes, encontramos o antigo comediante Castrinho, conversando com o General Rego Barros (foto)...


Ao início da formatura, após as Honras Militares serem prestadas ao Comandante da 1ª Divisão de Exército, Divisão Mascarenhas de Moraes, como reza a tradição, o busto do Marechal Osório, o Legendário, a bordo de um jipe, fez a sua entrada ao toque de “Lá Vem Manuel Luis”.

Foram prestadas a Honras ao Marechal Osório, o Marques do Herval e a seguir ele ocupou seu lugar ao lado do palanque.

 
Um pequeno VANT (drone) sobrevoava filmando toda a formatura o que atraía a atenção dos convidados.


 
Ouvimos alocuções alusivas ao Dia da Cavalaria e Osório, o Legendário.


Após o canto da Canção da Cavalaria, foi mandado que a Bandeira Nacional  ocupasse seu lugar no dispositivo para a aposição de Medalhas.




A égua montada pelo Porta Bandeira era muito fogosa e não ficava quieta diante do palanque, empinando e saltando o que obrigou o porta-bandeira a apear e prosseguir só.
Os agraciados ocuparam seus lugares e os paraninfos foram fazendo a aposição da medalha Marechal Osório após o que, paraninfos e agraciados, ao comando do General Ramos, fizeram a continência à bandeira e voltaram a seus lugares.
Finalmente, ocorreu o desfile dividido em a pé, motorizado e hipomóvel.

Após o desfile, fomos todos convidados a nos dirigirmos ao estádio para assistirmos a demonstrações equestres. 

http://www.sangueverdeoliva.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=505:o-dia-da-cavalaria-no-regimento-andrade-neves&catid=13&Itemid=105&lang=en

Nenhum comentário:

Postar um comentário