quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

'Deputado do castelo' assume mandato parlamentar na Câmara

Edmar Moreira tomou posse nesta terça (25) como deputado federal.
Ele irá ocupar vaga aberta com a renúncia de Eduardo Azeredo (PSDB).

Felipe Néri e Nathalia PassarinhoDo G1, em Brasília

Edmar Moreira (centro) é empossado na Câmara como deputado (Foto: Nathalia Passarinho / G1)Edmar Moreira (centro) é empossado na Câmara como deputado (Foto: Nathalia Passarinho / G1)
O chamado “deputado do castelo”, Edmar Moreira (PTB-MG), assumiu nesta terça-feira (25) uma vaga na Câmara. A posse do parlamentar mineiro é um desdobramento da renúncia, na última quarta (19), do deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG), que abriu mão do mandato por ser réu no Supremo Tribunal Federal (STF) no processo do mensalão tucano.
O novo deputado federal chegou à Câmara por volta das 16h sem falar com a imprensa. Antes de fazer o juramento parlamentar no plenário, ele assinou documentos na Secretaria-Geral.
Em 2009, Moreira ganhou fama após a revelação de que ele não havia declarado à Justiça Eleitoral que era proprietário de um castelo avaliado, à época, em R$ 25 milhões, no distrito de São João Nepomuceno, na zona da mata de Minas. Moreira alega que não declarou o castelo porque teria doado a propriedade aos filhos.
Castelo que era do ex-deputado Edmar Moreira, em São João Nepomuceno, na Zona da Mata de Minas Gerais (Foto: Leonaro Costa/D.A Press/Agência o Globo)Vista aérea do castelo de Edmar Moreira em Minas
(Foto: Leonaro Costa/D.A Press/Agência o Globo)
Nesta terça, ao subir à tribuna do plenário da Câmara, Moreira leu o compromisso de posse: “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil", jurou.
Ao caminhar em direção ao plenário, ele cumprimentou servidores da Casa e foi abordado por jornalistas. Moreira, no entanto, permaneceu calado e não respondeu a qualquer pergunta. "Vocês me desculpem mas eu não vou falar nada, nada, nada", disse aos repórteres.
Suplente
A volta de Edmar Moreira à Câmara se deve aos desdobramentos da renúncia de Eduardo Azeredo. O suplente imediato da coligação que elegeu o deputado do PSDB é João Bittar (DEM-MG), mas ele, atualmente, já ocupa uma cadeira na Casa, no lugar do deputado Carlos Melles (DEM-MG), que pediu licença para comandar a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais.
Com a renúncia de Azeredo, Bittar foi oficializado na Câmara, deixando aberta uma vaga de suplente.
Diante da ausência de Melles, quem deveria assumir essa vaga seria Ruy Muniz, atual prefeito de Montes Claros. Ele, no entanto, comunicou a Câmara de que não tinha interesse de se afastar da prefeitura para assumir a vaga de deputado. O próximo na lista de suplentes da coligação (PP, PR, PPS, DEM e PSDB) era Edmar Moreira.
http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/02/deputado-do-castelo-assume-vaga-na-camara.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário