05 de Julho de 2013 - 07:00
Por Tribuna
Mediante as crescentes reclamações sobre a má prestação de serviços da Oi em Juiz de Fora, a Agência de Proteção e Defesa do Consumidor da Prefeitura (Procon/JF) instaurou um Processo de Investigação Preliminar para apurar os danos causados aos consumidores. Tal processo ainda prevê a aplicação de sanções previstas em lei e até o pagamento de multa, que pode ultrapassar a casa dos milhões, conforme explicou superintendente do Procon/JF, Nilson Ferreira Neto.
Segundo ele, a decisão para tal ato se deu após a operadora não cumprir com o que foi acordado em março deste ano, durante várias reuniões junto aos representantes da Empresa Telemar Norte e Leste S/A (Oi Celulares), que pedia por melhorias nos serviços prestados na cidade. Dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) mostram que os registros de insatisfação, na verdade, aumentaram ao invés de diminuir. No comparativo entre o primeiro semestre de 2012 e 2013, o número de reclamações cresceu 56,05%, passando de 1.925 para 3.004. Só nos dois últimos meses, foram quase 1.400 reclamações: 683 em maio e 714, em junho.
"Não descartamos a possibilidade de pedir a suspensão do direito da Oi de comercializar novos planos até que haja melhoria no sinal. No entanto, tal medida ainda está em estudo. A princípio, este processo irá penalizar a cobrança indevida de serviços, falta de sinal e recusa em prestar os serviços firmados em contrato, infrações reincidentes", explicou Nilson. Nesta quinta-feira (4), a Tribuna tentou o contato com a assessoria de comunicação da Oi por e-mail e telefone, mas não obteve retorno.
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