segunda-feira, 24 de junho de 2013

Manifestantes entram na Câmara de Juiz de Fora para entregar documento

24 de Junho de 2013 - 14:00


Reivindicações serão encaminhadas ao secretário de Governo, que está na Casa, e à mesa diretora do Legislativo

Por Tribuna

17:23 
O presidente da Câmara, Julio Gasparette, e o secretário de Governo, José Sóter de Figueirôa, receberam o documento com as reivindicações das mãos de uma comissão formada por nove manifestantes. A entrega aconteceu por volta das 17h, no prédio da Câmara. Logo após, os líderes fizeram discurso cobrando posicionamento do Legislativo e Executivo em três dias. Novo ato foi marcado para quinta- feira (27), às 16h30, com concentração no Parque Halfeld.
16:22 
Os manifestantes acabaram de entrar na Câmara Municipal. Neste instante, eles ocupam, de forma pacífica, o saguão principal e o segundo andar do prédio. Eles pretendem entregar o documento com as reivindicações ao secretário de Governo, José Sóter de Figueirôa, que acaba de participar de uma reunião. O documento também deverá ser encaminhado à mesa diretor da Casa.
15:33 
Os manifestantes continuam em frente à Câmara Municipal em uma pequena assembleia. Eles devem decidir nas próximas horas como será feita a entrega das reivindicações ao prefeito. 
Manifestantes fazem assembleia no Parque Halfeld

15:04 
Agora há pouco, a Câmara Municipal divulgou uma nota afirmando apoio aos protestos pacíficos realizados na cidade. No comunicado, assinado presidente da Casa, o vereador Julio Gasparette, é destacado o espaço aberto para o diálogo entre os membros do legislativo e os manifestantes. Também foi ressaltada a necessidade de investimentos nos setores da saúde e educação. Leia na íntegra a nota publicada pela Câmara: “Câmara Municipal de Juiz de Fora apoia as manifestações pacíficas que estão ocorrendo na cidade. O povo tem o direito de reivindicar melhorias e os vereadores reconhecem a legitimidade do movimento. Vários pontos abordados pelos manifestantes estão na pauta de discussões do Legislativo. São realizadas audiências públicas e os temas integram as reuniões ordinárias durante o pronunciamento dos vereadores. A saúde necessita de melhorias urgentes para que se tenha um atendimento digno e eficaz. A educação precisa de atenção especial, garantindo a ampliação do número de escolas e creches e ensino de qualidade. O Legislativo de Juiz de Fora sempre combateu a corrupção e preza pela transparência de seus atos. Defende a reforma política e luta pela diminuição da carga tributária e dos impostos. O contato direto com a população é prioridade e acontece diariamente, inclusive durante a realização das Câmaras Itinerantes em bairros. O voto aberto é outra conquista que garante que o Legislativo seja ainda mais transparente. Trabalhando pelo bem estar dos juiz-foranos, os vereadores lutam ao lado da população por um país mais justo e igualitário. Exercendo seu trabalho de maneira honesta e recebendo todas as reivindicações da comunidade, a Câmara em 2013 completou 160 anos de existência, se consolidando como um poder forte, atuante e de participação popular. A Câmara Municipal tem canal aberto para diálogo com os representantes dos manifestantes, dando continuidade ao trabalho em prol da coletividade, do bem comum, certa de que Juiz de Fora merece sempre o melhor.”

14:15 
Ainda é pequeno o número de manifestantes que chegaram ao Parque Halfeld, em frente à Câmara Municipal, de onde deve sair nova passeata nesta segunda-feira (24). Em assembleia após o protesto de sábado, ficou decidido que o grupo percorreria as principais vias do Centro com as bandeiras definidas: tarifas mais baratas, ampliação da frota de ônibus urbano, redução do salário do prefeito e dos vereadores, veto do Executivo às alterações na lei do uso e da ocupação do solo e retomada da construção do Hospital Regional de Urgência e Emergência. Os manifestantes reforçaram o posicionamento contrário à construção de nova sede para a Câmara Municipal, também solicitaram o tombamento do edifício do Cine Excelsior e pagamento do piso nacional aos professores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário