segunda-feira, 3 de junho de 2013

Arquidiocese de Juiz de Fora inaugura nova sede administrativa

02 de Junho de 2013 - 06:00


Por Tribuna

A nova sede administrativa da Arquidiocese de Juiz de Fora, no Alto dos Passos, Zona Sul, já está em funcionamento, mas será oficialmente inaugurada no dia 13 de junho. Nesta data, comemora-se o dia de Santo Antônio, padroeiro da cidade, e é também o marco de dois anos de lançamento da pedra fundamental do atual prédio. A programação começa às 15h, quando o arcebispo dom Gil Antônio Moreira recebe autoridades das 36 cidades que compõem a arquidiocese. A sessão de inauguração e o descerramento das placas acontecem às 15h30. Em seguida, haverá celebração da palavra e bênção das instalações. Às 16h, está prevista apresentação da Orquestra Filarmônica de Juiz de Fora, do Coral Benedictus e da Orquestra dos Arautos do Evangelho no auditório do prédio. A missa vai ser celebrada às 18h, na capela do Seminário Santo Antônio, e o encerramento acontece com as barraquinhas da Feira de Santo Antônio, tradicional festa em homenagem ao padroeiro, no seminário.

O novo prédio
O Edifício Christus Lumen Gentium fica na Avenida Rio Branco 4.516, no Alto dos Passos, próximo ao Seminário Santo Antônio. O prédio possui 12,5m de largura e 51m de comprimento, além de um espaço central de 13,3m por 12,5m que divide todos os quatro andares em duas alas. Visto do alto, a edificação forma os contornos de um pombo, que é o símbolo do Espírito Santo para os católicos. No local, já funcionam, desde março, a Cúria (núcleo administrativo), o Centro Pastoral (núcleo que concentra movimentos e pastorais), o Tribunal Eclesiástico e o setor de comunicação da instituição. O arquivo arquidiocesano está em processo de mudança e a intenção é que uma rádio pertencente à Igreja Católica também funcione no lugar.
As instalações do prédio contam ainda com salas de reuniões, uma capela e um auditório que comporta até mil pessoas. Dom Gil explica que, na antiga sede, funcionava somente a Cúria e o arquivo arquidiocesano, sendo um ambiente insuficiente. Além disso, ele lembra que o espaço não tinha estacionamento próprio. Como o novo edifício aproxima fisicamente diferentes instâncias, o arcebispo acredita que haverá otimização dos trabalhos arquidiocesanos. "Há ainda o aspecto simbólico da unidade, da comunhão, seguindo os ensinamentos de Jesus", acrescenta. Em relação à sede anterior, dom Gil explica que será alugada, o que auxiliará na manutenção do novo espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário