domingo, 26 de maio de 2013

Atiradores abrem fogo em velório, matam 1 e ferem 3

24 de Maio de 2013 - 19:03


Suspeitos invadiram capela e atiraram dentro e fora do local, onde era velado homem que havia sido assassinado na madrugada

Por Michele Meireles e Nathália Carvalho (colaborou Marcos Araújo)

Atualizada às 22h46
Um velório foi interrompido de forma violenta no início da noite desta sexta-feira (24), quando três homens chegaram de carro ao local e abriram fogo, atingindo quatro pessoas. Houve pânico, e os presentes tentaram fugir diante da cena brutal ocorrida na capela da Matriz São Benedito. Pouco depois dos disparos, uma das vítimas atingida no abdômen, Welerson de Oliveira Clemente, não resistiu e morreu. Segundo a PM, outro ferido continuava internado em estado grave no Hospital de Pronto Socorro (HPS). A terceira vítima, que é uma mulher, levou um tiro de raspão no braço, sendo medicada e liberada na mesma unidade. O último baleado, também encaminhado ao HPS, não corre risco de vida. No local estava sendo velado Cosme Damião Moreira Pereira, 39 anos, que havia sido assassinado, na madrugada desta sexta, na Vila Alpina, bairro vizinho ao São Benedito, na região Leste. 
Familiares do morto e pessoas que participavam da cerimônia fúnebre, que preferiram não se identificar, contaram que, por volta das 18h45, jovens armados estacionaram um veículo em frente à capela e fizeram vários disparos, causando correria e desespero. Até o fechamento desta edição, a Polícia Militar realizava rastreamentos e havia prendido um dos suspeitos em sua casa no São Benedito. Também foi apreendido o Golf que teria sido utilizado no crime.
No momento dos disparos, cerca de 50 pessoas velavam Cosme Damião. Os homens teriam atirado tanto do lado de fora quanto dentro do recinto, que fica na Avenida Agilberto Costa. Na capela, os projéteis teriam acertado duas pessoas, sendo uma delas tio de Cosme. Desesperado, ele foi para o banheiro, onde foi socorrido pelo Samu e encaminhado ao HPS. A mulher teria sido levada até o hospital em um carro particular e retornado ao local do velório. Os suspeitos continuaram atirando do lado de fora, onde havia uma aglomeração e atingiram as outras duas vítimas. Uma delas foi baleada no peito já na Rua Caxambu, a cerca de 300 metros da capela. Ela foi encontrada pela PM em uma casa na mesma rua.

Alvo 
De acordo com informações de policiais que atendiam a ocorrência, os disparos seriam destinados a um jovem que estava no velório, mas que acabou não sendo atingido. Segundo a PM, este rapaz teria tentado matar um dos atiradores há alguns meses. A polícia acredita que os suspeitos aproveitaram a oportunidade para um acerto de contas, já que, no local, estariam também outros integrantes de um grupo rival àquele que fez os disparos. 
A ação criminosa causou indignação."Não respeitam nem a nossa dor. O que temos a ver com a rixa deles? Se tinham que resolver as diferenças, que fosse na rua, não em um velório dentro de uma igreja", desabafou um familiar. Moradores do bairro ficaram assustados com o crime e se juntaram no entorno da capela em busca de notícias sobre os baleados. "Estava no meu estabelecimento comercial, quando vi havia uma pessoa atingida aqui em frente. Não temos paz mais em lugar nenhum", afirmou um comerciante. 
Com medo, familiares não sabiam se iriam continuar o velório. O enterro de Cosme Damião acontece hoje, às 10h, no Cemitério Municipal. "Depois do que vi aqui hoje, não sei mais o que pode acontecer. Nosso medo é que eles voltem a agir também no sepultamento", disse um amigo do homem que era velado.

Homem havia sido executado em via pública

O corpo que estava sendo velado na capela de São Benedito era o de Cosme Damião Moreira Pereira, localizado pela Polícia Militar caído, na Rua Doutor Eurico Viana, na madrugada desta sexta. Ele apresentava um tiro no lado esquerdo do peito e outro no cotovelo esquerdo. O crime aconteceu por volta das 4h30. Segundo o registro policial, os militares se deslocaram para o bairro após receberem uma denúncia pelo 190 de que haviam ocorrido disparos de arma de fogo. Equipes do Samu e do Corpo de Bombeiros confirmaram a morte da vítima, sendo seu corpo recolhido e encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML). A perícia da Polícia Civil também compareceu e realizou os levantamentos.
Ainda conforme o documento da PM, uma testemunha relatou ter ouvido um disparo e visto uma pessoa caindo, percebendo ainda o vulto de outra correndo pela rua. Um homem alegou que teria consumido droga com a vítima, momentos antes dos tiros. Ele contou que, depois do uso do entorpecente, saiu e deixou Cosme sozinho e, quando retornou, ele já estava baleado. Uma moradora também disse que estava em casa e ouviu o tiro. Ao sair para verificar, a vítima já estava caída na via pública. 
Na ocorrência registrada pela PM, ainda consta que, ao verificar os bolsos do assassinado, os peritos encontraram duas pedras de crack, um celular e R$ 253. Os policiais relataram que tentaram colher informações de diversas pessoas na cena do crime a fim de localizar o autor dos tiros, mas houve dificuldade, já que ninguém sabia detalhes que pudessem levar ao paradeiro do suspeito ou da arma utilizada. Apesar de rastreamento pelas imediações, ninguém foi capturado pela PM. O caso foi encaminhado para investigação da Polícia Civil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário