terça-feira, 14 de maio de 2013

ANIVERSÁRIO DE 78 ANOS DO INSTITUTO DE LATICÍNIOS CÂNDIDO TOSTES - EPAMIG

Hoje é um grande dia para o Instituto de Laticínios Cândido Tostes, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais - EPAMIG, pois o ILCT está completando 78 anos de profícua existência. 

Este Instituto foi criado em 1935, neste mesmo dia 14 de maio, através do Decreto nº 50 de autoria do Governador Benedito Valadares. 

Sua primeira denominação foi Escola Agrícola Cândido Tostes e depois Instituto de Laticínios Cândido Tostes, nome que mantém até hoje. 

Em 1974 passou a fazer parte da recém criada EPAMIG, constituindo o Centro Tecnológico em Leite e Derivados.
 
A Escola forma anualmente perto de 60 novos Técnicos. 

Este nome que patrocina o Instituto, foi escolhido porque, sendo dono da Fazenda de São Mateus, conservada até hoje, era o local onde o Presidente Getúlio Vargas passava dias de descanso, assim como o Governador da época. 

Como a reivindicação fora feita na sede da dita Fazenda, resolveram dar este importante nome ao Instituto. Neste ano o Cândido Bernardino Teixeira Tostes já havia falecido, fato ocorrido em em 09 de abril de 1927, mas ainda vivia a sua viúva Dona Maria Luíza Rezende Tostes, anfitriã do Presidente e do Governador.

Dr. Cândido Tostes era conhecido por Dr. Candinho, o maior produtor de café da região, com 500 000 pés produzindo. Foi realmente uma justa homenagem.

Quero cumprimentar a todos, funcionários, pesquisadores, alunos, ex-alunos, parceiros, que ajudaram e ajudam a construir este patrimônio da cidade, do Estado e do Brasil. Cumprimento também o nosso novo Presidente da Epamig, Dr. Marcelo Lanna Franco, vivamente interessado no progresso da empresa como um todo. 

Gerson Occhi, Chefe da ASRI

https://www.facebook.com/gerson.occhi?hc_location=stream

Nenhum comentário:

Postar um comentário