Da Redação
Já está em vigor o reajuste, anunciado em março pelo governo federal, o novo valor para a emissão da 2ª via da carteira de identidade. A taxa, que antes era de R$ 12,51 agora passa a ser de R$ 25,02. A primeira via continua gratuita. O decreto preve ainda, que o cidadão que teve o documento roubado ou furtado e registrou boletim de ocorrência tem direito a isenção.
Para a emissão do documento são necessários: certidão original de nascimento para pessoas solteiras, de casamento ou de casamento com averbação para pessoas separadas ou divorciadas, 2 fotos 3x4 iguais, comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou título eleitoral original) recente no próprio nome ou do responsável legal.
- O superendividamento do consumidor
- Primeira emissão da nova carteira de identidade deverá ser gratuita
- Dia do Consumidor é marcado por ações que buscam a conscientização
Para cidadãos menores de 16 anos, é necessária a presença dos pais com o documento de identidade. No caso de retificação do nome, o solicitante deverá apresentar a carteira de identidade anterior. E quando for a segunda via ou retificação de nome, deverá solicitar pesquisa no posto para a liberação das impressões digitais. Maiores de 18 anos, que vão tirar o documento pela primeira vez é obrigatória a apresentação do título eleitoral, CPF e certificado reservista.
Se a documentação estiver correta o prazo de entrega é de três dias úteis. Os interessados em emitir a carteira de identidade devem se dirigir à Câmara Municipal, de segunda a sexta-feira, no período de 8h às 14h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário