quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Primeira versão do catálogo do COL tem 54 CTs oficiais da Copa


RICARDO SANTOS
Direto de São Paulo
A primeira versão do Catálogo de Centros de Treinamento de Seleções (CTS) da Copa do Mundo, elaborada e lançada nesta quarta-feira pelo Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014, apresentou 54 locais para receber as seleções dos países participantes do torneio. O número é provisório e a organização terá até dezembro de 2013 para fechar quais hotéis e campos serão apresentados às equipes nacionais em Zurique, mas segundo Frederico Nantes, gerente do COL, a intenção é ter de 75 a 80 locais prontos até o sorteio das chaves da competição.
"O Centro de Treinamento de Seleção é o pareamento de um local que serve como acomodação, mais um local para treinamento, um campo de futebol com dimensões oficiais e condições que obedeceram a uma classificação de quase 100 itens", explicou Nantes. "É a casa da seleção, o local onde eles ficarão por mais tempo durante a copa do mundo no País." Segundo ele, até o momento atual foram feitos 76 pareamentos de hotel e CTs, mas somente 54 estão com o contrato de adesão do COL devidamente assinado.

Os Centros de Treinamento das seleções, que incluem hotéis e campos de futebol, são diferentes dos Campos Oficiais de Treinamento (COT), estes utilizados apenas para o treino oficial dois dias antes dos jogos.
Na capital paulista, o Centro de Treinamento que entrou no catálogo foi o do Palmeiras, mas outros CTs da capital podem participar da lista. O CT Rei Pelé, do Santos, também foi incluído no rol. Ao todo, a região Sudeste teve 30 centros na primeira versão do catálogo, 20 deles no Estado de São Paulo. Foram aprovados também 14 CTs na região Sul, quatro nas regiões Norte e Nordeste, e três no Centro-Oeste.
"A inclusão no catálogo não significa que uma seleção vai ficar lá. A escolha é dos países", explicou Nantes. Segundo ele, diversos países já enviaram representantes ao Brasil para conhecer os locais de acomodação, mas somente a partir de setembro poderão comunicar à Fifa suas preferências. "E a escolha definitiva é somente após o sorteio das chaves da Copa, no fim de 2013, até porque os países saberão em quais cidades vão jogar", disse o gerente do Comitê.
Para tornar mais fácil a atualização das cidades que entrarem e saírem da lista, o Comitê Organizador Local disponibilizou o catálogo na internet, e apenas a última versão dele, no fim de 2013, será impressa. Após uma apresentação, o documento traz uma introdução a cada região do País e uma página para cada pareamento, com fotos e informações técnicas sobre o hotel e o Centro de Treinamento. O documento já pode ser acessado no site da Fifa.

Em evento no Museu do Futebol, em São Paulo, nesta quarta-feira (01), representantes da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) divulgaram oficialmente o catálogo com os 54 centros de treinamento de seleção (CTS) para a Copa do Mundo de 2014. Entre eles está a candidatura de Juiz de Fora em parceria com Matias Barbosa. O documento será distribuído agora para todos os países que disputam as Eliminatórias para o Mundial do Brasil.
Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Renato Miranda, o anuncio desta quarta é uma oficialização da presença de Juiz de Fora no catálogo oficial da Fifa. Para ele, este é um passo importante para a cidade atrair uma equipe nacional para fazer seus treinamento e período de adaptação no município, já que agora o contato direto entre as federações internacionais e o Executivo municipal pode ser feito diretamente, com a chancela da entidade máxima do futebol mundial. O titular da pasta esportiva local lembra que estar na publicação não garante que a região receberá um time na Copa de 2014 e ainda é preciso trabalhar nesse sentido.
O catálogo também não limita que as seleções só possam escolher um dos 54 locais indicados pela Fifa. Caso alguma federação queira indicar um CTS fora da lista inicial, deve comunicar a escolha à entidade para que esta o credencie. Um nova versão do catálogo será divulgada no segundo semestre de 2013 e, até lá, novos centros poderão se inscrever para receber um time nacional, e a lista pode aumentar.
A tendência é que as seleções comuniquem à Fifa a escolha de seu CTS no evento do sorteio dos grupos para a Copa de 2014, em dezembro de 2013, na Costa do Sauípe, na Bahia. O limite para esse comunicado é mês de janeiro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário