sábado, 4 de agosto de 2012

'A situação é trágica', diz morador de prédio que ameaça cair em Niterói


Moradores do prédio interditado pela Defesa Civil de Niterói, nesta sexta-feira (3), temem pelo desabamento do edifício, localizado na Rua Miguel de Frias, número 23, em Icaraí, área nobre da cidade. Os condôminos alegam que não foram informados pelas autoridades do trincamento de um dos pilares do bloco 5 do Condomínio Santos Apóstolos.
“A situação é trágica. Está todo mundo muito chocado. Nós soubemos de repente e temos que sair. Mas não recebi informações da Defesa Civil, recebi informações de pessoas do prédio”, disse o corretor de imóveis e morador do último bloco do edifício, Ivan Andrade, de 47 anos.
Prédio com risco de desabar em Niterói foi interditado pela Defesa Civil (Foto: Isabela Marinho/G1)Prédio com risco de desabar em Niterói foi interditado pela Defesa Civil (Foto: Isabela Marinho/G1)
A Defesa Civil do município também emitiu um alerta de risco para o bloco 3 do condomínio. Segundo a prefeitura de Niterói, o bloco 5 do condomínio "apresentou corrosão nas barras verticais, com esmagamento do concreto da coluna, no vértice que está voltado para uma reserva e para a Reitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF)".
VALE ESSE:Mapa com localização de prédio evacuado em Niterói (Foto: Arte/G1)
Reitoria da UFF é interditada

Por precaução, o prédio da reitoria da UFF, vizinho ao condomínio, foi evacuado e interditado.
Outro morador do condomínio Santos Apóstolos, que se identificou apenas como Eduardo, também disse que não recebeu nenhuma notificação e permanecerá no prédio.
Moradores de prédios vizinhos também estão preocupados com um possível desabamento. No entanto, eles reclamam que a síndica do edfício se negou a dar informações sobre na estrutura do prédio.
A Defesa Civil de Niterói informou que no sábado (4) voltará ao Condomínio Santos Apóstolos, para emitir um novo parecer sobre as rachaduras.
Segundo comunicado divulgado pela Defesa Civil, o prédio interditado tem 22 andares, 41 apartamentos, e foi construído há aproximadamente 35 anos.
De acordo com a Prefeitura de Niterói, a síndica do condomínio contratou uma empresa para fazer uma avaliação e a recuperação estrutural.
Nova avaliação

Em nota, a UFF explicou que "os técnicos da Defesa Civil informaram ao superintendente de Arquitetura e Urbanismo da UFF, Luiz Augusto Cury, que a interdição ocorrerá até que o condomínio tome providências".
A assessoria de imprensa da UFF informou também que técnicos da Defesa Civil retornarão ao campus na próxima segunda-feira (3), para uma nova avaliação.
Tássia Cavalcanti Reis, moradora da Rua Álvares de Azevedo, na mesma região, contou que, próximo das 19h, era intenso o movimento de saída dos moradores dos edifício. Segundo Tássia, alguns carregam malas, e não há pânico nem correria. "Mas não há nenhuma faixa isolando o prédio, nada que indique uma interdição", destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário