Niterói (RJ) – No dia 1º julho, o Rio de Janeiro recebeu, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), o título de Patrimônio Mundial da Humanidade na categoria Paisagem Cultural. Os Fortes na entrada da baía de Guanabara – Fortaleza Santa Cruz da Barra, Forte do Pico, o Forte São Luís, Forte Barão do Rio Branco e Forte do Imbuí – foram incluídos, durante a 37ª Sessão do Comitê do Patrimônio Mundial, na lista dos locais que compõem as “paisagens cariocas entre Montanha e o mar”.
A história desses Fortes remontam aos primórdios da cidade do Rio de Janeiro, quando, em 1555, o francês Villegaignon instalou dois canhões em uma fortificação, na entrada da barra da baía de Guanabara.
Atendendo a diretrizes emanadas pelo Departamento de Educação e Cultura do Exército, por intermédio da Diretoria de Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, as Organizações Militares do Exército Brasileiro sediadas em Niterói contribuíram para a preservação e divulgação do “Complexo dos Fortes”.
Tais fortificações abrigam o Comando da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, o 21º Grupo de Artilharia de Campanha e o Centro de Instrução de Operações Especiais.
www.exercito.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário