Desde as 10h desta terça-feira (19), dezenas de pessoas participam do projeto Ministério Público Itinerante de Família, na Praça da Estação, Centro. O evento, promovido pelo MP Estadual, conta com a presença de oito promotores de Justiça da Vara de Família da Comarca de Juiz de Fora e da coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Família da Procuradoria Geral de Justiça, Raquel Pacheco. Os profissionais fizeram um mutirão de audiências, inclusive de conciliação, para resolver casos como guarda de crianças, pensão alimentícia, regulamentação de visitas dos pais aos filhos e reconhecimento de paternidade. A banda de música do 2º Batalhão da Polícia Militar promoveu a abertura do projeto, que atende o público até as 17h.
Os interessados ainda podem conferir e participar de uma série de serviços oferecidos por órgãos parceiros. A Polícia Civil disponibilizou emissão de carteiras de identidade, com isenção de taxa para pessoas carentes. Um estande da PM de Meio Ambiente, com exposição de réplicas de animais, atraiu principalmente crianças. As secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Saúde também contribuíram com informações e serviços, como orientações sobre doenças ocasionadas por animais peçonhentos, vacinação contra poliomielite e distribuição da panfletos sobre aleitamento materno do Banco de Leite Humano. Equipes da Previdência Social, do Procon municipal e do Escritório Escola do Instituto Vianna Jr. apóiam o evento.
Em dois anos de edição, o MP Itinerante já visitou mais de cem comarcas de Minas. A novidade deste ano é que o formato está voltado para a questão familiar. Para a promotora Samyra Ribeiro Namen, um dos principais objetivos do projeto é promover a aproximação entre o MP e a sociedade. "Estamos muito satisfeitos, porque divulgamos o trabalho do MP e promovemos uma verdadeira ação de cidadania, em conjunto com os órgãos parceiros."
Nenhum comentário:
Postar um comentário