sexta-feira, 15 de junho de 2012

Confira a programação de sexta-feira na cidade para Rio+20



Zona Sul

Agricultura e sustentabilidade: Aberta hoje ao público a tenda Milton Santos, no Aterro do Flamengo. Na programação, acontecem duas palestras sobre o modelo agrário brasileiro e a erradicação da pobreza com sustentabilidade.

Data: 15 de junho, das 14h às 19h. Local: Aterro do Flamengo.
Oficina de economia verde: Aberta hoje ao público a tenda "Sebrae Educação". No local acontecem oficinas, palestras e cursos sobre negócios verdes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no portal do Sebrae. No Parque do Flamengo, a entidade terá três espaços: Feira do Empreendedor, Mostra Sebraetec e Sebrae de Educação.

Data: 15 a 23 de junho, a partir das 9h. Local: Aterro do Flamengo.
Palestra sobre Certificação: Organizado pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com a Rio+20, o evento aborda questões sobre produção e consumo sustentável.
Data: 15 de junho, às 15h. Local: Prédio Solar da Imperatriz. Rua Jardim Botânico 1008, Jardim Botânico.

Oficina no Humanidades: "Qualidade de vida na cidade:levando a Rio+20 para a sua comunidade" é o tema da primeira oficina no Forte de Copacabana. A ideia é melhorar a qualidade de vida nas comunidades, aplicando os 10 princípios da metodologia ‘Um Planeta Vivo’. A oficina acontecerá em três etapas: a equipe responsável irá detalhar a metodologia em reunião no período da manhã, seguida de almoço de integração dos participantes; no sábado (16), os participantes realizarão trabalho de campo nas comunidades Babilônia-Chapéu Mangueira e Morro dos Tabajaras para levantamento dos problemas socioambientais e aplicação da metodologia ‘Um Planeta Vivo’. A última etapa será no domingo (17), quando haverá uma sessão para os participantes apresentarem seus diagnósticos e propostas de ação.

Data: 15 de junho a 17 de junho, das 9h às 13h. Local:Espaço das Ideias Múltiplas 1. Forte de Copacabana.
Fórum Comércio+Sustentável: A Fecomércio-RJ vai reunir empresários, representantes de ONGs e especialistas em sustentabilidade para debater sobre o desenvolvimento sustentável e os caminhos para se atingi-lo. O encerramento será feito pelo político e ativista Fernando Gabeira.
Data: 15 de junho, de 9h às18h. Local: Rua Marquês de Abrantes 99, Flamengo.

Projeto paisagem Vik Muniz: O GLOBO promove, em parceria com o Monistério do Meio Ambiente e a Coca, uma ação com o artista plástico Vik Muniz. Uma tenda reproduzirá o estúdio do artista e com participação do público usando lixo, Vik fará uma obra em tempo real.
Data: 15 a 22 de junho. Local: Aterro do Flamengo.

Oficinas no Museu da República: Uma vasta agenda de oficinas está na programação do Museu da República para a Rio+20. No cardápio, o aprendizado da reutilização de garrafas pet para fins comerciais e a montagem de composteiras. Também é possível conferir a exposição "Life Without Lights", do premiado fotógrafo americano, Peter DiCampo, com imagens capturadas em localidades de vários países do mundo, onde se vive sem a energia elétrica.

Data: 15 a a 24 de junho, das 10h às 17h. Local: Rua do Catete 153
Centro
Seminário Copa e Sustentabilidade: Debates sobre a sustentabilidade dos eventos e aproveitamento dos espaços para eventos culturais são temas de debates no Cais do Porto. Estarão presentes: Morgana Eneile, coordenadora do GT Copa MinC, André Brasileiro, presidente da Fundação de Cultura da Cidade de Recife e Sueme Pompeo, coordenadora da Câmara Temática de Cultura do Rio Grande do Sul.

Data: 15 de Junho, das 9h30m. Local: Galpão Cidadania, na Zona Portuária.
Documentário sobre arquipélago do Marajó: O Unibanco Arteplex exibe hoje o documentário "Viva Marajó", que conta a história do maior arquipélago flúvio-marinho do mundo. O arquipélago do Marajó é formado por 2,5 mil ilhas e ilhotas espalhadas pelos meandros dos rios, riachos, igarapés dos rios Amazonas e Tocantins.

Data: 15 de junho, às 18h30m. Local: Praia de Botafogo 316, Botafogo (Unibanco Arteplex).
Shows no Galpão Cidadania: Hoje tem happy hour com Rodrigo Maranhão & Luis Brasil e banda. Amanhã tem apresentação do Frejat, às 21h

Data: 15 de junho, às 18h. Local: Galpão Cidadania, Armazém 6, Cais do Porto.
Havana Café no Armazém da Utopia: A companhia Ensaio Aberto apresenta o espetáculo Havana Café. O evento reúne música, teatro e bar ao mesmo tempo e faz parte do programa Cultura e Sustentabilidade, do Ministério da Cultura durante a Rio+2. Também é possível conferir a exposição Drive-In Rio, parceria do Instituto Cultural da Dinamarca com o Governo Federal. Entrada franca.
Data: 15 a 22 de junho, às 19h. Local: Armazém da Utopia, Armazém 6. Av. Rodrigues Alves s/n, Cais do Porto.

Zona Norte

Oficinas gratuitas no Espaço Ciência Viva: O museu contará com atividades e dinâmicas que estarão em sintonia com os assuntos tratados na Rio+20, como acidificação dos oceanos e reaproveitamento da água. A programação faz parte do Roteiro Cultural de Museus Rio+20, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). Entrada franca.

Data: Nos dias 15 e 18 de junho, das 9h às 17h. Local: Av. Heitor Beltrão 321, Tijuca.
Riocentro e região
Escolas sustentáveis: A Aldeia Nova Terra tem encontro com foco em sustentabilidade para professores e estudantes de escolas públicas. Durante o evento, será aplicada a metodologia da rede de escolas sustentáveis para a capacitação dos docentes. A programação conta com diversos jogos, brincadeiras e apresentações artísticas. As crianças e jovens receberão uma declaração de esperança das mãos dos Guardiões da Sabedoria (anciões). Cada escola participante irá apresentar uma peça com o tema: "O Rio que queremos ver daqui a 20 anos". Algumas apresentações também farão parte da da abertura do show "Nova Terra" que reúne artistas renomados: Milton Nascimento, Maria Gadú e Playing For Change, no dia 21 de junho. A partir das 18h, o local abre espaço para apresentações dos músicos ativistas.

Data: 15 de junho, das 9h até às 20h. Local: Sítio das Pedras - Estrada dos Bandeirantes 10.636, Vargem Pequena.



Nenhum comentário:

Postar um comentário