quinta-feira, 10 de maio de 2012

Dois dias após implantação da travessia em três tempos, traffic calming é retirado da Rio Branco


Juiz-foranos reclamaram e questionaram, nas redes sociais, a instalação. Pedestres se sentiram confusos ao atravessar a avenida

Jorge Júnior
Repórter
10/5/2012
cruzamento
Dois dias após a implantação da travessia em três tempos na avenida Rio Branco, quase na esquina com a avenida Presidente Itamar Franco, a Prefeitura de Juiz de Fora(PJF) decidiu retirar, ainda na noite desta quinta-feira, 10 de maio, o traffic calming instalado na área.
A decisão foi tomada após reclamações e questionamentos dos juiz-foranos pelas redes sociais e os transtornos causados na via, tanto a pedestres, quanto a motoristas,
Segundo a subsecretária operacional da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra), Roberta Ruhena, como a travessia está sendo confundida com a calçada, no local, será pintada uma faixa de pedestres sobre o asfalto, para esclarecer a população e destacar que aquele é um cruzamento por onde transitam ônibus provenientes da avenida Presidente Itamar Franco.
Nesta tarde, agentes de trânsito atuavam na via, a fim de orientar a população que estava confusa na hora de atravessar. O Portal ACESSA.com flagrou (fotos abaixo) pessoas atravessando em locais que ofereciam risco. Nesta tarde, equipes técnicas da Settra já iniciavam as modificações. "Serão colocadas duas placas indicando que a travessia é para os transportes coletivos, além de semáforos."
Por meio de sua assessoria, a Settra afirma que a travessia em três tempos tem a proposta de oferecer ao pedestre melhores condições de visibilidade no cruzamento. "Antes das mudanças, muitas pessoas atravessavam a pista de ônibus verificando apenas o trânsito da Rio Branco, esquecendo-se de observar se ônibus provenientes da Itamar Franco fariam a conversão. A alteração da travessia permitirá que o pedestre dirija sua atenção para este tráfego", informa a nota emitida pela secretaria.
    cruzamento cruzamento
    Ainda de acordo com a assessoria da Settra, o traffic calming implantado neste mesmo cruzamento, mas na pista de veículos de sentido Manoel Honório / Bom Pastor, também será realocado alguns metros à frente, por coincidir com a saída de uma garagem. A retirada também será nesta noite. "Adequações como esta fazem parte do conjunto de despesas da empresa contratada para a obra, que absorve os custos do processo", destaca a Settra, por meio de nota.

    Reclamações

    Para o professor Henrique Simões, o atual cenário da via é vergonhoso. "É um absurdo gastar tanto dinheiro e transformar a avenida nesta confusão. Esse traffic calming é uma maluquice. Como os técnicos fazem um serviço mal feito como este?", questiona. A insatisfação é reafirmada pela cozinheira Eliane Amaral. "Está horrível. A gente não sabe por onde atravessar. Não sei porque fizeram essa travessia tão confusa para os pedestres."

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário