terça-feira, 8 de maio de 2012

Conferência sobre a FEB no dia 10 de maio em Montecatini Terme


Sábado, 12 de maio, um ângulo de Brasil será hospedado no evento “Vivere l’Appenino”, em programa no espaço Mondolandia Village, Via Ponte de Bari 5 em Montecatini Terme.
As 10 horas será realizada uma conferência histórico-cultural sobre o contingente militar brasileiro que durante a Segunda Guerra Mundial  lutou na Itália ao lado da Quinto Exército dos EUA e das forças  de resistência (partigiani) para a libertação da ocupação nazista.
Abrirão a conferência o prefeito de Montecatini Terme Giuseppe Bellandi e a Presidente da Provincia de Pistoia Federica Fratoni,enquanto o encerramento dos trabalhos será nas mãos do Delegado Governativo da Provincia de Pistoia Mauro Lubatti e do embaixador do Brasil na Itália José Viegas Filho.
Os Apeninos são o quadro histórico da presença da Força Expedicionaria Brasileira na Itália: em Pistoia e em Porretta Terme foram instaladas quartéis militares gerenciados pelo exército brasileiro, e foi ao longo da Linha Gótica e dos Apeninos da Toscana e da Emilia Romagna que os brasileiros demonstraram o seu valor, liberando cidade como Montecastello, Castelnuovo, Montese, Zocca, Collecchio e Fornovo.
Para focalizar a atençao sobre esta história ainda pouco conhecida foi então organizado um encontro durante o qual alguns estudiosos irãintervenir e serão mostrado filmes com imagens de época, junto com o trailer de um filme sobre a FEB produzido por o direitor milanês Rocco Moliterno.
A conferência, com o sugestivo título de “Mãe, eu estou lhe enviando um floco de neve”, verá especialmente a presença de uma delegação de veteranos (Pracinhas) vindo do Brasil seguindo os  passos de sua gloriosa juventude e entregando o seu testemunho e suas memórias.

Entre estes pracinhas queremos lembrar o Senhor Antonio de Pádua Inham, que todo mundo chama de Toninho (na foto) : pois era o mais jovem matriculado e para embarcar com a FEB falsificou sua idade sobre os documentos.
Ele foi ferido na guerra, em Montese e hoje é um dos veteranos mais ativos.
Entre os seus ancestrais diretos inclui pessoas que emigraram da cidade de Codevigo perto de Padova (Veneto): isso explica seu sobrenome, de Pádua seria “Da Padova” , Inham seria a versão brasileira do nome veneto Ignan.
O projeto da conferência e a coordenação de todas as iniciativas que envolverão os veteranos ( será atuado um passeio chamado “Experiências verde ouro ao longo da Linha Gótica, organizado pela agência Aloha Travel) são devidos a Mario Pereira, administrador do Monumento Votivo ao Militar Brasileiro .
O monumento está localizado em San Rocco, nas vizinhanças de Pistoia, no mesmo local que foi escolhido durante a Segunda Guerra Mundial para abrigar os restos dos caídos da Força Expedicionária Brasileira.
Após o término do conflito o pai do Mario, Miguel Pereira, tornou-se guardião do Cémiterio e tomou conta de grande parte da recuperação dos desaparecidos.
Quando os restos mortais foram transferidos no Mausoléu do Rio de Janeiro decidiu-se deixar um sinal perpétuo da presença e do esforço sustentado pelo Brasil e por seu povo para a liberdade da Itália.
Mais uma vez Miguel foi nomeado curador e guardião do Monumento, tornando-se  uma das testemunhas e guardiões da memória histórica fundamental para a história da Itália, cargo que ocupou até sua morte em 2003
- Anexado o programa da conferência e do passeio que levará os Pracinhas nos lugares de memória.
Giulia Baglini giulia.baglini@gmail.com
Para mais informações entre em contato com Mario Pereira número 3483828751 ou escreva para rio.pistoia@tiscali.it.

Nenhum comentário:

Postar um comentário