Um ano inteiro de trabalho foi o tempo que levou o arquiteto Alexandre Fioravante para montar a exposição "Maquetes históricas". Com dedicação exclusiva ao projeto, ele apresenta ao público seis maquetes de prédios históricos de Juiz de Fora, retratando o Paço Municipal, o Cine-Theatro Central, o Castelinho da Cemig, a Estação Ferroviária, a Capelinha do Morro do Cristo e a Câmara Municipal.
A mostra, financiada com recursos da Lei Murilo Mendes, será aberta hoje, às 20h, no segundo andar do Mister Shopping. A partir de amanhã, a exposição será aberta ao público no local, onde fica até 2 de julho. A partir de 12 de julho, ela segue para o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, onde ficará até 30 de julho. "Escolhi a data de abertura para comemorar o aniversário da cidade e optei por lançar primeiro no shopping para cativar um público mais variado, que normalmente não tem o hábito de ir a um local de exposição. Quero pegar quem está apenas de passagem."
A escolha destes seis espaços se deu, segundo Fioravante, pela beleza dos lugares. "Encaro estes prédios como obras de arte e retratei os mesmos como esculturas", pontua o arquiteto, destacando a ausência de qualquer elemento ao redor dos edifícios nas maquetes, como usualmente elas são feitas. "Esses espaços além de possuir arquitetura muito bem trabalhada e significativa de sua época, são símbolos de Juiz de Fora. Quem conhece a cidade conhece esses pontos, também usados para divulgar Juiz de Fora", destaca. O arquiteto ressalta ainda a intenção de promover a valorização e a preservação do patrimônio histórico da cidade. "Os cidadãos poderão ter um melhor contato com o patrimônio público, despertando o interesse pela nossa história."
Para confeccionar os trabalhos, Fioravante usou papel-paraná, comumente utilizado em maquetes. Para os detalhes, ele optou por madeira-balsa, muito usada em equipamentos de aeromodelismo. Retratando cada prédio com fidelidade, Alexandre quer dar a oportunidade para o público de observar cada detalhe dos prédios. "Muitas vezes andando nas ruas, perde-se algum elemento dos prédios por conta da perspectiva humana frente a edifícios muito altos e existência de prédios ao redor, por exemplo. Com a maquete, é possível perceber por diversos ângulos os mais diferentes aspectos", observa.
Para garantir a captura de cada singularidade dos prédios, representados na escala 1/50, o trabalho de Fioravante começou por pesquisa documental e de fotos dos locais. "A grande maioria dos prédios antigos não possui plantas disponíveis, então esse trabalho de levantamento no local fez-se mais do que necessário."
MAQUETES HISTÓRICAS
Abertura hoje, às 20h. Visitação de segunda a sexta, das 9h às 20h, sábados, das 9h às 16h. Até 2 de julho
Mister Shopping
(Rua Mister Moore 70)
Nenhum comentário:
Postar um comentário