Dicler de Mello e Souza
Resende
O sargento Adriano Antunes Gomes, de 38 anos, morreu na tarde de hoje, depois de saltar de um avião no Aeroporto Municipal das Agulhas Negras. Segundo nota oficial da Aman (Academia Militar das Agulhas Negras), o militar bateu na aeronave na hora do salto.
Ainda segundo a nota, o paraquedas reserva chegou a ser acionado pelo dispositivo de abertura automática, mas a vítima foi ao chão inconsciente. O acidente aconteceu enquanto Adriano Antunes, do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimentos pelo Ar do Rio de Janeiro, apoiava o estágio básico de salto livre.
Ele foi socorrido por médicos no local e levado para o Hospital Samer, mas não resistiu aos ferimentos. A Aman informou que o exercício que estava sendo realizado pelo militar não era da Academia.
O delegado titular da 89ª DP, Marcelo Haddad, disse que instaurou inquérito para apurar a morte do sargento, que será feita paralelamente com a Justiça Militar. O acidente teria ocorrido por volta das 15h, mas o fato na delegacia só foi comunicado duas horas depois, segundo o chefe do Setor de Investigação da 89ª DP, Sérgio Costa.
O policial foi informado que o sargento bateu com a cabeça na fuselagem da aeronave durante o salto. De acordo com Sérgio Costa, o militar quase teve a cabeça decepada.
- O sargento ficou desacordado, mas o paraquedas reserva abriu automaticamente. O sargento chegou com vida no solo, mas morreu no hospital. Fui informado que a cabeça do militar quase foi decepada quando bateu na fuselagem do avião - disse Sérgio Costa.
O corpo foi levado para o IML (Instituto Médico Legal) de Resende. O delegado aguardará o resultado do exame de necropsia, que será anexado no inquérito policial.
Em nota, a Aman reforçou que o 3º sargento Adriano Antunes Gomes estava servindo no Batalhão de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimentos pelo Ar, no Rio de Janeiro, e não na Aman.
Queda de avião
Em 27 de abril de 2010, o major do Grupamento Aéreo do Corpo de Bombeiros Jasper Sanderson e o aspirante a oficial do 23º Grupamento do Corpo de Bombeiros Luís Guilherme Neto morreram carbonizados, quando o monomotor do Corpo de Bombeiros em que eles estavam apresentou pane, dois minutos depois de decolar também do Aeroporto de Resende.
O acidente ocorreu quando a aeronave sobrevoava o bairro de Santa Isabel, em Resende.
O avião explodiu ao cair no meio da Rua José Estevam da Motta, em frente ao Condomínio Residencial Ricardo Tomás. Na época, labaredas provocadas pela explosão atingiram três blocos de apartamentos de cinco andares, mas nenhum morador ficou ferido.
O voo tinha como objetivo fazer o reconhecimento nas áreas de matas da região, e posteriormente seriam realizados treinamentos com a corporação para casos de incêndios em florestas. Luis Guilherme era aspirante recém-formado e estava servindo em Resende desde dezembro de 2009.
Já Jasper Sanderson tinha vindo do Rio, para fazer treinamento.
Confira na íntegra a nota da AMAN
O comando da Aman lamenta informar o falecimento, na tarde de hoje (ontem), do 3º sargento Adriano Antunes Gomes, nascido em 9 de outubro de 1973, servindo no Batalhão de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimentos pelo Ar, do Rio de Janeiro.
O militar estava apoiando o Estágio Básico de Salto Livre, realizado pelo Centro de Instrução Paraquedista General Penha Brasil, da Brigada de Infantaria Paraquedista do Rio de Janeiro, e teria batido contra a aeronave na saída para o salto livre no Aeroporto de Resende.
O 3º sargento Adriano chegou ao solo inconsciente, com o paraquedas reserva acionado pelo dispositivo de abertura automática. Ele foi socorrido pela equipe médica no local e evacuado imediatamente para o Hospital Samer de Resende, onde veio a falecer.
A família está sendo apoiada pelo Comando da Brigada de Infantaria Parquedista e pelo Comando da Aman.
Nenhum comentário:
Postar um comentário