sábado, 15 de agosto de 2015

MORTE DE SERVIDOR DA PJF - Sinserpu vai ao MP contra Empav

POR RENATO SALLES E SANDRA ZANELLA

Carro que conduzia equipe de capina tombou na Rua Nossa Senhora de Lourdes na manhã de ontem
Carro que conduzia equipe de capina tombou na Rua Nossa Senhora de Lourdes na manhã de ontem
Um dia antes do acidente de trabalho que resultou na morte de um funcionário da Empav, após um caminhão do órgão supostamente ter apresentado falha mecânica, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserpu) apresentou uma série de denúncias relatando possíveis irregularidades na empresa pública. Em representação protocolada na Promotoria do Patrimônio Público do Ministério Público (MP) de Minas Gerais, a entidade apontou o sucateamento da frota veicular e de outros patrimônios da Empav, como a fábrica de manilhas e a usina de asfalto. “Era uma tragédia anunciada”, lamenta Amarildo Romanazzi. A direção do órgão considera o acidente uma fatalidade, e a perícia do veículo ainda não foi concluída.
Além das denúncias de sucateamento da frota veicular, a representação do Sinserpu junto ao MP aponta uma série de problemas na Empav. Os questionamentos vão desde a contratação de empresas sem licitação – o que poderia beneficiar grupos ligados a uma pessoa que ocupa cargo diretivo na Empav – até suspeitas de nepotismo. Outros supostos problemas apontados pelo documento dizem respeito à terceirização de atividades-fim, com a contratação de mão de obra para a realização de serviços que poderiam ser executados por servidores de carreira; ao fato de cerca de 90 profissionais estarem ociosos; e ao não recolhimento do INSS, apesar de o tributo estar sendo descontado no contracheque dos funcionários. A representação encaminhada ao MP pede a abertura de procedimentos administrativos e judiciais de investigação e possível responsabilização de diretores de Empav. Em nota encaminhada pela assessoria, a direção da Empav informou que não recebeu qualquer comunicação oficial sobre a representação protocolada pelo Sinserpu no Ministério Público, mas garantiu que irá adotar todas as providências para uma apuração rápida e rigorosa das denúncias citadas pela Tribuna. O sindicato vai convocar uma manifestação com paralisação na Empav, na próxima segunda-feira. Também vai protocolar as mesmas denúncias encaminhadas ao MP junto à PJF e à Câmara Municipal.

Más condições já tinham sido denunciadas

Não foi a primeira vez que o Sinserpu apontou o sucateamento da frota. A reclamação já havia sido noticiada em várias reportagens da Tribuna. Em uma delas, após visita de Amarildo Romanazzi à sede do órgão, o sindicato apontou que vários veículos estavam sem funcionar por falta de combustível e más condições de uso. “Viemos denunciando o sucateamento da frota da Prefeitura, não só da Empav, tanto é que esse caminhão estava indo para a garagem trocar pastilha de freio. Mas não podemos afirmar que a causa do acidente é a falta de manutenção, porque ainda vai passar por perícia”, ponderou o sindicalista.
Diretor-técnico da Empav, René Vieira Filho confirmou que o Mercedes-Benz 710, que teria sido fabricado em 2002, segundo ele, estava com manutenção agendada para a próxima semana. “Havia revisão programada, solicitada pelo próprio motorista. Verificamos, em uma primeira inspeção aqui no local, que o cilindro mestre do freio estourou.” Para o diretor-presidente da empresa, José Eduardo Araújo, que também esteve presente ao local do acidente de ontem, a possível falha mecânica teria sido um incidente e, não, causada por falta de manutenção. “Foi uma fatalidade. Pode acontecer até com carro de passeio. Como estourou o burrinho mestre, o motorista perdeu o freio. Sorte o caminhão não ter entrado em uma casa.”

Motorista de caminhão relata falha em freio

O acidente que vitimou o funcionário da Empav aconteceu no final da manhã de ontem, após o caminhão em que ele estava, com outros seis funcionários, apresentar possível falha mecânica, sair da pista e tombar. O acidente aconteceu na Rua Nossa Senhora de Lourdes, no bairro homônimo, região Sudeste. Iran da Silva, 42 anos, seguia em um caminhão Mercedes-Benz da empresa de pavimentação, que conduzia a equipe de capina para o ponto base na Praça Doutor Antônio Carlos, após trabalho no Retiro. Segundo a Polícia Militar, o motorista relatou que ia no sentido Bairro Santo Antônio/Centro, e, ao descer o trecho íngreme, o freio do veículo não respondeu. Para evitar uma tragédia, ele jogou o caminhão em terreno baldio às margens da pista, na altura da Rua Doutor Dilermando Cruz.
No entanto, o Mercedes tombou para o lado em que a vítima estava sentada, no compartimento fechado atrás da cabine. O servidor não resistiu aos ferimentos e morreu na hora. O óbito foi confirmado pelo Samu. Outros três funcionários – com idades de 52, 62 e 41 – foram socorridos e encaminhados para o Hospital de Pronto Socorro (HPS), aparentemente sem ferimentos graves. De acordo com a assessoria da Secretaria de Saúde, todos se encontram na observação masculina, já passaram por avaliação da cirurgia geral e aguardavam a avaliação da neurocirurgia. O homem de 52 anos apresentava escoriações na face e o do 41 uma contusão no ombro. Já o de 62, não possuía lesões aparentes. O motorista do veículo, 53, e outros dois ocupantes da cabine, de 58 e 60 anos, não sofreram lesões.
O corpo da vítima ficou embaixo do caminhão, sendo necessário o desencarceramento por uma equipe do Corpo de Bombeiros. Segundo o sargento da corporação que esteve à frente da ocorrência, Carlos Alberto de Campos, quando a equipe chegou ao local, as outras vítimas também estavam caídas, e o servidor que morreu estava preso às ferragens. Peritos da Polícia Civil realizaram os levantamentos iniciais, e o caminhão seria removido para ser periciado a fim de identificar as causas do acidente.
A via precisou ser parcialmente interditada, e muitos curiosos se aglomeraram no entorno. Familiares de Iran também estiveram presentes e ficaram muito abalados. Um parente contou que ele trabalhava na Empav há mais de dez anos, morava no Bairro Nova Era, Zona Norte, e deixou uma filha, com cerca de 20 anos. Iran iria completar 43 anos no próximo dia 19.
A via precisou ser parcialmente interditada, e muitos curiosos se aglomeraram no entorno. Familiares de Iran também estiveram presentes e ficaram muito abalados. Ele iria completar 43 anos no próximo dia 19. Morava no Bairro Nova Era, Zona Norte, e deixou uma filha, com cerca de 20 anos. A Empav decretou luto e afirma estar prestando toda a assistência à família. Iran era auxiliar de serviços e trabalhava na empresa há 14 anos. O enterro será realizado no Cemitério Municipal, neste sábado, às 9h30.
http://www.tribunademinas.com.br/sinserpu-vai-ao-mp-contra-empav/

Nenhum comentário:

Postar um comentário