segunda-feira, 27 de julho de 2015

E O ASFALTO SE TORNOU UM RIO ONTEM EM JUIZ DE FORA

Por VANDERLEI TOMAZ.

Hoje à tarde, devido às fortes chuvas que caíram sobre a cidade, a Avenida JK ficou desta forma (a foto é do Maurício Lima e foi postada aqui mais cedo), entre os bairros Jóquei Clube e Barbosa Lage. O surpreendente é que não há surpresa nenhuma nisso. Qualquer chuva um pouco mais forte provoca esta situação ali. O trânsito para por um bom tempo. 

Me recordo que quando era criança ali não se acumulava água de chuva. Havia uma valeta margeando a ferrovia em todo o seu traçado na cidade. Ela ficava entre a Avenida JK e a linha férrea, junto à cerca. A água que vinha do asfalto quando não ia para as bocas de lobo seguiam para a valeta e, assim, era como um córrego levando para outros em Benfica, Nova Era, Jóquei II, Bairro Industrial ou Cerâmica. Acontece que a tal valeta foi assoreada, as redes de drenagem não dão conta e o asfalto vira mar sempre que chove um pouco mais.


Ficaria muito barato para a Prefeitura se - em conjunto com a MRS - recuperasse a antiga valeta e retirasse alguns meio-fios abrindo saídas da água da avenida em sua direção. Do contrário, vai ser necessário abrir canais com grandes tubulações, cortando ruas asfaltadas e o Acesso Norte, pra levar este aguaceiro todo para o Rio Paraibuna. 


O mesmo poderia acontecer em trechos do Acesso Norte, abrindo canais no passeio (passeio?) que 
margeia o Paraibuna levando a água para o rio. Vejam como acumula água em alguns lugares do Acesso Norte, com o rio logo ao lado. 

Não justifica.

https://www.facebook.com/JFDepressao/photos/a.273110346133694.59192.273107066134022/754647014646689/?type=1&theater

Nenhum comentário:

Postar um comentário