sábado, 9 de fevereiro de 2013

SAA instala banheiros químicos nas feiras livres de Juiz de Fora



A falta de banheiros nas feiras livres, uma das reivindicações mais antigas de vendedores e consumidores, agora não será mais problema. Na manhã desta sexta feira, 8, dois sanitários químicos, um masculino e um feminino, já foram colocados nas feiras do Alto dos Passos, Jóquei Clube e Bairro de Lourdes. Os equipamentos serão revezados em todas as feiras livres do município. Segundo o coordenador de feiras da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento (SAA), José Elias Valério, quase 400 feirantes, divididos em 14 feiras itinerantes por vários bairros da cidade serão beneficiados.

“A partir desta data, 38 sanitários químicos serão revezados entre as feiras de Juiz de Fora, todos os dias, variando a quantidade de acordo com a demanda. Os banheiros são instalados bem cedo, às 5h, junto com o início da montagem das barracas, e retirados quando acaba a feira”, explicou Valério. O contrato foi lavrado através de licitação e a empresa vencedora, GBJ Promoção Ltda., é responsável pelo transporte e a assepsia das cabines.

Durante todo o funcionamento, os trabalhadores tinham que evitar a ida ao banheiro ou, em último caso, pedir para usá-lo em alguma casa ou estabelecimento vizinho. O feirante Stephenson Toledo trabalha na feira há 30 anos e conta que depender de favor é complicado. “Alguns reclamam de ceder água para nós usarmos, sem contar que tira também a liberdade da pessoa”.

Além de ser um direito básico, os transtornos pela falta do banheiro podem causar, além do desconforto, problemas de saúde. Maria Aparecida de Oliveira, 48, trabalha na feira desde menina e disse que já teve infecção urinária duas vezes por precisar segurar a urina. “A barraca fica sempre cheia e muitas vezes não dá tempo de ir procurar um banheiro público ou a casa de alguém para pedir” contou.

Os sanitários beneficiam não só os trabalhadores, mas também os consumidores que vão à feira fazer compras. Para Jorge Dutra, 75, assíduo frequentador da feira do Alto dos Passos e morador da região, foi uma grata surpresa. “É uma excelente iniciativa da Prefeitura e evita também que as pessoas sujem a rua”.

* Informações com a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Agropecuária e Abastecimento pelo telefone 2104-7003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário