Embora 58% dos usuários do Restaurante Popular de Juiz de Fora tenham considerado "ótimo" o serviço prestado pelo estabelecimento, de acordo com a pesquisa de satisfação divulgada no mês passado pela Prefeitura de Juiz de Fora, a falta de ventilação no ambiente tem sido uma reclamação recorrente. Desde o fim de novembro, quando as temperaturas começaram a subir, as queixas sobre o desconforto térmico também aumentaram. O problema é agravada pela ausência de ventiladores e janelas no prédio.
Nesta quarta-feira (2), a situação foi constatada pessoalmente pelo prefeito Bruno Siqueira e pelos secretários de Assistência Social, Flávio Cheker, e de Agropecuária e Abastecimento, Marlon Rodrigues. No primeiro dia útil da nova administração, eles almoçaram no Restaurante Popular, e ouviram as reivindicações dos usuários. "Venho ao restaurante desde que foi inaugurado e tenho achado ótimo. O único problema é mesmo o calor", afirma a aposentada Edna Moraes Pinheiro, 72 anos. "A comida é muito boa, tem um bom tempero e me satisfaz, mas o ambiente é muito abafado", comenta o militar da reserva Zacarias Oliveira, 74.
Bruno elogiou a qualidade da comida e afirmou que vai avaliar a melhor forma para solucionar o problema do calor, "com equipamentos que possam das mais qualidade no atendimento". O diretor-presidente da Servir, empresa que co-administra o restaurante, Mário José Silva de Almeida, afirma que a expectativa é de que sejam adquiridos ventiladores para dar mais comodidade aos usuários.
Mário acrescentou que está sendo estudada a proposta de fornecimento de quentinhas, com preço diferenciado devido aos custos de entrega, com o objetivo de atender pessoas sem tempo para ir ao restaurante. "Isso aumentaria a distribuição de refeições, que é de 1.700 para 3 mil pratos por dia." Já o titular da Secretaria de Assistência Social (SAS) disse que "a ideia é retomar a medicação entre a direção e o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) para que esse projeto possa ser implementado de maneira correta".
Limpeza e furtos
Outro aspecto mensurado na pesquisa da PJF refere-se à limpeza do Restaurante Popular. Enquanto 47% dos entrevistados classificaram como "bom", 19% acharam o serviço "fraco". Flagrantes registrados pela Tribuna mostram que os sanitários necessitam de maior atenção, enquanto o chão e as mesas apresentam condições adequadas. De acordo com o diretor, cada banheiro possui funcionários exclusivos para a limpeza antes, durante e depois do horário de funcionamento. "Coisas desagradáveis, que não deveriam acontecer, acontecem. Mas a limpeza é constante e, quando há situações extremas, os funcionários conversam. Tentamos contornar ao máximo."
Quanto aos objetos que são levados pelos usuários - como talheres e, até mesmo, acabamentos do banheiro, Mário afirma que a situação vem acontecendo e, sem divulgar uma média de peças furtadas, garante que a reposição dos itens é feita constantemente.
Perfil dos usuários
A pesquisa da PJF também aponta características do público que frequenta o Restaurante Popular. Dos 284 usuários que responderam às perguntas, 40,85% são homens e 59,15%, mulheres. Quase 60% são aposentados, e mais de 40% têm idade superior a 65 anos. Funcionários do comércio são os usuários mais frequentes (26,76% do total), enquanto 5,63% do público é formado por estudantes e 1,06% por visitantes. Além disso, mais da metade dos usuários utiliza o restaurante em todos os dias de funcionamento, ou seja, de segunda a sexta-feira.
http://www.tribunademinas.com.br/cidade/usuarios-reclamam-do-calor-no-restaurante-popular-1.1210657
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