As entidades dirigentes internacionais e nacionais brasileiras do esporte participarão da Cúpula Internacional da Sustentabilidade no Esporte + Esporte para a Paz / International Summit of Sport Sustainability and Sport for Peace, organizada pela University of East London – UEL (Reino Unido), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Gama Filho (UGF) do Rio de Janeiro.
Esta promoção está incluída entre os eventos paralelos da UN Conference on Sustainable Development - Rio+20 que terá lugar na Cidade do Rio de Janeiro no período 20 - 22 de junho de 2012, que se propõe a mobilizar a sociedade civil global para obter posições e contribuições para os debates da Conferência.
O tema principal da Rio+20 é o re-exame da sustentabilidade diante da transição da economia tradicional para a chamada "economia verde", ou economia de baixo carbono, que solicita também inclusão social das populações mais pobres.
Nesta oportunidade, a Cúpula da Sustentabilidade no Esporte está proposta para atualizar os esforços das entidades lideres do esporte quanto às suas responsabilidades ambientais as quais recentemente passaram a incorporar o Esporte para a Paz como alternativa de prática esportiva sustentável.
A abertura será liderada pelo Ministro do Esporte do Brasil, Aldo Rebelo com a condução dos trabalhos pelo Presidente da Academia Olímpica Brasileira e do Conselho Federal de Educação Física, Jorge Steinhilber; a coordenação científica está a cargo de Lamartine DaCosta, representando as universidades UEL, USP e UGF.
As demais entidades brasileiras que apoiam o evento são o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico – Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, a Academia Brasileira de Filosofia e a Escola de Comando e Estado Maior do Exército que cedeu suas instalações para o evento.
TEMAS E OBJETIVOS
Participação Voluntária - Este evento esta sendo organizado e desenvolvido sem qualquer tipo de transação comercial como também as pessoas nele envolvidas estão trabalhando de modo voluntário pela alta relevância dos objetivos propostos.
A organização da Rio+20 em seus eventos paralelos não busca conclusões mas sobretudo convergências de opiniões e consensos entre participantes. Portanto, presume-se que haverá posteriormente a mobilização de governos e entidades diversas – sobretudo de esportes - em escala global no sentido de ações futuras a serem desenvolvidas.
Nestas condições, os tópicos principais de abordagem da Cúpula são:
(a) sustentabilidade na gestão e prática esportiva e (b) Economia Verde no enfoque da governança das entidades e dos megaeventos esportivos.
Partindo-se destas referências, os objetivos propostos para as apresentações e debates são os seguintes:
(A) Identificar resumidamente avanços e retrocessos do desenvolvimento da sustentabilidade no esporte em âmbito internacional desde a Conferência Rio 1992 e relatar tendências atuais que possam dar discernimento de ações futuras do esporte sustentável e do Esporte para a Paz, incluindo a transição para a Economia Verde com efeitos e influências nos megaeventos esportivos com ênfase na Copa FIFA 2014 e nos Jogos Olímpicos 2016 no Brasil;
(B) Sugerir linhas de ações que possam reforçar tendências atuais e conter desvios de validade social, econômica e ambiental da sustentabilidade no esporte em perspectivas locais, nacionais e globais, incluindo nestas circunstâncias o Esporte para a Paz desde suas raízes no Esporte para Todos;
(C) Sugerir recomendações baseadas em (A) e (B) que no plano internacional ou nacional possam orientar entidades públicas, privadas e comunitárias relacionadas ao esporte de competição, de lazer e promotor da paz na assimilação, gestão e desenvolvimento das propostas de sustentabilidade e da implantação Economia Verde no esporte;
(D) Responder à convocação das Nações Unidas nos termos do documento "Painel de Alto Nível do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre Sustentabilidade Global (2012, especialmente páginas 80 – 86, de acesso livre em www.un.org/gsp
Os interessados poderão assistir e participar do eventos através dos seguintes canais:
Transmissão em Português:
http://www.confef.org.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário