São Paulo – A Polícia Federal com o apoio da Receita Federal do Brasil, deflagrou hoje, 23, a Operação Estrada Real no combate ao descaminho e à lavagem de dinheiro. Até o momento, sete pessoas foram presas. Seis serão considerados foragidas, caso não se apresentem espontaneamente.
140 policiais federais e 66 auditores fiscais participam da ação para cumprimento de 13 mandados de prisão e 30 mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo.
Os mandados são cumpridos nas cidades de São Paulo, Belo Horizonte/MG e Foz do Iguaçu/PR. O inquérito policial iniciou-se em outubro de 2011, havendo evidências de que empresas sediadas em Belo Horizonte/MG receberiam elevadas transferências bancárias sem que houvesse justificativa aparente. Os remetentes seriam empresas sediadas em São Paulo que atuavam na importação, distribuição e comércio de produtos eletrônicos, especialmente consoles, acessórios e jogos eletrônicos de marcas conhecidas, trazidos para o Brasil de modo ilegal.
Ao iniciar as investigações, a PF verificou que a Receita Federal também acompanhava as atividades dessas empresas, iniciando-se, dessa forma, uma cooperação entre os dois órgãos. Estima-se que o prejuízo ao fisco seja de R$ 100 milhões.
Todos os produtos eram adquiridos no Paraguai e transportados de caminhão para a cidade de São Paulo, onde eram acondicionados, montados e embalados em caixas, recebendo selos falsificados de autenticação da ANATEL, quando necessário. Em seguida, o grupo confeccionava notas fiscais falsas e revendia a mercadoria para grandes lojas varejistas que abastecem a maior parte do mercado nacional de jogos eletrônicos, chegando ao consumidor final como se tivessem sido regularmente importados.
Os envolvidos responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de descaminho, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha, falsidade ideológica, evasão de divisas e sonegação fiscal, cujas penas, somadas podem atingir 28 anos de prisão.
Será realizada entrevista coletiva às 15h no Auditório da Superintendência Regional da Polícia Federal em São Paulo, localizado na Rua Hugo D’Antola, 95, Lapa de Baixo, andar térreo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário