quarta-feira, 24 de outubro de 2018

ARMAS EM FUNERAL - GEN EX PAULO CESAR DE CASTRO

O Comando Militar do Leste (CML) lamenta informar o falecimento do General de Exército Paulo Cesar de Castro, nesta quarta-feira, 24 de outubro de 2018.


O General Castro nasceu em 4 de julho de 1944, na cidade do Rio de Janeiro. Aluno do Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ) de 1956 a 1962, incorporou às fileiras do Exército em 1° de março de 1963, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), tendo sido declarado aspirante-a-oficial da arma de Artilharia em 18 de dezembro de 1965. Especializou-se na Escola de Artilharia de Costa e Antiaérea em 1968 e aperfeiçoou-se em Artilharia na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO) em 1976. Concluiu o Curso de Comando e Estado-Maior na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) em 1981 e o Curso de Oficial de Estado-Maior na Escola Superior de Guerra Tenente-General Luís Maria Campos, do Exército Argentino, em 1986, tendo ainda cursado, em 1993, Política e Estratégia Marítimas na Escola de Guerra Naval. Entre as inúmeras funções desempenhadas ao longo de sua magnífica carreira, o General Castro foi instrutor da AMAN, da EsAO e da ECEME e comandou o 21º Grupo de Artilharia de Campanha (Grupo Monte Bastione), unidade tradicional de sua arma, sediada no Rio de Janeiro. Como oficial de estado-maior exerceu ainda funções no Comando da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada Escola, no Estado-Maior do Exército, na Secretaria Geral do Conselho de Segurança Nacional e na Secretaria de Assessoramento da Defesa Nacional. Como oficial general, foi Diretor de Ensino Preparatório e Assistencial, Diretor de Promoções, Comandante da ECEME, Diretor de Formação e Aperfeiçoamento, Comandante da 4ª Região Militar/4ª Divisão de Exército, Secretário de Economia e Finanças (SEF) e Chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa (DEP).
O velório ocorrerá no Salão de Honra da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (Praça General Tibúrcio, 125 - Praia Vermelha - RJ) a partir das 8:00h do dia 25 de outubro, quinta-feira. Uniforme para os militares: o da atividade.
Dados sobre o sepultamento e demais honras fúnebres serão informados oportunamente.
SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO COMANDO MILITAR DO LESTE

Vá em paz meu grande chefe e amigo, sua missão aqui no plano terrestre já foi cumprida. Ficará em nossos corações a saudade, mas a certeza que "combateu um bom combate".
“ Ma Force d’en Haut “

2 comentários:

  1. servi em 2005 na 4* cia de comunicações e lembro desse general na época ainda era general de divisão e hj digitei o nome dele no google e me deparo com o seu falecimento.

    ResponderExcluir
  2. Tive a grande honra de servir na ECEME EM 2001 , E TER ELE COMO MEU GENERAL.
    UMA CERTA VEZ ,ELE NOS PEGOU EM SEU ELEVADOR TRANSORTANDO CADEIRAS ...
    PENSAMOS"; ESTAMOS TODOS PRESOS ..
    E ELE NEM SE IMPORTOU E DESCEU PELAS AS ESCADAS...
    UM GRANDE HOMEM COM UMA GRANDE HUMILDADE E RESPEITO PELOS SEUS COMANDADOS..

    DESCANSE EM PAZ...

    ResponderExcluir