domingo, 28 de fevereiro de 2016

Juiz de Fora pode ter aliança entre PMDB e tucanos

Em Juiz de Fora, cidade de 555 mil habitantes na Zona da Mata, PMDB e PSDB podem acabar se aliando na disputa eleitoral para a prefeitura. Sem um nome forte para disputar o próximo pleito, os tucanos vêm mantendo conversas com o atual prefeito, Bruno Siqueira (PMDB), que pretende tentar a reeleição. O principal interlocutor desse possível arranjo é o deputado federal Marcus Pestana (PSDB-MG). “Temos um bom entrosamento com o Bruno”, afirmou.

Apesar das conversas com o prefeito em exercício, Pestana admite que ainda não há um quadro claro. “Obviamente, queremos estar na chapa majoritária, com uma candidatura a prefeito ou vice-prefeito”, disse o tucano.

Uma candidatura na qual o PSDB acabasse como o vice, no entanto, contraria as diretrizes do presidente nacional do partido, Aécio Neves, que quer o maior número possível de prefeituras próprias em Minas. A ideia é angariar apoio para uma possível candidatura em 2018, e evitar o cenário de 2014, quando o ex-governador recebeu, no segundo turno, menos votos em Minas que a adversária Dilma Rousseff (PT).
Mas o PSDB também cogita, para Juiz de Fora, nomes de fora do partido. Um deles é o ex-secretário de Saúde dos governos Aécio e Anastasia, o deputado estadual Antônio Jorge (PPS). O parlamentar já fez parte do PSDB e seu retorno à sigla é uma possibilidade.

Já no PMDB, o nome de consenso é mesmo o do atual prefeito. O foco agora é a composição da chapa e a escolha do vice – o atual vice-prefeito, Sérgio Rodrigues (PMDB), é cogitado.

Quanto à aliança com o PSDB, o presidente do PMDB em Juiz de Fora, Paulo Gutierrez, não confirma, nem nega. “Essa conversa vamos começar a desenvolver a partir de abril. Primeiro vamos acertar a chapa de vereadores, depois podemos tratar sobre o vice”, afirmou Gutierrez.

Cenário petista. Do outro lado da disputa, quando o assunto é um candidato do PT, o nome mais ventilado é o da deputada federal Margarida Salomão (PT).

Ela chegou a disputar o segundo turno em 2012 com o atual prefeito Bruno Siqueira, perdendo por 41 mil votos. Em 2008, também foi para o segundo turno contra Custódio Mattos (PSDB), quando perdeu por uma diferença de 10 mil votos. Segundo a assessoria, a deputada ainda não definiu sua participação na eleição deste ano.

Um outro fato dá força ao nome de Margarida entre os petistas. A eleição de Marcus David como reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O novo dirigente é ligado à deputada e pode ganhar adesões no campo estudantil.

Trocas
Janela
. A troca de partido após a eleição era punida com a perda do mandato. Em 2016, porém, os parlamentares terão um período de 30 dias para mudarem de legenda sem receber punição.
http://www.otempo.com.br/capa/pol%C3%ADtica/juiz-de-fora-pode-ter-alian%C3%A7a-entre-pmdb-e-tucanos-1.1234046

Nenhum comentário:

Postar um comentário