quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

COLAÇÃO DE GRAU NA UFJF

Colação último dia - janeiro 2015 Foto Alexandre Dornelas
Cine-Theatro Central lotou no último dia da Colação de Grau Unificada (Foto: Alexandre Dornelas)
Formatura é tempo de comemorar e, especialmente, agradecer. A última noite da Colação de Grau Unificada da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi marcada por alegria e reconhecimento daqueles que colaboraram e, de certa forma, se formam junto com os mais de 450 alunos que se despediram da universidade, em duas cerimônias no Cine Theatro Central, nesta quarta-feira, dia 21. Ao todo, passaram pelo teatro, nos três dias de evento, cerca de 1.400 formandos.
Histórias de gratidão
Muitos professores fizeram a diferença, segundo os novos profissionais. “Minha experiência aqui foi muito boa. Participei de congressos, fui bolsista da coordenação e de monitoria, publiquei artigos”, conta Ana Luiza da Costa, bacharel em Geografia. “O agradecimento especial de hoje seria para o meu orientador, o professor Pedro José de Oliveira Machado, do departamento de Geociências, que, nos 45 minutos do segundo tempo, aceitou ser meu orientador de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Tive várias complicações para terminá-lo, e ele foi uma pessoa que me jogou pra frente, porque eu já estava quase desistindo”, comenta. A geógrafa fez seu trabalho sobre a geografia urbana, focando na Rua Teresa, em Petrópolis, discutindo a evolução histórica e geográfica do lugar.
Roberta do Carmo, deixou formação em Administração pelo curso de Filosofia, e agradeceria ao coordenador: “Tenho muitas pessoas para agradecer. Mas se pudesse escolher uma pessoa, seria o coordenador da Filosofia”. Roberta conta que a experiência dentro da universidade foi muito positiva: “Ingressei em 2009, nas vagas ociosas. Uma grande oportunidade, porque me encontrei em Filosofia e estou imensamente feliz com essa conquista”.
Alguns dos formandos da Psicologia puderam agradecer pessoalmente ao professor Lélio Lourenço, que fez questão de acompanhar a formatura de mais uma turma e registrou o momento junto dos alunos, com direito à selfiena fila para a entrada no Central. “É uma experiência muito boa, porque embora seja uma rotina na nossa profissão, eu mesmo leciono há 20 anos, vejo a alegria deles, a motivação, e me sinto um pouco responsável por isso”, comentou Lélio. Franciele Rezende, uma das formandas e ex-alunas do professor, afirma que “ele é um amor, muito competente. Eu, particularmente, fiz estágio com ele. Devo muito a ele, sem dúvida”. Franciele ingressou na UFJF em 2010 e destaca que “a universidade nos muda muito, não só do ponto de vista profissional, mas do pessoal também”.
Outros formandos contaram com o apoio de maridos e esposas para conquistar essa vitória, como no caso de Adriana Rosa de Souza, formada em Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas. “No início eu tinha o desejo de fazer Letras, mas comecei a ler sobre o BI e me apaixonei.” Adriana adiou sua faculdade por problemas pessoais, mas se apaixonou pelo curso e pretende continuar sua formação em Sociologia. “Eu agradeceria muito ao meu marido, que me deu muito apoio, e já faleceu. Agradeceria muito também a alguns professores que me serviram de inspiração”.
formando de Cabo Verde Eulices Miguel Neves Cardoso - 2015 Foto Alexandre Dornelas
Natural de Cabo Verde, Eulices Miguel Neves Cardoso graduou-se em Arquitetura e Urbanismo (Foto: Alexandre Dornelas)
Os agradecimentos não se restringiram somente aos pais, amigos e pessoas próximas. Os juramentistas da noite Gustavo Felizardo Reis, formando do Bacharelado Interdisciplinar de Ciências Humanas, e Maria Rita Cunha Vasconcelos, do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Desing, representaram o compromisso dos formandos em retribuir à sociedade parte do conhecimento adquirido. No caso de Eulices Miguel Neves Cardoso, graduado em Arquitetura e Urbanismo, esta gratidão é especial. Natural de Cabo Verde, ele veio para o Brasil em busca de novas oportunidades. “Agradeço muito a este país”, comentou Eulices. Seus pais, do outro lado do Atlântico, puderam acompanhar a cerimônia pela transmissão ao vivo do evento via internet.
Os pais, ao lado dos formandos, também são estrelas da noite. “Agradeceria a minha mãe. Como ser humano, tudo que eu aprendi e sou foi com ela, pelo convívio, pelo contato”, disse Felipe Almeida Malta, graduado em Música, na habilidade Violão. Como trabalho de conclusão do curso, Felipe apresentou um recital de formatura, em que a mãe esteve presente. “No bacharelado nós apresentamos um recital solo como TCC.  O recital foi aberto ao público e me marcou muito, foi muito emocionante”.
Homenagens nos discursos
Com a função de representar todos os profissionais graduados da noite, e em especial, agradecer por eles, os oradores Mariana Oliveira, psicóloga, e Matheus Faria Bittencourt, bacharel em Direito, emocionaram os presentes. Mariana agradeceu “a confiança em nós depositada pelos nossos familiares e seu apoio; aos amores ao nosso lado nessa conquista, só podemos agradecer sua presença e afeto; a estes  profissionais, fundamentais para a nossa formação, que nos passaram suas experiências e  críticas, o nosso muito obrigado”. Matheus destacou o compromisso de retribuir a oportunidade de cursar o ensino superior na UFJF: “Um diploma carrega consigo a conquista de inúmeras pessoas, não somente as nossas, mas também as de nossos pais, familiares e amigos, que tanto se esforçaram para nos ajudar. Somos privilegiados de estarmos sentados nessas cadeiras. Chegou o momento de mostrarmos para o mundo que vamos fazer a diferença”.
oradora Mariana Oliveira  psicóloga colação janeiro 2015 Foto Alexandre Dornelas
A oradora Mariana Oliveira agradeceu a confiança depositada pelos familiares e aos profissionais da Universidade (Foto: Alexandre Dornelas)
Finalizando agradecimentos, homenagens e a formatura de 15 cursos, o vice-reitor da UFJF e reitor em exercício, Marcos Chein, discursou: “certa vez disseram-me que, com o passar dos anos, o vigor e a esperança se desmanchariam em meio as dificuldades e obstáculos do nosso dia a dia de educador. No entanto, jamais pude acreditar que o tempo fosse o autor implacável de nossas desilusões, mas antes, o criador perene de nossas esperanças. Reafirmo minha crença no mundo em uma sociedade melhores”. Falando sobre a experiência estudantil, Chein disse que “viver a universidade é muito mais do que um chamado a conhecer e testar suas capacidades ao longo da graduação. Significa encontrar-se consigo mesmo num processo diário de luta por reconhecimento”.
http://www.ufjf.br/secom/2015/01/22/com-o-central-lotado-ultimo-dia-de-colacao-e-marcado-por-alegria-e-reconhecimento/

Nenhum comentário:

Postar um comentário