No sábado, 16, a partir das 15h, será realizado o Campeonato Troféu Capoeira no Ginásio Esportivo da UFJF. As competições individuais nas categorias Biribinha (2 a 5 anos), Pré-mirim (6 a 8 anos), Mirim (9 a 11 anos), Infantil (12 a 15 anos), Juvenil (16 a 19 anos), Adulto (acima de 20 anos). Os atletas terão oportunidade de participar das modalidades de saltos, solos e acrobacias, além do Festival de Música. As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do site da Revista Capoeira (clique aqui) e na abertura do evento, agendada para esta sexta-feira, às 12 horas, no Ginásio da UFJF.
Premiações
O Troféu Capoeira 2013 premiará as melhores apresentações individuais em diferentes ritmos da capoeira a serem definidos pelos Mestres presentes. Não serão permitidas atitudes de agressão intencional. Caso isso ocorra, o participante será desclassificado. Será analisado o jogo livre da capoeira com suas tradições, técnicas e fundamentos. Nas apresentações individuais “Adulto”, os primeiros destaques “feminino” e “masculino” serão respectivamente “Ela é bonita e é ligeira” e “O menino é bom, bate palmas pra ele” da edição da Revista Capoeira número 21. Haverá também premiação em todas as categorias das apresentações.
Segundo o organizador do evento, Adriano Chediak, “por ser um evento inédito na cidade, a expectativa é de que o Trófeu Capoeira 2013 seja mais um passo para o desenvolvimento do esporte e para sua solidificação junto à sociedade. Com isso, acredita-se que novas possibilidades e ideias venham a surgir dentro deste segmento, viabilizando futuros encontros internacionais de capoeira em Juiz de Fora”. Para o secretário de Esporte e Lazer, Francisco Canalli, “este será um evento muito importante para o município, uma vez que reunirá os principais nomes do esporte no país. Além disso, é evidente o crescimento da capoeira em nossa região, esporte que conquista, a cada ano, maior número de adeptos”.
O Troféu Capoeira tem como proposta enfatizar a força da capoeira, esporte genuinamente brasileiro, que traz inúmeros benefícios aos seus praticantes. O objetivo é proporcionar um forte intercâmbio entre capoeiristas de diferentes regiões do Brasil. Dentro da sua programação, destacam-se: palestras, cursos, Festival Individual (masculino e feminino), Festival de Música, Festival de Saltos, apresentações culturais e muita vivência na capoeira. O evento é aberto a todos os praticantes e simpatizantes da Capoeira do Brasil.
Também são apoiadores do evento as empresas Bad Boy e Don.
Programação:
Dia 15 de Novembro (sexta-feira)
Local: Ginásio Esportivo da UFJF
12h: Credenciamento, inscrições e entrega de material
13h30 às 17h30: Cursos com certificados
Módulo 04: Capoeira Angola: Mestre Meinha / Mestre Paulo Elias
Módulo 05: Berimbau – Fundamentos e toques: Mestre Israel e Professor Pardal
Módulo 06: Capoeira Contemporânea – Mestre Catitu / Mestre Kall
17h30: Palestras: A saúde na Capoeira; Capoeira na Escola; e A Capoeira e as Políticas de Salvaguarda do Patrimônio Imaterial
Dia 16 de Novembro (sábado)
Local: Ginásio Esportivo da UFJF
10h às 12h: Cursos com Certificados
Módulo 02: Capoeira Contemporânea – Mestre Niltinho / Mestre Tucano Preto
Módulo 03: Capoeira Contemporânea – Mestre Gibbi / Mestre Capixaba
14h: Apresentação dos convidados e Show de Capoeira
14h30h: Aula recreativa com as crianças – Mestre Hulk
15h – Campeonato Troféu Capoeira – Competições
19h – Festival de Música
20h – Roda com os Mestres
Dia 17 de Novembro (domingo)
Local: Concha Acústica UFJF
10h: Integração/Apresentação de Capoeira
11h: Aulão aberto com Mestres de Juiz de Fora e convidados
12h: Papoeira com Mestres e Personalidades
13h: Entrega de Premiação/Encerramento
Organização
O trabalho da Revista Capoeira começou em 1996, com o lançamento do Jornal da Capoeira, um projeto acalentado e desenvolvido, durante bom tempo, por um grupo de pessoas com estreitos laços de afinidade e de compromisso com a Capoeira. Despontou, assim, de um processo natural, sedimentado pela confiabilidade de todo o segmento desta arte-luta, nos quatro cantos do Brasil e do exterior. Dois anos depois da publicação do seu primeiro exemplar, e por uma necessidade de maior alcance, o jornal foi transformado na Revista Capoeira, a primeira revista de capoeira do mundo.
Hoje, a Revista Capoeira é considerada o veículo oficial da capoeira e é uma publicação feita na cidade de Juiz de Fora/MG, bilíngue, presente em muitos países. Organizou grandes eventos da história da capoeira:
. Festival Ford Universitário de Capoeira (Rio de Janeiro/Minas Gerais/São Paulo);
. 1º, 2º, 3º e 4º Aulões Abertos de Capoeira (Vale do Anhangabaú e Parque Ibirapuera – São Paulo);
. Levou a Capoeira a feiras internacionais e programas de TV (Programa H e Jô Soares Onze e Meia, entre outros);
. Viagens nacionais e internacionais, participando de grandes eventos mundiais.
* Informações com a assessoria de comunicação da SEL, pelo telefone 3690-7829.
SECRETARIA DE ESPORTE E LAZER
Nenhum comentário:
Postar um comentário