quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Soldado do 21º GAC que matou cabo da Guarda é condenado a 12 anos

Soldado do Exército é condenado a 12 anos de reclusão. Ele matou o cabo da Guarda, com um tiro de fuzil
Imagem: WikipédiaRIO - A Justiça Militar da União condenou, nesta semana, um soldado do Exército a 12 anos de reclusão. Ele atirou e matou um cabo, durante o serviço de guarda, dentro do 21º Grupo de Artilharia de Campanha, em Niterói (RJ). O militar está preso desde o dia do crime, ocorrido em novembro de 2013, e foi processado e julgado na 2ª Auditoria do Rio de Janeiro. A leitura da sentença foi feita nesta quinta-feira (27).

De acordo com a denúncia do Ministério Público Militar, na manhã do dia 24 de novembro de 2013, o então Soldado do Exército W.Q.G, com 19 anos de idade, estava de serviço no corpo da guarda do quartel, juntamente com a vítima e demais militares.

Em dado momento, pouco tempo depois de assumirem a função, ele pegou um fuzil FAL, calibre 7,62 mm, que acabara de lhe ser entregue por outro militar; andou alguns passos, destravou, apontou para a cabeça do cabo-da-guarda e disparou sem dizer uma única palavra.

Imediatamente, foi imobilizado pelos demais militares e preso em flagrante delito, por homicídio, crime previsto no artigo 205 do Código Penal Militar.

Depoimentos de testemunhas dizem que horas antes de atirar no colega de farda, o réu teria dito a vários militares que “iria matar alguém naquele dia”. Um dos militares que presenciou o crime informou, durante a fase de oitiva de testemunhas, que a vítima se encontrava escrevendo o livro da guarda, de cabeça baixa, “mas quando recebeu o tiro, já estava de cabeça levantada por causa do barulho do golpe. Achei que ele estava bêbado ou sob influência de substância entorpecente, porque não é normal alguém fazer o que ele fez”, disse.

Um segundo soldado que presenciou a ação criminosa disse que um outro militar de serviço foi revistar um carro que chegava ao quartel e entregou o fuzil ao réu. O acusado, após recebê-lo, disse que iria beber água, mas foi em direção ao cabo e deu o tiro. “Ele não disse nada antes do disparo. Depois falou que já tinha feito o que ia fazer e que não ia fazer mais nada com ninguém não. O sargento tomou a arma da mão dele. Nunca fiquei sabendo de qualquer animosidade entre os dois”, contou ele no depoimento.

Postagem em rede social homenageia soldado morto

Já um tenente, que foi comandante de pelotão da vítima e do réu, afirmou em depoimento que o acusado integrava um grupo de soldados que demonstrava “não querer nada da vida, não querer trabalhar, estudar ou outra coisa qualquer. Sempre procurei orientá-lo”.

O oficial também falou da personalidade da vítima. “O cabo era extremamente respeitoso, tímido, fazia aquilo que era mandado; não tinha nenhuma animosidade com o réu, como não tinha com ninguém”, disse.

No depoimento em Juízo, o réu W.Q.G afirmou que a acusação contra ele era verdadeira e que três ou quatros dias antes do ocorrido, ele estava deitado perto de uma churrasqueira na praia, no próprio quartel, quando a vítima se aproximou e encostou seu órgão genital na boca do réu, que acordou na hora. “Disse que aquilo era uma brincadeira de mau gosto. Antes de atirar, não disse para ninguém que faria uma besteira e que mataria alguém”, afirmou.

Leia também
Soldado mata cabo dentro de quartel do Exército no RJ. Colegas falam em homicídio
Soldado que matou cabo do Exército em Niterói é ameaçado nas redes sociais
Julgamento

Em juízo, a defesa do acusado pediu, em sede de preliminar, a nulidade do processo, porque não estava sendo aplicado durante a ação penal o rito do tribunal júri. Arguiu também a nulidade da ação, por incompetência da Justiça Militar da União.

Segundo o advogado, o delito cometido não se encontra relacionado com as funções militares exercidas pelo réu e pela vítima, de modo que não haveria razão para a Justiça Militar processar e julgar o feito.

No mérito, a defesa levantou dúvidas acerca da perfeita imputabilidade do réu e pediu sua absolvição. Segundo a Defensoria Pública, a dúvida teria se instalado a partir dos diversos depoimentos produzidos, nos quais foi mencionado comportamento anormal do réu, com surtos psicóticos, tentativa de suicídio, tratamento psicológico na adolescência e mania de perseguição.

Ao analisar a ação penal, os juízes do Conselho de Justiça Militar, presidido pela juíza-auditora Maria Placidina, não acataram as preliminares arguidas pela defesa e, no mérito, resolveram condenar o réu a 12 anos de reclusão, em regime fechado.

O Conselho fundamentou a sentença informando que a realização do exame de insanidade mental concluiu que o réu não possui doença ou deficiência mental e que, no momento do delito, possuía a capacidade de entender o caráter ilícito do fato e de determinar-se segundo esse entendimento.

Para os juízes, não foi recomendada medicação e inexistia desenvolvimento mental incompleto ou retardado e que houve surpresa, traduzida como traição, o que dificultou e tornou impossível a defesa da vítima.

“Apesar de estar tirando serviço armado, com sua pistola no coldre, estava sentado na mesa de trabalho e não tinha razão para esperar ou suspeitar que seria alvejado pelo disparo de um colega de serviço. O acusado agiu com insídia, pois alegou aos militares da guarda que iria tomar água no bebedouro, com isso distraindo a atenção deles, para não alertá-los e evitar qualquer tipo de contenção”, fundamentaram os juízes.

Da condenação, cabe recurso ao Superior Tribunal Militar, em Brasília.

http://montedo.blogspot.com.br/2015/09/soldado-do-exercito-que-matou-cabo-da.html

Planalto em alerta máximo com movimento do PMDB

por Gerson Camarotti

Não foi por acaso o gesto de Dilma Rousseff de tentar abrir uma interlocução direta com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha. No Palácio do Planalto a avaliação é que o PMDB já iniciou um distanciamento da presidente.


A constatação no núcleo do governo é que já existe uma tendência crescente entre os peemedebistas pelo afastamento do governo. A ficha caiu no Planalto depois do movimento explícito do partido contrário à recriação da CPMF na semana passada. O governo foi alertado pelo PMDB de que seria derrotado e foi obrigado a recuar. 

Também causou incômodo entre ministros petistas os comerciais partidários do PMDB na televisão. “Isso é propaganda de partido de oposição”, desabafou um ministro. 

A preocupação no governo é que o partido acabe unificando uma posição favorável ao impeachment, o que ainda não existe. Há o reconhecimento de que a manutenção de Dilma no poder – e da governabilidade de forma mais ampla – depende do PMDB. Mas petistas avaliam que o principal aliado não é mais confiável. 

No Planalto, não há mais confiança nem mesmo nos interlocutores mais próximos: o vice-presidente Michel Temer e o presidente do Senado, Renan Calheiros. Ministros petistas registraram a ausência de Temer na reunião de coordenação política desta segunda-feira (31). 

“Do ponto de vista político, esse é o pior cenário.”, desabafou um assessor do governo. Para petistas, a situação só não é crítica porque até o momento os tucanos não tiveram sucesso na tentativa de aproximação com o PMDB.
http://g1.globo.com/politica/blog/blog-do-camarotti/post/planalto-em-alerta-maximo-com-movimento-do-pmdb.html

terça-feira, 1 de setembro de 2015

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - 01 DE SETEMBRO


Gen José Alberto Abreu
 

Rafael Teles David

Ricardo Pinto Zacaron


PARTIDO DEMOCRATAS EM JUIZ DE FORA ELEGE NOVO DIRETÓRIO



O partido Democratas, do município de Juiz de Fora, realizou no último domingo, na sede social do Tupi F.C., entre 9h e 12h, a eleição de seu novo diretório municipal que conduzirá partido pelo próximo triênio.

Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente da Comissão Provisória, Murilo Evangelista Almeida, e pelo secretário, Luiz Eduardo Schmitz, que assinaram o livro de ata após a escolha do novo diretório dando fé a eleição.

Durante as três horas de votação, com a presença mais de 150 eleitores credenciados, os participantes aproveitaram para trocar ideias sobre as eleições de 2016 e os próximos eventos a serem realizados pelo novo diretório.

Após o término das votações o secretário dos trabalhos agradeceu a presença de todos os participantes e destacou a importância da presença naquele domingo, dizendo que foi dado o ponta pé inicial para a união da família Democratas em Juiz de Fora.

O secretário da Comissão Provisória convidou o presidente eleito para triênio de 2017 a 2019, João do Joaninho,  para fazer o uso da palavra.

João do Joaninho foi muito aplaudido por todos os presentes, que gritavam seu nome.

Muito emocionado, chegou a interromper sua fala por diversas vezes, destacou a importância da presença de todos no evento, ressaltando que o importante em um grupo de trabalho não é a quantidade, mas sim a qualidade das pessoas.

Conclamou a todos para uma união constante que, certamente, irá fazer a diferença nas eleições de 2016.

João do Joaninho convidou para ficar ao seu lado os membros do diretório eleito, assim constituído:

Presidente: João Evangelista Almeida

Vice-presidente: Murilo Evangelista Almeida

Secretário: Emílio Clemente

Tesoureira: Lucinha Almeida

Ao término de sua fala, João do Joaninho voltou a agradecer a presença de todos dizendo que o diretório de Juiz de Fora poderá ser uma referência para diretórios de cidades vizinhas, destacando a sua amizade com o presidente do Democratas em Minas Gerais, deputado federal Carlos Melles.

Um almoço de confraternização foi servido aos participantes, com toque musical do grupo Virou Mania.

As fotos dão os registros.













segunda-feira, 31 de agosto de 2015

4ª Brigada de Infantaria de Montanha – X Encontro de Bandas Militares

Juiz de Fora (MG) – No dia 26 de agosto, ocorreu o X Encontro de Bandas Militares no Cine Theatro Central de Juiz de Fora, com participação das Bandas Militares do Colégio Militar de Juiz de Fora, do 2º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais, do 10º Batalhão de Infantaria de Montanha e do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha.
  • Fonte: 4ª Bda Inf L

http://www.eb.mil.br/

Brasileirão às 11h: só é legal para quem não joga

por Jéssica Cescon



As peripécias e travessuras da CBF neste Brasileirão não param. Depois das expulsões descabidas de jogadores que ousaram palavrear com o juiz durante o jogo, e da tal regra que bola na mão deveria ser sempre interpretada como falta, a moda foi a rodada do domingo começar às 11 horas da manhã. Não é difícil prever que esta última decisão também vai cair por terra, bem como foram as duas anteriores, por ser impensável que jogadores profissionais corram sob um calor de verão (sim, porque os jogos têm acontecido com 30°C) e exigir que o desempenho deles seja o mesmo de jogos que acontecem em outros horários.

As torcidas gostaram muito dessa novidade, afinal conseguem planejar melhor seu dia, prestigiando seus times com os familiares. Tanto é verdade que as maiores rendas de público do campeonato são de jogos às 11 horas da manhã. Entretanto, há um equívoco de raciocínio: não só os jogadores estão sendo prejudicados, como o trabalho técnico também. No caso do Grêmio, que empatou as 3 partidas que jogou neste horário, inclusive com perceptível desgaste físico do time, o técnico Roger fez questão de citar, novamente, a deslealdade do horário: “Tem time que ainda não jogou às 11h”. E não é que é verdade? Olha só:





















Veja só se não é o Corinthians o time que jogou NENHUMA partida neste horário? A disparidade na escolha de quem vai jogar as 11 ou não, não tem nenhuma explicação convincente até agora. Prefiro acreditar que não é uma travessura da CBF, apenas uma trapalhada. No momento de maior desgaste físico do campeonato, por causa da sequência de jogos, é justamente o Grêmio que joga às 11h duas vezes em uma semana, enquanto o time da ponta da tabela talvez vá cumprir o jogo com sol do meio-dia quando melhor lhe convir. Ou talvez nem isso, vai saber.


Torço para que tal determinação não prospere por mais muito tempo, afinal, neste específico assunto, não é a renda de público que deve falar mais alto, mas o físico e o desempenho dos atletas do futebol.

http://globoesporte.globo.com/rs/blogs/especial-blog/torcedor-do-gremio/post/brasileirao-11h-so-e-legal-para-quem-nao-joga.html

Gás de cozinha terá aumento de 15% a partir de terça, diz Petrobras

Gás de cozinha tem reajuste de preço acima da inflação em Curitiba (Foto: Reprodução/RPC TV)Petrobras divulgou comunicado à imprensa informando sobre o aumento (Foto: Reprodução/RPC TV)

A Petrobras informou nesta segunda-feira (31) que reajustará os preços de gás liquefeito de petróleo para uso residencial, envasado em botijões de até 13 kg (GLP P-13).

Segundo nota enviada à imprensa, a alta média será de 15% e entra em vigência a partir de desta terça (1).

Segundo a Petrobras, este é o primeiro aumento do preço do gás de cozinha desde dezembro de 2002.

Em nota divulgada na sexta-feira (28), o Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Gás Liquefeito de Petróleo (Sindigás) havia informado que haveria o aumento, sem precisar de quanto seria.

De acordo com o Sindigás, o presidente da Sergás (sindicato das revendedoras), Robson Carneiro dos Santos, afirma que o reajuste será repassado ao consumidor. “Não tem como segurar o preço final por muito tempo porque os nossos custos também subiram muito”, afirmou, segundo nota divulgada no site do sindicato.

http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2015/08/gas-de-cozinha-tera-aumento-de-15-partir-de-terca-diz-petrobras.html

EXÉRCITO - PROMOÇÃO DE OFICIAIS DE CARREIRA

INFORMEX Nº 26 - DE 31 DE AGOSTO DE 2015

Incumbiu-me o Sr Comandante do Exército de transmitir à Força que serão efetuadas as promoções a seguir, conforme discriminado: 

PORTARIA Nº 1162, DE 21 DE AGOSTO DE 2015. 

Promoção de Oficiais. 

Por merecimento, aos postos imediatos, a partir de 31 de agosto de 2015, os seguintes oficiais das Armas, dos Quadros e dos Serviços:


PROMOVER AO POSTO DE CORONEL

JAIRO DE JESUS (SOARES) - 10º BI

RICARDO (MEDRADO) DE AGUIAR - 4º D Sup 

LÚCIO AMÉRICO DE (OLIVEIRA ROSA) - 4ª ICFEx


AO POSTO DE TENENTE-CORONEL

FRANCISCO (KLIMAK) JÚNIOR - H Ge JUIZ DE FORA 

(DULCE) SIANO RODRIGUES OLIVEIRA - CMJF 


AO POSTO DE MAJOR

MARCO HENRIQUE (ROTATORI) PEREIRA - 10º BI 

ELCIO (SANTIAGO) BARBOSA - 17º B Log L 

(MARCO) AURÉLIO SAMPAIO MUNIZ LIMA - 12ª CSM 


Gen Bda OTAVIO SANTANA DO RÊGO BARROS 
Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército 

“FEB 70 ANOS – EM DEFESA DOS IDEAIS DE LIBERDADE E DEMOCRACIA” 


GEN JABORANDY - NOTA OFICIAL DO EXÉRCITO

NOTA DE FALECIMENTO


O Exército Brasileiro lamenta informar o falecimento, no dia 30 de agosto de 2015, domingo, do General de Divisão José Luiz Jaborandy Júnior, atual Comandante do Componente Militar da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (Force Commander da MINUSTAH), missão assumida em 15 de março de 2014.

Natural de Fortaleza (CE), o General Jaborandy formou-se na Academia Militar das Agulhas Negras, em 1979, tendo exercido inúmeras funções de destaque ao longo de sua carreira como integrante da Arma de Infantaria.

Sua primeira Unidade foi o 28º Batalhão de Caçadores, na cidade de Aracaju (SE). Durante sua meritória carreira, realizou o Curso de Guerra na Selva, o Curso Básico Paraquedista, o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais e o Curso de Comando e Estado-Maior do Exército.

No exterior, foi selecionado para realizar o curso de Treinamento de Guerra na Selva no Panamá, de Altos Estudos Militares em Portugal e de Mestrado em Defesa e Segurança Hemisférica, além de ter frequentado o Inter-American Defense College (IAC), estes dois últimos nos Estados Unidos da América.

Em 2002, como Coronel, comandou o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS), na cidade de Manaus (AM).

Como General de Brigada, comandou a 2ª Brigada de Infantaria de Selva, de 2010 a 2011, na cidade de São Gabriel da Cachoeira (AM). Em 2011, foi Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia, na cidade de Manaus.

Em 2013, após a promoção ao atual posto de oficial-general, foi nomeado Comandante da 8ª Região Militar, na cidade de Belém (PA) e, em 2014, foi selecionado para comandar o Componente Militar da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti.

Ao longo da sua trajetória profissional, foi condecorado com, dentre outras distinções, a Medalha do Pacificador, a Ordem do Mérito Militar Grande Oficial, a Medalha Militar de Ouro com passador de Platina, a Medalha de Serviço Amazônico com passador de Prata, o Distintivo de Comando Dourado, a Medalha da Junta Interamericana de Defesa, a Medalha das Nações Unidas (ONUCA), a Medalha das Nações Unidas (ONUSAL), a Medalha de Reconhecimento da Organização dos Estados Americanos e a Ordem do Mérito Grande Oficial do Senegal.

O General de Divisão Jaborandy estava com cinquenta e sete anos de idade e deixou esposa, dois filhos e quatro netos.

As honras fúnebres serão prestadas pela tropa, na cidade de Porto Príncipe, no Haiti.

As homenagens póstumas, pelos familiares e amigos, serão realizadas na cidade de Maceió (AL), sendo a data e o horário informados em nota posterior.

Gen Bda OTÁVIO SANTANA DO RÊGO BARROS 
Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército 

“FEB 70 ANOS – EM DEFESA DOS IDEAIS DE LIBERDADE E DEMOCRACIA”

Diretor da Empav rechaça denúncia


O vereador José Emanuel (PSC) apresentou um vídeo ontem, durante a sessão ordinária na Câmara, em que um funcionário da Empav aparece trabalhando em um veículo particular no pátio da empresa pública. Segundo o parlamentar, o automóvel pertence ao diretor técnico René Pinto Vieira Filho, que estaria sendo beneficiado pela prestação da mão de obra de forma irregular. “Foi uma denúncia que partiu de funcionários e chegou até minha assessoria via WhatsApp. Parece que há o hábito de diretores solicitarem a manutenção de veículos particulares, enquanto os caminhões estão sucateados”, afirmou o vereador.
A partir da denúncia, José Emanuel sugeriu o afastamento do diretor, assim como já aconteceu com o diretor-presidente da empresa, o ex-prefeito José Eduardo Araújo, e o diretor-administrativo, Teodoro Pires de Mendonça. Inicialmente de forma provisória, os dois deixaram o cargo após a abertura de sindicância para apurar denúncias feitas pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserpu) de supostas irregularidades na Empav, que aponta, entre outros, sucateamento da frota veicular do órgão.
Outro lado
Em carta encaminhada ao Conselho de Administração da Empav, René envolvido considerou a conotação dado ao fato aviltante. No texto, afirma que a situação é isolada e ocorreu no dia 28 de abril, quando seu veículo perdeu o freio e, “vagarosamente”, foi estacionado no pátio da empresa. Após o incidente, ele teria contatado uma oficina mecânica e sido informado de que seria necessário levar o veículo até o estabelecimento.
“Devido ao risco de se transitar com o veículo sem freio, o mecânico se ofereceu para verificar superficialmente o problema, possibilitando a condução do veículo à oficina mecânica com o mínimo de segurança”, disse, na justificativa. Ainda de acordo com o relato, foi constatado o vazamento no cilindro mestre do carro, e o mecânico da Empav se prontificou a efetuar a troca da peça após o expediente, garantindo a segurança mínima para o translado do automóvel até a oficina, “sem ônus para a empresa”, afirmou.

http://www.tribunademinas.com.br/diretor-rechaca-denuncia/

CRUZEIRO DEMITE LUXEMBURGO

Vanderlei Luxemburgo não é mais o técnico do Cruzeiro; Isaías Tinoco também sai.

Foto: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
O técnico Vanderlei Luxemburgo não é mais o técnico do Cruzeiro. A decisão foi tomada na tarde desta segunda-feira, após reunião com a diretoria celeste, na Toca da Raposa II. Junto com o treinador, também deixa o clube o diretor de futebol, Isaías Tinoco, há pouco mais de um mês no cargo.

No Cruzeiro, Luxemburgo dirigiu o time em 19 jogos, com seis vitórias, três empates e dez derrotas. O aproveitamento de 36,8% é o segundo pior de um treinador nos últimos dez anos na Raposa, superando apenas o desempenho de Emerson Ávila, que em setembro de 2011 comandou a equipe em seis partidas, obtendo dois empates e quatro derrotas (11,1%).

O diretor de comunicação do Cruzeiro, Guilherme Mendes, informou que Deivid, auxiliar de Luxemburgo, será o técnico interino na partida de quarta-feira contra a Ponte Preta, em Campinas, pela 22ª rodada do Brasileiro. Quem também continuará no clube para este jogo é o preparador físico Antônio Mello.

Luxemburgo foi anunciado pelo Cruzeiro no dia 3 de junho para o lugar de Marcelo Oliveira, demitido após a queda do time celeste nas quartas de final da Copa Libertadores.

http://www.itatiaia.com.br/noticia/vanderlei-luxemburgo-nao-e-mais-o-tecnico-do-cruzeiro-isaias-tinoco-tambem-deixa-o-clube

Carro de Cristiano Araújo estava a 179 km/h ao capotar, diz relatório

Cristiano Araújo e namorada morrem em acidente de carro na BR-153 em Morrinhos, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Cristiano Araújo e a namorada morreram em acidente de carro na BR-153 (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Vitor SantanaDo G1 GO
Um relatório técnico da Land Rover, fabricante da Range Rover, carro do cantor Cristiano Araújo aponta que o veículo estava a 179 km/h no momento do capotamento que matou o sertanejo e a namorada, Allana Moraes, de 19 anos, na BR-153, em Goiás. A informação foi dada ao G1 pelo delegado responsável pelo caso, Fabiano Henrique Jacomelis. Segundo ele, o laudo sobre as causas do acidente, que aconteceu no dia 24 de junho, ainda não foi concluído.
Segundo o investigador, esse dado ficou registrado na "caixa preta" do veículo cinco segundos antes do acionamento dos airbags do carro. As informações foram retiradas do módulo e enviadas para a Inglaterra, onde foram analisadas.
"Esse número corrobora com os depoimentos das testemunhas ouvidas no inquérito, inclusive a do próprio motorista, que assumiu estar acima da velocidade permitida", explicou o delegado.
Jacomelis explicou ainda que é necessário esperar a conclusão do laudo pericial da polícia. "A velocidade que vale na investigação é do laudo, que analisa a zona de impacto e frenagem, por exemplo", relata. Se confirmado o excesso de velocidade, o condutor do carro, Ronaldo Miranda, de 40 anos, pode ser indiciado por homicídio culposo. Se condenado, a pena varia de 2 a 4 anos.
O advogado de defesa de Ronaldo, Djalma Pereira Rezende, disse ao G1 que não vai se pronunciar no momento, pois ainda não teve acesso ao relatório técnico da fabricante do veículo.
Depoimento
Ronaldo, que conduzia o carro durante o acidente confirmou em depoimento à Polícia Civil que seguia acima da velocidade máxima permitida no trecho da BR-153, em Goiás, que era de 110 km/h. O condutor afirmou ainda que perdeu o controle do carro depois que um dos pneus estourou.
“Ele disse que estava correndo um pouco, mas não soube precisar exatamente qual era a velocidade no momento do acidente, já que o carro era muito potente e ele não percebeu o excesso. Ele também informou que ouviu um barulho de pneu furado e, em seguida, perdeu o controle”, relatou o delegado na época do acidente.
Capotamento
O acidente aconteceu na madrugada do último dia 24 de junho, por volta das 3h30, quando o sertanejo voltava de um show em Itumbiara, no sul do estado. Além de Ronaldo e de Cristiano, estavam no carro Allana Moraes, namorada do músico, e Victor Leonardo, um dos empresários dele. A jovem de 19 anos morreu no local, e o empresário se feriu, mas já recebeu alta.
O condutor perdeu o controle da direção 21 minutos após o grupo fazer uma parada em um posto de combustíveis, a cerca de 57 km do local do capotamento. O físico Reges Guimarães analisou a velocidade média feita pelo carro com base no horário das imagens de uma câmera de segurança. "Ele fez uma velocidade média de 162 km/h", diz (veja vídeo abaixo).
Segundo o delegado, o motorista, que chorou durante todo o depoimento, afirmou que não faz consumo de bebidas alcoólicas e negou que estivesse usando celular ou que tenha dormido antes de perder o controle. Jacomelis já havia informado que Ronaldo foi submetido ao teste do bafômetro, que deu negativo.

TSE vai continuar julgamento de ação contra campanha de Dilma

Assessores do ministro Gilmar Mendes informaram que foram reunidos documentos e informações noticiadas pela imprensa para pedir a investigação

Agência Brasil
DilmaRousseff_agBr_483x303.jpg
 
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou hoje (31) que vai dar continuidade à apuração e julgamento de processo sobre campanha da presidenta Dilma Rousseff, mesmo após o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ter se manifestado pelo arquivamento de parte da ação que contesta contratação de uma gráfica. O tribunal não tem prazo para concluir o julgamento.
Janot argumentou que as contas de campanha de Dilma foram aprovadas pelos ministros do TSE, com ressalva, em dezembro passado e o prazo para recursos terminou. O procurador disse ainda que não há indícios de irregularidade na contratação da gráfica VTPB Serviços Gráficos e Mídia Exterior Ltda pela campanha de Dilma. A manifestação de Janot foi em resposta a um pedido do vice-presidente do TSE, Gilmar Mendes, relator da prestação de contas da campanha eleitoral, para investigação da gráfica.
No despacho, datado de 13 de agosto, Janot disse que “outro fundamento para o arquivamento ora promovido: a inconveniência de serem, Justiça Eleitoral e Ministério Público Eleitoral, protagonista – exagerados – do espetáculo da democracia, para os quais a Constituição trouxe, como atores principais, os candidatos e os eleitores”.
Segundo o texto, os fatos apontados pelo vice-presidente do TSE não apresentam “consistência suficiente para autorizar, com justa causa, a adoção das sempre gravosas providências investigativas criminais”.
O processo teve início após denúncia apresentada pela Coligação Muda Brasil, do então candidato Aécio Neves (PSDB). Na denúncia, a coligação questiona várias pontos da campanha de Dilma, entre eles o pagamento de R$ 16 milhões à gráfica citada para impressão de material de campanha. Segundo a ação, a gráfica não funciona no endereço informado e não teria estrutura para concluir o serviço. A coligação também questiona o motivo de todo o material, que seria distribuído em várias cidades do país,ter sido entregue em um único endereço de Porto Alegre.
O TSE informou que, além do Ministério Público, foram encaminhados pedidos de apuração a outros órgãos, como a Receita Federal e o Conselho de Controle de Atividade Financeira (Coaf), para se manifestarem e investigarem a origem da empresa.
Oposição
Partidos de oposição na Câmara criticaram a decisão de Janot. Em nota, divulgada neste domingo (30), os líderes Rubens Bueno (PPS), Carlos Sampaio (PSDB), Arthur Maia (SD) e Mendonça Filho (DEM) destacaram que o despacho do procurador-geral “causou estranheza” às legendas.
“No processo eleitoral, eleitores, partidos, Justiça Eleitoral e Procuradoria têm papéis distintos e complementares e é fundamental que todos cumpram o que lhes cabe, com equilíbrio e isenção”, afirmaram.
Os deputados destacaram que maioria dos ministros do TSE votou a favor do prosseguimento da ação “para investigar as graves denúncias de ilícitos, alguns deles apontados não pelas oposições, mas por colaboradores no bojo da Operação Lava Jato, que vem tendo como justo 'protagonista' exatamente o Ministério Público Federal, o que justificaria ainda mais o avanço das investigações”.
http://www.istoe.com.br/reportagens/434505_TSE+VAI+CONTINUAR+JULGAMENTO+DE+ACAO+CONTRA+CAMPANHA+DE+DILMA