terça-feira, 14 de julho de 2015

E A ROUBALHEIRA NÃO PARA...

por Matheus Leitão

Polícia Federal apreende R$ 3,67 milhões na Operação Politéia

Dinheiro apreendido pela PF na 16ª fase da Operação Lava Jato











 Além de carros de luxo, computadores e centenas de documentos, a Polícia Federal apreendeu nesta terça-feira (14) R$ 3,67 milhões em espécie na Operação Politéia, um desdobramento da Operação Lava Jato. 

Segundo informado ao blog, o dinheiro foi descoberto pela manhã, em São Paulo, numa empresa alvo de um dos 53 mandados de busca e apreensão. Devido à grande quantidade de notas, o valor demorou para ser contabilizado. 

A PF não confirmou o nome da empresa que é alvo da operação. As buscas aconteceram em seis Estados e no Distrito Federal, com cerca de 250 policias envolvidos. 
A repórter Camila Bomfim, da TV Globo, informou no Jornal Nacional que o dinheiro foi encontrado no escritório de Carlos Alberto Santiago, empresário do setor de combustíveis. A apreensão faz parte da investigação do senador Fernando Collor (PTB-AL) na Lava Jato. O blog não conseguiu encontrar Santiago.

O nome da operação (Politéia) é uma referência ao livro "A República" de Platão, que trata de uma cidade perfeita, cheia de virtudes, onde a ética prevalece sobre a corrupção.
http://g1.globo.com/politica/blog/matheus-leitao/post/policia-federal-apreende-r-367-milhoes-na-16a-fase-da-lava-jato.html

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - 14 DE JULHO

Ten Rodrigo Stigert

Asp Paulo Mayrink

DILMA NÃO PASSA DE SETEMBRO

6:02 \ Governo

O perigo de setembro

Dilma está mal, na avaliação de um grupo de senadores
Dilma está mal, na avaliação de um grupo de senadores
A orelha de Dilma deve ter ardido há alguns dias em um jantar na residência oficial do presidente do Senado, quando Renan Calheiros recebeu um time seleto.
Entre uma taça e outra de vinho, José Sarney, Fernando Collor, Romero Jucá  e Lindbergh Farias trocaram impressões sobre o cenário político.
E bateram o martelo: do jeito que está, Dilma não passa de setembro no Palácio do Planalto.
(Atualização, às 12h34: A assessoria de imprensa de Lindbergh Farias telefonou para dizer que o senador não participou da conversa. O Radar mantém a informação)
Por Lauro Jardim

http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/governo/senadores-avaliam-que-dilma-nao-passa-de-setembro-no-planalto/

Escolas de samba de JF decidem não desfilar em 2016

Posição foi tomada em assembleia depois de PJF anunciar corte de mais de 50% na verba.


Juiz de Fora pode não ter desfile de escolas de samba no carnaval de 2016. A decisão foi tomada em caráter unânime pelas 13 agremiações locais em assembleia realizada na última segunda (13), depois do anúncio da Prefeitura de que a verba destinada às escolas do Grupo A cairia de R$ 63 mil para R$ 22 mil, o que representa 65% de redução no montante.
Em entrevista à Tribuna, o vice-presidente da Liga das Escolas de Samba (Liesjuf), Marcos Tadeu, afirmou que, com a diminuição do valor do repasse, o desfile fica inviável para as escolas. “Mas estamos solidários à cidade de Juiz de Fora neste momento de crise econômica. Se for melhor para a cidade que o dinheiro seja investido em setores que necessitam da verba com mais urgência, ficamos tristes por não podermos desfilar, mas entendemos e apoiamos.”
Marcos acrescentou que, para evitar que a situação se repita no ano que vem, a Lisejuf fará uma contraproposta à Prefeitura, que visa a dar maior autonomia financeira às escolas. ” A ideia seria usar a verba que a Prefeitura destinaria aos desfiles para que as quadras pudessem ser reabertas de acordo com as especificações dos Bombeiros e outros órgãos. A PJF poderia organizar uma comissão para verificar as demandas de cada quadra e repassar a verba de acordo. Com isso, as quadras estariam aptas a realizar eventos que pudessem arrecadar dinheiro e assegurar o desfile do ano que vem sem depender exclusivamente do repasse da Prefeitura”, disse o vice-presidente, informando que a Liesjuf pretende se reunir com a Funalfa até o fim desta semana para apresentar a proposta. “Também vamos propor que a Prefeitura incentive a realização de projetos sociais nas quadras, o que seria não apenas para as agremiações, mas a comunidade em que elas estão instaladas como um todo.”
A Tribuna entrou em contato com a Funalfa, que ainda não foi notificada em caráter oficial da decisão da Liesjuf, e informou que aguarda o comunicado para avaliar seu conteúdo e emitir um posicionamento.
http://www.tribunademinas.com.br/escolas-de-samba-de-jf-decidem-nao-desfilar-em-2016/

PF apreende coleção de carros de luxo de Collor na Casa da Dinda

Senador é alvo da Operação Lava Jato. Entre os automóveis, 

foram apreendidos um Porsche, uma Ferrari e uma Lamborghini.


A notória Casa da Dinda, mansão com torneiras de ouro reformada com dinheiro de contas fantasmas movimentadas pelo tesoureiro Paulo César Farias, voltou ao cenário político nesta terça-feira na Operação Politéia, da Polícia Federal. Residência oficial do senador Fernando Collor (PTB-AL) na época em que ele era presidente da República, a casa abrigava uma valiosa coleção de carros de luxo. Na manhã desta terça-feira, porém, os automóveis do senador, entre eles um Porsche, uma Ferrari vermelha e uma Lamborghini foram levados pelos policiais. Apenas a Lamborghini é avaliada em 3 milhões de reais.

Collor é um dos senadores alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito da Operação Lava Jato e um dos parlamentares contra os quais pairam mais provas de envolvimento no petrolão. Em acordo de delação premiada, o doleiro Alberto Youssef afirmou, por exemplo, que Collor era beneficiário de propina em uma operação da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobras. A distribuição do dinheiro sujo contava com a participação do ex-ministro de Collor, Pedro Paulo Leoni Ramos, dono da GPI Investimentos e amigo de longa data do senador.
Na triangulação do suborno, foi fechado um contrato com uma rede de postos de combustível de São Paulo e que previa a troca de bandeira da rede, para que o grupo se tornasse um revendedor da BR Distribuidora. O negócio totalizou 300 milhões de reais, e a cota de propina, equivalente a 1% do contrato, foi repassada a Leoni Ramos, que encaminhava finalmente a Collor.
Desde que foi citado por delatores da Lava Jato, Fernando Collor montou uma ofensiva para desqualificar o Ministério Público e elegeu como alvo preferencial de seus ataques o procurador-geral da República Rodrigo Janot. Depois dos mandados de busca desta terça-feira, o senador se fez de vítima e disse ter sido alvo de medidas com o objetivo de "constranger" e "alimentar o clima de terror e perseguição". "A medida invasiva e arbitrária é flagrantemente desnecessária, considerando que os fatos investigados datam de pelo menos mais de dois anos. Medidas dessa ordem buscam apenas constranger o destinatário, alimentar o clima de terror e perseguição e, com isso, intimidar futuras testemunhas A medida invasiva traduz os tempos em que vivemos, em que o Estado Policial procura se impor ao menoscabo das garantias individuais", disse. Sobre os carros de luxo, nenhuma palavra.
Por: Rodrigo Rangel e Laryssa Borges, de Brasília
CASA DA DINDA: PF apreende Ferrari de Collor(Rodrigo Rangel/VEJA
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/pf-apreende-colecao-de-carros-de-luxo-de-collor-na-casa-da-dinda



Dupla armada assalta restaurante tradicional em JF e fere proprietário


Clientes e funcionários foram rendidos no roubo a um tradicional restaurante de Juiz de Fora, que ainda deixou o proprietário, 66 anos, ferido. O crime aconteceu na tarde deste domingo (12) na Galeria Tenente Belford Arantes, no Centro. De acordo com informações da Polícia Militar, o dono relatou que, por volta das 15h30, dois homens entraram em seu estabelecimento e anunciaram o assalto. Um deles, armado com revólver, foi até sua direção e roubou R$ 1.500 do caixa. Enquanto isso, o comparsa seguiu até uma das mesas e pegou o celular de um cliente.
Após o roubo, um assaltante foi para trás do balcão, pegou uma faca, ameaçou o proprietário e ainda usou a arma branca como espátula para golpear a vítima na cabeça, causando um corte. Em seguida, a dupla fugiu, deixando para trás um capacete. O idoso foi socorrido pelo Samu e encaminhado para atendimento médico na Santa Casa.
A PM realizou rastreamento em busca dos criminosos, mas não localizou suspeitos em um primeiro momento. Já por volta das 23h, militares avistaram a Honda XRE 300, com placa de Viçosa (MG), que teria sido usada na fuga, circulando pelo Centro. Diante da possibilidade de se tratar de um dos assaltantes, policiais abordaram o condutor, 29, na Avenida Rio Branco, próximo à Praça do Riachuelo.
Ele foi identificado como sendo o bandido que desferiu a facada contra o dono e recebeu voz de prisão em flagrante. Em poder dele foram encontrados R$ 1.485 e um celular, que seriam produtos do roubo. O homem foi levado para a 1ª Delegacia Regional de Polícia Civil, em Santa Terezinha.
http://www.tribunademinas.com.br/dupla-armada-assalta-restaurante-e-fere-proprietario/

Bares são reabertos em JF

POR GRACIELLI NOCELLI

Mais quatro estabelecimentos que foram interditados durante a força-tarefa que fiscalizou 75 bares e restaurantes do Centro, há duas semanas, retomaram as atividades. A lanchonete Cia do Suco, localizada na Galeria João Beraldo, o restaurante Alegria de Minas, na Rua Santa Rita, a Pastelaria Cang Dong e a Grill Lancheteria e Restaurante, ambas na Avenida Getúlio Vargas, realizaram as adequações solicitadas pela fiscalização e foram reabertos ao público.
A força-tarefa foi uma ação conjunta entre Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF) e Vigilância Sanitária. A fiscalização interditou 18 estabelecimentos que, conforme explicação do promotor de Defesa da Saúde, Rodrigo Barros, “representavam riscos ao desenvolvimento das atividades”.
À Tribuna, o proprietário da Cia do Suco, Josemar Talho, disse que concorda com a fiscalização. Segundo ele, as prateleiras de madeira foram substituídas por armários de aço e o freezer e a geladeira que não estavam sendo usados foram retirados do espaço. Um dos sócios do restaurante Alegria de Minas, Jader de Oliveira, também confirmou que as adequações seriam feitas. No local, a cozinha foi reformada com troca de piso e encanamento. A responsável pela Pastelaria Cang Dong não quis dar entrevista. A Grill Lancheteria e Restaurante está semi-aberta. Uma funcionária informou que a reforma continua.
O superintendente do Procon/JF, Nilson Ferreira Neto, explicou que as interdições foram cautelares. “A partir do momento em que os estabelecimentos fizerem as correções, poderão voltar a funcionar.” Os restaurantes Cantina do Amigão e Fartura no Fogão, situados na Santa Rita, e as lanchonetes Sabor da Fruta Lanches e Palladium Lanches, ambas na Batista de Oliveira, se adequaram e reabriram na mesma semana em que a fiscalização ocorreu.

Restaurante pede vistoria

Desde a semana passada, os proprietários do restaurante In Gula têm trabalhado para desfazer a confusão feita entre os consumidores. O estabelecimento, localizado no Calçadão da Halfeld, foi interditado durante a fiscalização por problemas estruturais. “Não tivemos problema com alimentos ou presença de ratos e baratas”, explicou o proprietário Nilton Campos. “Mas a desinformação tem nos prejudicado. As pessoas estão deixando de ir ao In Gula do Bairro São Mateus, que nem participou desta força-tarefa, acreditando que temos esses problemas.”
O empresário solicitou um parecer da Vigilância Sanitária que explica os motivos da interdição no restaurante localizado no Centro e uma fiscalização no restaurante em São Mateus para desfazer o mal entendido. O retorno dos fiscais foi que o estabelecimento do bairro “está em excelentes condições”. Já o parecer confirma que a interdição do restaurante do Centro ocorreu “por funcionar área de produção (cozinha) com dimensionamento incompatível com todas as operações” e reafirmou que “na mesma ação fiscal, não foram encontrados alimentos deteriorados ou com prazo de validade expirado, bem como não foi detectada presença de pragas”.
http://www.tribunademinas.com.br/bares-sao-reabertos-em-jf/

4ª Brigada de Infantaria Leve recebe palestra da Cesama sobre uso racional da água





Na manhã desta segunda-feira, 13, a equipe de conscientização da Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) esteve na sede da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), no Bairro Mariano Procópio, para ministrar uma palestra de conscientização ambiental para 130 membros da unidade, incluindo oficiais, subtenentes, sargentos, cabos e servidores civis do Exército. Os trabalhos foram conduzidos pelas funcionárias Carla Mendes Vidal Frota e Ana Maria Gusman, que abordaram os serviços de saneamento básico oferecidos pela empresa e o descarte irregular de lixo e entulhos nos corpos hídricos do município.

Carla apresentou o panorama atual dos níveis dos quatro mananciais da cidade, além de dados sobre o consumo de água no mundo, reforçando a necessidade de se evitar o desperdício. “A pedido dos oficiais, levaremos essa palestra para as demais unidades do Exército. Já iniciamos os agendamentos”, afirmou a auditora da Cesama.

Para o oficial de comunicação da 4ª Brigada de Infantaria Leve, Major Alexandre Nepomuceno, a palestra reafirmou a cultura da instituição de uso econômico dos recursos naturais. “Hoje, o Exército vive um momento de contenção de recursos. Portanto, estamos nos adaptando a essa política através de gestos simples, como evitar o desperdício de água e luz. Por isso, acredito que a participação da Cesama só vem a somar na conscientização dos nossos oficiais”, declarou.

Desde fevereiro, a equipe de conscientização ambiental da Cesama já realizou 68 palestras, atendendo 4.980 pessoas, entre crianças, jovens e adultos. As ações de conscientização abrangem órgãos e instituições do setor público e privado, tendo como objetivo estimular o uso racional da água, além de divulgar os serviços prestados pela companhia. Os interessados devem entrar em contato com a empresa através do e-mail desperdicio@cesama.com.br, informando data, horário e o público-alvo do evento, para agendamento.


* Informações com a Assessoria de Comunicação da Cesama pelo telefone 3239-1255.

“Dia do Estacionamento Solidário” terá todo o valor arrecadado na Área Azul revertido para a Alae



Foto Gil Veloso



Conscientizar a população sobre a importância da solidariedade. É com esse objetivo que a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), através da Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) e da Estapar, empresa que administra os serviços de Área Azul Digital, realizará nesta sexta-feira, 17, o “Dia do Estacionamento Solidário”. A ação visa reverter todo o valor arrecadado no sistema de rotativo pago, neste dia, para uma instituição de apoio da cidade. Nesta primeira edição, o trabalho será realizado com a Associação de Livre Apoio ao Excepcional (Alae).

Para o prefeito Bruno Siqueira, a iniciativa permitirá colaborar com instituições importantes da cidade: “Essa ação é essencial, principalmente porque é uma forma da empresa retornar para o cidadão aquilo que ele investe nela. Esperamos que, assim como a Estapar, outras empresas também atuantes na cidade possam aderir a iniciativas como essa, contribuindo para o desenvolvimento de Juiz de Fora". O prefeito destacou ainda que a ação também faz parte do programa desenvolvido pela Prefeitura, o “Bem Comum”, que já promoveu mais de 60 atividades, beneficiando mais de 200 mil pessoas. 

O diretor da Estapar, Adélcio Antonini, ressaltou que o “Dia do Estacionamento Solidário” integrará o programa de responsabilidade socioambiental da empresa. Ele já é aplicado em algumas cidades, onde sua empresa atua: “Muito mais do que a questão financeira, é importante divulgar o trabalho das instituições e mobilizar a população para apoiar suas iniciativas”.

Com o valor arrecadado, a Alae poderá ajudar a ampliar o atendimento às necessidades de pessoas com síndrome de Down e outras deficiências. O projeto da Alae, de inclusão social, tem base na autonomia e na autoestima de seus assistidos. O foco do trabalho está no aluno, sendo a família e sua realidade peças chaves para o processo de acompanhamento e avaliação da metodologia aplicada.

O diretor da Alae, Chaffi Hallack, disse que "a base da nossa associação é a doação. Inclusive, estamos completando 30 anos. É através desse meio que conseguimos atender aos nossos assistidos". Sobre a atuação da empresa Estapar na cidade, o diretor acrescentou que esse trabalho é uma constante ação de inclusão, uma vez que busca garantir vagas e, certamente, aumentar a mobilidade na cidade. 

A partir desta segunda-feira, 13, a equipe da Área Azul Digital e parceiros, com o objetivo de reforçar a campanha, distribuirão materiais em diversos pontos da cidade, informando sobre a iniciativa. Esses colaboradores estarão identificados com camisetas do “Dia do Estacionamento Solidário”.


Sobre a Alae

É uma instituição civil sem fins lucrativos, que atende hoje a 70 pessoas diretamente e 80 famílias, dentro de suas comunidades. A associação é mantida através de convênios e doações, do trabalho de profissionais e voluntários, de eventos e de promoções filantrópicas.


Sobre a Área Azul Digital em Juiz de Fora

Funciona na cidade desde março, com uma das mais modernas formas de pagamento da Área Zona Azul, por meio do Sistema Vaga Inteligente (www.vagainteligente.com.br). O usuário pode adquirir créditos pela internet, para utilização das vagas do estacionamento rotativo, por meio do pagamento por cartão de crédito, e habilitando as horas de estacionamento por telefone, internet e SMS (serviço de mensagens curtas. Em inglês: short message service, SMS). Juiz de Fora foi a primeira cidade mineira a implementar a Zona Azul Digital, o mais moderno sistema de gestão de vagas em vias públicas no mundo, hoje presente em capitais como Nova York, Paris e Londres.



Lava Jato faz buscas nas casas de Collor e outros dois senadores

Fernando Collor de Mello: na mira da PF(Sergio Lima/Folhapress)
A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira mais uma etapa da Operação Lava Jato e cumpre 53 mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) referentes a seis processos contra políticos investigados no petrolão. Um dos alvos da ação é o senador e ex-presidente Fernando Collor (PTB-AL): agentes vasculham as casas de Collor em Brasília e Maceió, além da residência do filho dele, Arnon de Mello, na capital alagoana e da sede da TV Gazeta de Alagoas, que pertence ao senador. São também alvo das buscas os senadores Ciro Nogueira (PP-PI), presidente nacional da legenda, e Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), além do deputado Eduardo da Fonte (PP-PE) e do ex-ministro das Cidades Mário Negromonte.
São cumpridos sete mandados em Alagoas, doze no Distrito Federal, onze na Bahia, oito em Pernambuco, cinco em Santa Catarina, cinco no Rio de Janeiro e cinco em São Paulo.
Batizada Politeia, termo de origem grega em referência ao livro República, de Platão, que cita uma cidade perfeita, onde a ética prevalece sobre a corrupção, a operação cumpre mandados expedidos pelos ministros Teori Zavascki, Celso de Mello e Ricardo Lewandowski e tem como objetivo evitar a destruição de provas, segundo a Procuradoria-Geral da República.
Além das casas dos investigados, as buscas se dão nas sedes de empresas, escritórios de advocacia e órgãos públicos. As ações decorrem de representações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.
De acordo com a Procuradoria-Geral da República, esta é a primeira fase da Lava Jato no âmbito do STF. "As medidas são necessárias ao esclarecimento dos fatos investigados , sendo que algumas se destinaram a garantir a apreensão de bens adquiridos com possível prática criminosa e outras a resguardar provas relevantes que poderiam ser destruídas caso não fossem apreendidas", afirmou, em nota, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot. Segundo ele, as medidas refletem uma atuação firme e responsável do Ministério Público Federal. "Adsumus (aqui estamos)", concluiu.
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/lava-jato-faz-buscas-nas-casas-de-collor-e-outros-dois-senadores

ENROLADOS NA LAVA JATO DÃO CANO NOS ADVOGADOS

ALGUNS ADVOGADOS JÁ ADMITEM ABERTAMENTE O "CANO" QUE LEVARAM. FOTO: DANIEL TEIXEIRA/AE
Famosos criminalistas brasileiros, contratados a peso de ouro para defender acusados na Operação Lava Jato, estão diante de um dilema: abandonar ou não o trabalho. Alguns já o fizeram. O problema é mais grave nos casos em que o desmantelamento do esquema de corrupção na Petrobras afetou dramaticamente a saúde financeira das empresas. Pedindo para não serem citados, eles falam abertamente no “cano”.
“Sem receber pelo trabalho, nós estamos financiando alguns dos caras mais ricos do mundo”, diz uma das estrelas da advocacia criminalista.
Com seus doleiros presos e movimentações financeiras no exterior monitoradas, os empreiteiros não têm como “internalizar” dinheiro.
OAS, Engevix, Mendes Junior e UTC, que faturavam bilhões, estão entre as empreiteiras que mais dão sinais de debilitação pós-Lava Jato.
Ao ouvir a cobrança do advogado, empreiteiro baiano que tem medo de voltar à cadeia foi sincero: “Você é a última das minhas preocupações”. Leia mais na Coluna Cláudio Humberto
http://www.diariodopoder.com.br/noticia.php?i=35646395130

segunda-feira, 13 de julho de 2015

E.S. REAL GRANDEZA NÃO DESFILARÁ NO CARNAVAL 2016

INFORMAÇÃO
Em reunião realizada, na sexta-feira, dia 9 julho, na quadra da escola e depois das explicações do presidente do GRACES REAL GRANDEZA, Luiz Carlos Masson, detalhando a proposta da PJF/FUNALFA, apresentada a Liesjuf, presidentes e diretores das agremiações carnavalescas e convidados, na sede da Funalfa, quando os secretários da PJF, Toninho Dutra, Funalfa, Paulo Gutuerrez, Governo e Fulvio Albertoni, da Fazenda, todos afirmando que o corte nas despesas é drástico e o momento atual pede reduzir as despesas em todos os setores da PJF e no carnaval não será diferente. Lamentamos á atitude, mas temos que adequar as finanças da PJF, a realidade financeira do Brasil.
Na proposta apresentada as escolas do Grupo A recebem R$22 mil reais, do Grupo B, 14 mil e do Grupo C 7 mil reais e a Liga das Escolas de Samba 22 mil.
Os diretores presentes decidiram que se torna inviável a participação da escola, o mesmo que disse o presidente Masson, na reunião com os dirigentes da PJF.
"Só esse ano que passou a GRACES REAL GRANDEZA, gastou muito mais do que recebeu de verba pública e ainda estamos impedidos de abrir a quadra pra realizar promoções pra buscar recursos pelo Corpo de Bombeiros. Conversei com outros presidentes e os mesmos também afirmaram que fica difícil montar uma escola com a verba oferecida", disse o presidente Masson.
Portanto informamos ao mundo do samba que infelizmente a Escola de Samba REAL GRANDEZA, não irá participar do desfile em 2016.
Fernando Luiz Baldioti - Diretor de Comunicação
https://www.facebook.com/fernandoluizbaldioti.baldioti

Dilma solta os palavrões contra Cardozo e seus comparsas

12/07/2015
 às 17:25 \ BrasilCultura


Dilma-CardozoO desespero de Dilma Rousseff transborda em explosões de fúria reveladoras.
Em abril, ela dizia: “Eu tenho certeza de que minha campanha não teve dinheiro de subornos”.
Agora a Folha informa que, após Ricardo Pessoa acusar sua campanha de embolsar propina da Petrobras, Dilma reuniu, no dia 26 de junho, seus comparsas Aloizio Mercadante, Edinho Silva, Giles Azevedo e José Eduardo Cardozo, e disse:
“Não sou eu quem vai pagar por isso. Quem fez que pague”.
É a nova versão do “houve, viu?”, expressão com que ela admitiu a existência do petrolão após meses acusando a oposição de “golpe”.
Dilma sapiens também disse na reunião, com a fineza de costume:
“Eu não vou pagar pela m**** dos outros”.
Nem precisa. Basta que pague pela própria.
Furiosa, ela ainda cobrou Cardozo por não ter impedido que as revelações de Pessoa viessem a público dias antes de sua visita oficial aos Estados Unidos, num momento em que buscava notícias positivas para reagir à crise.
“Você não poderia ter pedido ao [ministro] Teori [Zavascki] para aguardar quatro ou cinco dias para homologar a delação? Isso é uma agenda nacional, Cardozo, e você f**** a minha viagem”.
Assim como Lula, Dilma queria que Cardozo interferisse no Judiciário, o que ela mesma acabou fazendo dias depois, ao atacar os procedimentos de prisão preventiva adotados pelo juiz Sergio Moro e ao ter um encontro clandestino no exterior com o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, supostamente intermediado pelo próprio Cardozo, que buscaria assim se redimir.
Como escreve Josias de Souza sobre o golpe português:
“Dilma estava a caminho da Rússia. Aterrissou em Portugal a pretexto de reabastecer o jato presidencial. Em vez de Lisboa, preferiu o Porto.
 Lewandowski e Cardozo estavam na cidade de Coimbra. Participavam de um seminário de nome sugestivo: ‘O Direito em Tempos de Incertezas’.
Na versão oficial, Lewandowski soube por Cardozo que Dilma faria escala em Portugal. E pediu ao ministro da Justiça que intermediasse o encontro com a presidente. Em Brasília, o mandachuva do STF poderia cruzar a praça a pé para chegar à sala de Dilma. Em Portugal, teve que vencer os cerca de 120 quilômetros que separam Coimbra do Porto. E querem que ninguém faça a concessão de uma surpresa. É certo que o brasileiro baniu dos seus hábitos o ponto de exclamação. Mas há limites para o cinismo.”
Há limites, também, para a oposição permitir que Dilma faça com o Brasil o que Cardozo fez com a sua viagem.
Os brasileiros não aguentam mais pagar pela “m****” de seu governo.
16 de agosto

ARMAS EM FUNERAL - CEL CAV CARLOS AUGUSTO ALBERNAZ CORRÊA

Homenagem a um Amigo



O Cel Cav Carlos Augusto Albernaz Corrêa adormeceu na Paz de Cristo. Era filho do Gen Ex Antonio Jorge Corrêa, um ícone dos cavalarianos de minha geração. Gilda e eu, desde os idos de 1966, em Ponta Porã, quando servíamos no 11º RC, o tratávamos por Dadusto, carinhoso apelido de família. Lá vivemos inesquecíveis episódios de nossas vidas. 


Foi grande amigo meu, dos maiores. Dizem que não devemos julgar atos dos grandes amigos nem dos grandes inimigos, pois não haveria como ser justos e isentos. Mas do Corrêa posso apontar sem medo de errar algumas qualidades que são incontestáveis: foi um homem autêntico, amigo dos amigos, leal e franco ao extremo dos extremos. Manifestava suas emoções com intensidade, para ele as coisas eram boas ou más, sem meios termos. 

Quando gostava do ambiente e das pessoas que nele estivessem mostrava-se feliz, alegre e descontraído. Caso contrário, tornava-se mal humorado, fechava-se em si mesmo, impacientava-se e não resistia por muito tempo. E se ia. 

Porque muito o queria me consola a certeza de que Deus, que sabe das coisas, vai perdoar seus eventuais pecados, dar-lhe uma chance e abrir para ele as portas do Céu. 

Descanse em Paz ao lado dos amigos que aí já estão. 

Abração.

Gen Div Gilberto Pimentel

domingo, 12 de julho de 2015

O empresário Jonas Suassuna brigou feio com Fábio Luis Lula da Silva, o Lulinha

O empresário Jonas Suassuna brigou feio com Fábio Luis Lula da Silva, o Lulinha. Ele ficou irritadíssimo ao ver seu nome no noticiário policial da Operação Lava Jato e teme que acabe sendo arrastado para dentro da investigação. Dono de um poderoso grupo de mídia e TI, o executivo virou sócio de Lulinha na Gamecorp, hospeda o filho do ex-presidente num luxuoso apartamento em Moema e até emprestou seu nome na escritura do sítio de Atibaia usado por Lula e que teria sido reformado pela OAS, uma das empreiteiras investigadas pelo juiz Sérgio Moro. Suassuna diz a amigos que “não suporta mais carregar Fábio nas costas”.
Pic_Conf.jpg
Intuição feminina
Fábio atribui o iminente rompimento de Jonas Suassuna a pressões de sua mulher, Claudia Bueri Suassuna. A bela empresária carioca com quem o empresário casou em 2013 sempre criticou a relação do marido com o clã lulista. Ela também foi contra a inclusão da filha de Jonas, Bianca, no contrato social da Gamecorp.
Lulas e as laranjas
Kalil Bittar também é sócio, ao lado de Suassuna, do sítio usado por Lula em Atibaia. Mas quem o conhece diz que leva, assim como seu irmão Fernando, uma vida bastante simples, sem ostentação, sugerindo que os filhos de Jacob não desfrutam de seus próprios bens.
Sócio do barulho
No réveillon de 2010, a PM de Atibaia prendeu em via pública o empresário Rogério Machado. Ele portava uma escopeta 12, uma pistola 38, uma touca ninja e um radiotransmissor na frequência da PM. Até 2013, era sócio de Nilza Fiuza, chefe do gabinete da Presidência em São Paulo.
Charge.jpg
Leo, o apocalipse 
Apesar do nervosismo com a delação de Ricardo Pessoa, da UTC, Lula teme mesmo a eventual colaboração de Leo Pinheiro, da OAS. Ele cuidava das despesas pessoais do presidente, de familiares e amigos. Metódico, Pinheiro tinha o hábito de registrar toda e qualquer ajuda concedida.
OAS e os fundos
O MPF quer que Leo fale também dos negócios da Invepar, consórcio criado pela OAS com Previ, Petros e Funcef – cada um com 25%. A Invepar ganhou concessões pagando os maiores ágios do mercado. Suspeita-se que o dinheiro foi usado para financiar campanhas do PT.
Nem tudo são flores
Suassuna alega que até hoje não obteve retorno da parceria com Fabio, que lhe foi apresentado por Kalil Bittar, filho de Jacob, amigo de Lula. Em troca de investimento inicial na Gamecorp, Kalil teria lhe prometido acesso aos cofres públicos e intermediou até um encontro com o então presidente da Previ, Ricardo Flores, a quem se referia como “Garden”.
Encontros de Vaccari
A força-tarefa já tem detalhes de encontros do tesoureiro João Vaccari Neto com dirigentes dos fundos de pensão. As reuniões aconteciam em hotéis e restaurantes de Rio e São Paulo, e residências de grandes empresários. Um deles gostava de convidá-los para passeios de iate.
Quem será o dono?
Falando em iate, o polêmico empresário Daniel Birmann alega à Justiça que o megaiate de R$ 60 milhões arrestado na marina de Salvador não é seu. Consta da ação que a embarcação seria da offshore Tango Bravo ou do investidor americano Evon Zartman Vogt III. Controlador da Zartman Services, ele foi sócio de Birmann na produção de biodiesel a partir da mamona, iniciativa apoiada publicamente por Lula, que garantiu a compra da produção pela Petrobras. Condenado pela CVM à multa de R$ 280 milhões, Birmann foi cliente da consultoria de Zé Dirceu.
Auditoria collorida
A KPMG, que de 2008 a 2012 validou balanços da Petrobras que incluíam gastos com projetos superfaturados por diretores em conluio com o clube do bilhão, tem como sócio Claudio Roberto Leoni Ramos, irmão de Pedro Paulo Leoni, acusado na Lava-Jato de intermediar propina para Fernando Collor, de quem foi ministro. Claudio e PP são sócios na Globalbank.
Toma lá dá cá
ADVOGADO-GERAL DA UNIÃO, LUIS INACIO ADAMS
CONF-3-IE.jpg
ISTOÉ – A resposta aos questionamentos do TCU pode reverter a tendência de desaprovação das contas do governo?
Adams – 
O TCU compreendeu que é necessário o contraditório para chegar a uma decisão equilibrada. Por enquanto, não há um convencimento formado, então achamos que é possível a aprovação das contas.
ISTOÉ – Qual a linha de defesa do governo?
Adams –
 Estamos demonstrando que essa prática foi entendida como regular no passado. Em 2001, 2000, 2002 e assim por diante... Mas o TCU avalia mudar esse entendimento. É natural que se estabeleça uma nova jurisprudência, mas não pode ser retroativa.
ISTOÉ – A presidenta Dilma precisa de mais prazo?
Adams – 
Não vemos necessidade de pedir mais prazo. Os elementos que nós temos estão bem sistematizados. Todas as áreas do governo envolvidas estão trabalhando com dedicação. Vamos entregar as respostas no dia 22.
Rápidas
* Jovem, bonita, articulada e líder da juventude tucana, a deputada Mariana Carvalho (PSDB-RO) foi eleita vice-presidente da legenda. É a primeira vez que uma mulher assume o cargo de cúpula e há quem já cogite seu nome ao lado de Aécio Neves numa eleição pós-impeachment.
* O juiz Sérgio Moro está disposto a fornecer um roteiro de temas para serem abordados nas acareações que a CPI da Petrobras começa a promover. A sugestão pode ajudar a sistematizar as perguntas dos parlamentares, que às vezes se perdem em meio a tantas denúncias.
* Na busca pelo ressarcimento de ex-clientes do Banco Schahin, o advogado Oswaldo Fabris oficiou ao Banco Central a respeito do calote de títulos emitidos pela offshore S&S Finance, citada na Lava-Jato. Até agora, o BC silenciou.
* A médium Adelaide Scritori, da Fundação Cacique Cobra Coral, desembarcou em Toronto para garantir céu limpo na abertura dos Jogos Panamericanos. Depois foi chamada para garantir chuvas e trovoadas na região do Cinturão da Soja nos EUA. Agora, vai para a Europa.
Retrato falado
Na opinião do presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Antonio Augusto Rodrigues, a Operação Lava Jato tem servido para mudar velhos hábitos da capital federal. Segundo ele, em pouco mais de um ano a movimentação de dinheiro em espécie caiu pela metade em Brasília, para desespero de doleiros, políticos e empresários.
CONF-2-IE.jpg
Uma guinada no PP
O deputado Guilherme Mussi destronou de vez Paulo Maluf da presidência do PP em São Paulo. Maluf não aceitara a derrota em dezembro e recorreu à Justiça, mas perdeu. De olho em 2016, Mussi começa a oxigenar a legenda, aliando-se ao governo Alckmin e atraindo bons quadros políticos que haviam se afastado por divergências com o velho comando.
CONF-4-IE.jpg
A benção meu padim
A advogada Juliana de Ávila Carreiro, filha do ministro do TCU Raimundo Carreiro, foi promovida a coordenadora da assessoria jurídica da presidência do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. A boa notícia chegou dias após ela tirar a carteirinha da OAB. Para quem não lembra, Juliana foi citada no escândalo dos atos secretos do Senado, onde conseguira uma boquinha por indicação de José Sarney, padrinho de Carreiro. Ela perdeu o posto, mas foi acomodada no TJDFT. Agora é chefe.
Fotos: Ruy Baron/Valor/Ag. O Globo; Raquel Cunha/Folhapress
Colaborou Josie Jerônimo 
http://www.istoe.com.br/colunas-e-blogs/colunista/57_BRASIL+CONFIDENCIAL