segunda-feira, 6 de julho de 2015

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - 06 DE JULHO

Colunista Léo Peixoto

Thiago Miranda


Tupi Líder do grupo B na série C do campeonato brasileiro de 2015

CAXIAS/RS 0 X 1 TUPI/MG


REITOR DA UFJF RECEBE COMANDANTES DO EXÉRCITO

Na última segunda-feira, 29 de junho, o reitor da UFJF, Júlio Chebli, acompanhado do secretário geral, Basileu Tavares, recebeu em seu gabinete o comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Mth), general Eduardo Paiva Maurmann, do comandante do 4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, tenente coronel Maurício Barros Guimarães, acompanhando por oficial de seu Estado Maior, e do diretor do Campo de Instrução de Juiz de Fora, tenente coronel Igor Baptista.


Foi uma visita de cortesia dos comandantes que aproveitaram a ocasião para reafirmar a parceria com a UFJF na realização da corrida Duque de Caxias, tradicionalmente realizada no mês de agosto, dentro das comemorações do Dia do Soldado.


Outros assuntos foram tratados e novas parcerias foram firmadas.

Fotos Alexandre Dornelas


domingo, 5 de julho de 2015

Vídeo hilário: Dilma diz que brasileiros vão sentir a tocha

04/07/2015
 às 14:59 \ BrasilCultura



Dilma Rousseff não comete gafes.
Dilma é uma gafe, que, às vezes, comete frases gramaticalmente corretas, se tiver uma colinha.
Na apresentação oficial da tocha olímpica da “Copa” de 2016 na sexta-feira, em Brasília, ela estava em seu estado natural.
“Cada vez menos”, a petista está “cada vez mais” assim, para que os brasileiros se “sentam” – se “sintam!” – participantes – “partícipes!” – desse processo de mandiocrização do país.
Enquanto a inflação e o desemprego disparam, Dilma confirma que a tocha vai ser sentida no Brasil, de norte a sul e de leste a oeste.
Como dizia meu querido Flavio Morgenstern (embora eu me ‘inclua fora dessa’):
“Seria cômico se não fosse no nosso rabo.”

ASSISTA AO VÍDEO NO LINK ABAIXO:

http://veja.abril.com.br/blog/felipe-moura-brasil/2015/07/04/video-hilario-dilma-diz-que-brasileiros-vao-sentir-a-tocha/

sexta-feira, 3 de julho de 2015

INFORMEX Nº 21 - PROMOÇÃO DE OFICIAIS GENERAIS

Incumbiu-me o Sr Comandante do Exército de informar que apresentará ao Sr Ministro de Estado da Defesa, para encaminhamento à Exma Sra Presidenta da República, a seguinte proposta de promoções e de movimentações de Oficiais Generais e de Coronéis:

A GENERAL DE EXÉRCITO COMBATENTE

Gen Div Cmb MAURO CESAR LOURENA CID


A GENERAL DE BRIGADA COMBATENTE

Cel Mat Bel IVAN FERREIRA NEIVA FILHO


A GENERAL DE DIVISÃO INTENDENTE

Gen Bda Int LUIZ ARNALDO BARRETO ARAUJO


A GENERAL DE BRIGADA INTENDENTE

Cel Int AIRES DE MELO JUREMA




A GENERAL DE BRIGADA MÉDICO

Cel Med PAULO SÉRGIO SADAUSKAS



Gen Bda OTAVIO SANTANA DO RÊGO BARROS 
Chefe do CCOMSEx 


Alto-Comando do Exército realiza reunião de número 300


Brasília – Entre 29 de junho e 3 de julho, o Alto-Comando do Exército (ACE) realiza a sua reunião de número 300. As Reuniões do Alto-Comando do Exército (RACE) acontecem normalmente em seis oportunidades por ano no Gabinete do Comandante do Exército, em Brasília. Em três desses encontros, as promoções a oficiais-generais configuram-se assunto primordial e, nas outras três, a temática é o planejamento estratégico do Exército Brasileiro.


O ACE, constituído pelos generais de exército, é um conselho permanente de assessoramento ao Comandante do Exército e destina-se a analisar e equacionar a Política Militar Terrestre, as estratégias para a sua execução, além de tratar de temas específicos que demandem decisão do Comandante da Força. Oficiais-generais designados para o Ministério da Defesa e dos Órgãos de Assistência Direta e Imediata do Comandante são convocados a participar das RACE.


No início dessa reunião, uma solenidade, com as presenças de antigos e de atuais integrantes do Alto-Comando, marcou a RACE 300. Foram inauguradas quatro placas comemorativas, que marcam as 1ª, 100ª, 200ª e 300ª edições desse grande evento decisório. Em seguida, o Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, acompanhado dos integrantes do Alto-Comando de hoje, entregou um diploma e um medalhão comemorativos da Tricentésima RACE aos antigos membros do ACE.


As atividades comemorativas da semana foram encerradas com uma palestra, oportunidade para os antigos integrantes do ACE saberem mais detalhes do processo de transformação conduzido pelo Exército.

Fonte:  

http://www.eb.mil.br/

quinta-feira, 2 de julho de 2015

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - 02 DE JULHO

Cel Cesar Augusto Guimarães

Maj Leonardo Carvalho




Cel Augusto Perez terá como incumbência a aproximação da Forças Navais do Brasil e Israel

MIDEAST-ISRAEL-60 YEARS-NAVY
Roberto Lopes
Editor de Opinião da revista Forças de Defesa
Vinheta ExclusivoQuase oito meses depois de o porta-voz do serviço diplomático israelense Yigal Palmor, ter chamado o Brasil de “anão diplomático”, as Marinhas israelense e brasileira estão negociando uma aproximação de caráter inédito em seu relacionamento.
Por iniciativa de Israel, oficiais dos dois países estão começando a examinar a possibilidade de ser estabelecido um mecanismo que permitirá ao Estado-Maior da Armada do Brasil trocar informações – técnicas e operacionais – com o Estado-Maior da Marinha israelense.
A aproximação das duas Forças Navais foi um dos pontos abordados, no início de fevereiro, pelo Adido de Defesa de Israel, capitão-de-mar-e-guerra Ilan Lavi (ex-comandante de um esquadrão de lanchas-patrulha Super Dvora Mk.III no Mar Mediterrâneo), durante um giro por gabinetes de chefes navais no Rio de Janeiro.
O assunto é também uma das incumbências do coronel de Artilharia Augusto Pompeu de Souza Perez, que, nesse momento, está deixando a Secretaria-Geral do Exército, em Brasília, para assumir, no meio do ano, o posto de Adido de Defesa, Naval e Exército junto à Embaixada do Brasil em Tel Aviv.
Brasília mantém adidos militares em Israel desde 1973, e a partir deste ano terá dois oficiais nessa função diplomática. O segundo será um Adido da Aeronáutica, que terá a missão de apoiar o funcionamento do recém-criado Escritório Brasileiro de Ligação da Aeronáutica em Israel.
Troca – O protocolo de aproximação entre os dois Estado-Maiores navais deve prever uma rotina de reuniões bilaterais – a primeira, possivelmente, sendo realizada ainda este ano em Israel.
A Marinha do Brasil ofereceria aos israelenses sua experiência no campo operacional; a Armada israelense proporcionaria aos brasileiros informações sobre os mais recentes avanços tecnológicos para a guerra no mar.
Nos últimos anos, as empresas Israel Aerospace Industries e Rafael Advanced Defense Systems tentaram, sem sucesso, interessar os planejadores da Marinha do Brasil no míssil antiaéreo de lançamento vertical Barak.
Os israelenses já conhecem a capacitação do pessoal naval brasileiro em missões de vigilância.
Entre dezembro de 2011 e junho de 2012 a fragata classe Niterói que capitaneava a Força-Tarefa Marítima da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (FTM-UNIFIL), plotou 320 violações do espaço aéreo libanês por aeronaves militares israelenses. Por designação da Organização das Nações Unidas, cabe a um almirante brasileiro (de duas estrelas) o comando da Força-Tarefa Marítima que opera na costa do Líbano.
Os registros obtidos pelo navio foram transmitidos ao comando da UNIFIL para posterior conhecimento do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Os israelenses não negaram que tivessem invadido os céus libaneses, mas argumentaram que se tratara de voos de reconhecimento – sem o uso de armas – em proveito do monitoramento das atividades da facção combatente Hezbollah.
Visitas – Há exatos três meses, o então comandante da FTM-UNIFIL, contra-almirante Walter Eduardo Bombarda, foi recebido no Centro de Vigilância de Rosh Hanikra e na Base Naval de Haifa, em Israel, onde manteve reunião de trabalho com o comandante, contra-almirante David Saar Salama.
O objetivo das visitas foi conhecer as capacidades e o modo de operação da Marinha Israelense em área contígua àquela de atuação da UNIFIL, bem como inteirar-se das preocupações daquele país com os aspectos da guerra assimétrica de caráter naval travada permanentemente na região. A comitiva da FTM também foi convidada a subir a bordo de uma moderna corveta classe Sa’ar.
http://www.naval.com.br/blog/2015/03/20/marinhas-do-brasil-e-de-israel-preparam-mecanismo-de-troca-de-informacoes/

Pró-reitora de Apoio Estundantil da UFJF pede exoneração


Braço direito do reitor Júlio Chebli e do vice Marcos Chein durante o diálogo com os estudantes no movimento de ocupação da Reitoria, em maio deste ano, a pró-reitora de Apoio Estudantil e Educação Inclusiva, Joana de Souza Machado, formalizou ontem o seu pedido de exoneração do cargo. Na carta enviada ao reitor, Joana não explicita as razões para sua decisão, mas alega “dificuldades pessoais em seguir tentando pelo lado de dentro da gestão”. A professora da Faculdade de Direito afirma que a decisão “foi amadurecida há bastante tempo”, mas que se propôs a encerrar um ciclo de reestruturação do Apoio Estudantil a fim de que “a gestão do setor pudesse receber uma transição mais tranquila”, relata.
Joana ocupou o cargo por dez meses. No documento, ela enaltece algumas realizações como a regulamentação do uso do nome social na UFJF e a luta do movimento estudantil na reivindicação legítima por direitos como assistência estudantil, informação e liberdade, culminando com o processo de ocupação da Reitoria. “É cedo para termos esta dimensão do amadurecimento institucional que esse processo trouxe a toda a comunidade acadêmica da UFJF e ainda nos trará, especialmente pelo modo fantástico e sem precedentes como evoluiu”, afirma. Em nota publicada no site da Pró-Reitoria de Apoio Estudantil e Educação Inclusiva (Proae), a informação é de que o psicólogo Frederico Freire Rosa, técnico administrativo da instituição, assume o cargo em caráter pro tempore.
http://www.tribunademinas.com.br/pro-reitora-pede-exoneracao/

CÂMARA APROVA, EM PRIMEIRO TURNO, REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL


A Câmara dos Deputados aprovou, em primeiro turno, na madrugada desta quinta-feira (1°) a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos para crimes hediondos, para homicídio doloso e lesão corporal seguida de morte. Na nova sessão, 323 deputados foram a favor, 155 deputados votaram contra a redução da maioridade penal e houve ainda 2 abstenções. 
O texto "mais brando" votado nesta sessão foi considerado uma "pedalada regimental" do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para reverter a rejeição da proposta votada na sessão da madrugada de terça para quarta. Na madrugada de quarta, outro texto que propunha a redução da maioridade foi rejeitado pelos deputados por cinco votos, eram 308 votos a favor para a aprovação de uma emenda constitucional.
O texto, aprovado nesta sessão, prevê a redução da maioridade para 16 anos para jovens que cometerem crimes hediondos, homicídio doloso (com intenção de matar) e lesão corporal seguida de morte. A diferença em relação ao texto derrotado na sessão de terça-feira foi a retirada de tráfico de drogas, de terrorismo e de roubo qualificado do rol de crimes que faria o jovem responder como um adulto.
A emenda aglutinativa foi acordada entre PMDB, líderes da oposição e deputados favoráveis à redução da maioridade penal e sofreu críticas do PT, PC do B e PSOL, que classificaram como um 'pedalada regimental'.
"Cada vez que alguém que está na presidência tem uma opinião sua derrotada em uma votação democrática, ele pode articular uma maioria de novo, fazer um novo substitutivo e provocar uma nova votação. Retirando uma palavra, retirando um artigo. Nós teríamos múltiplas votações até que a vontade de quem dirige seja uma vontade vitoriosa", afirmou o vice-líder do PT na Câmara, Henrique Fontana (PT-RS), criticando Eduardo Cunha (PMDB-RJ).
Nas falas que defendiam a redução da maioridade penal, diversos deputados chamavam o "clamor das ruas" em defesa da aprovação do texto. Cerca de 87% dos brasileiros apoiam a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, segundo pesquisa de opinião feita pelo Datafolha no último dia 22 de junho.

Tensão

A votação da redução da maioridade penal na terça-feira foi acompanhada por intensos protestos a favor e contra a PEC 171/93 (proposta de emenda constitucional). A polícia legislativa chegou a fazer uso de gás de pimenta para dispersar manifestantes que tentavam entrar na Câmara.
A sessão, que durou mais de sete horas, teve presença de dezenas de estudantes contrários à redução da maioridade penal, que comemoram a rejeição do texto substitutivo. Nesta quarta-feira, as galerias não foram abertas para a entrada de manifestantes para evitar tumulto, segundo Cunha.
O presidente da Câmara foi visto muitas vezes ao celular ao longo da sessão, 

Próximos passos

O texto que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos (PEC 171/93) ainda deve passar por uma segunda votação na Câmara dos Deputados e por duas votações no Senado para que a Constituição seja alterada. 
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/07/02/com-pedalada-regimental-reducao-da-maioridade-penal-e-aprovada-na-camara.htm

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Bares serão fiscalizados em Juiz de Fora

POR GRACIELLE NOCELLI

Mais de cem bares e restaurantes da região central serão fiscalizados até sexta-feira (3) em uma ação conjunta do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio das promotorias do Consumidor e de Saúde, da Vigilância Sanitária e da Agência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/JF). A inspeção foi iniciada na última segunda-feira (29) e já interditou estabelecimentos que não atendiam às normas de segurança e higiene. O número de bares impedidos de funcionar ainda não foi divulgado, mas é considerado alto pela fiscalização. Após o término da ação no Centro, o trabalho terá continuidade nos bairros.
“O levantamento parcial demonstra grandes problemas no comércio de alimentos. Muitos locais estão sem alvará e nem sequer possuem pedido do documento na Vigilância Sanitária, o que confirma atuação na clandestinidade”, informou o promotor de Saúde Rodrigo Barros. “Esta situação reflete a falta de fiscalização por parte dos órgão municipais. Sabemos que a Vigilância Sanitária possui apenas dois fiscais para fazer este trabalho, o que o torna impossível.” Segundo Barros, os locais que não possuem pedido de alvará, mas mantêm condições estruturais adequadas para atender os consumidores são notificados e têm o prazo de 15 dias para entrar com o pedido do documento. Já os demais são interditados e só poderão reabrir quando confirmarem a correção dos problemas encontrados.
O superintendente do Procon/JF, Nilson Ferreira Neto, explica que a fiscalização é decorrente do projeto “Fornecer com segurança”, iniciado no ano passado. “Oferecemos capacitação sobre o condicionamento, o preparo e a venda de alimentos para supermercados, bares e restaurantes. Também alertamos que era preciso adequação à legislação. Agora, iniciamos a fiscalização deste trabalho.” Ele destaca que dentre as obrigatoriedades estão a posse de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC), cardápio em braile e a informação visível para os clientes que os 10% de gorjeta são opcionais. “Autuamos alguns locais e também apreendemos produtos que não estavam aptos para o consumo. A aplicação de multa varia de acordo com cada caso.”
Em nota, o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares afirmou que disponibiliza aos associados o kit-fiscalização que compreende todos os cartazes exigidos por lei e o exemplar de Código de Defesa do Consumidor, alvo da fiscalização. A entidade vai oferecer curso de boas práticas de manipulação de alimento nos dias 13, 15 e 17 de julho.
http://www.tribunademinas.com.br/bares-sao-interditados-na-cidade/

NOTA DE ESCLARECIMENTO - REPORTAGEM DO FANTÁSTICO


Em relação à reportagem veiculada no Programa Fantástico, da Rede Globo, exibido em 28 de junho de 2015, que trata de comercialização de vidros blindados de carros de passeio, o Centro de Comunicação Social do Exército informa o seguinte:

O Exército Brasileiro orgulha-se de ser uma Instituição de Estado, que detém a confiança de sua população e com a qual se identifica pela defesa dos mesmos valores éticos e morais, repudiando veementemente fatos desabonadores praticados por quaisquer cidadãos.

A Força Terrestre já vem investigando supostas irregularidades, em colaboração com o Ministério Público Militar, e não se furtará a abrir novos procedimentos que forem necessários para elucidar todos os fatos. O Exército tem grande interesse no esclarecimento de todos os episódios e sancionará aqueles que venham a ser identificados como responsáveis.

A Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC), responsável pela atividade de fiscalização e controle administrativo do material objeto da matéria veiculada, vem atuando no aperfeiçoamento dos processos, definindo novas ações e substituindo agentes administrativos, com a finalidade de dar pronta solução às suspeitas apresentadas na investigação.

Por fim, ressalta-se que o Exército Brasileiro não compactua com qualquer tipo de irregularidade praticada por seus integrantes e reafirma o compromisso de conduzir suas ações pelo estrito cumprimento das normas legais, pela transparência dos seus atos e pela colaboração com outros órgãos para a elucidação dos fatos.

GENERAL DE BRIGADA OTÁVIO SANTANA DO RÊGO BARROS 
Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército

Major do Exército suspeito de envolvimento em fraude declara inocência

http://forcamilitar.com.br/2015/06/30/major-do-exercito-suspeito-de-envolvimento-em-fraude-declara-inocencia-e-desafia-o-mp-a-encontrar-alguma-coisa/

E desafia o MP a “encontrar alguma coisa!”

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - NEY GERALD




EXPLICAÇÃO FANTÁSTICA DE UM MÉDICO DE BOM HUMOR!

A HORA CORRETA PARA TOMAR ÁGUA EM UM BAR.

Você vai ao bar ou a uma festa e bebe uma cerveja.
Bebe a segunda cerveja. A terceira e assim por diante.

O teu estômago manda uma mensagem pro teu cérebro dizendo:
"Caracas véio...
o cara tá bebendo muito liquido, tô cheião!!!"

Teu estômago e teu cérebro não distinguem
que tipo de líquido está sendo ingerido,
ele sabe apenas que "é líquido".

Quando o cérebro recebe essa mensagem ele diz:
- "Caraca, o cara tá maluco!!!"

E manda a seguinte mensagem para o RIM:
- "Meu, filtra o máximo de sangue que tu puderes,
o cara aí tá maluco e tá bebendo muito líquido,
vamos botar isso tudo pra fora"
e o RIM começa a fazer até hora extra
e filtra muito sangue e enche rápido.

Daí vem a primeira corrida ao banheiro.

Se você notar,
primeiro xixi é com a cor normal, pouco amarelada,
porque além de água, vem as impurezas do sangue.

O RIM alivia a vida do estômago,
mas você continua bebendo
e o estômago manda outra mensagem pro CÉREBRO:
"Cara, ele não pára, socorro!!!"
e o CÉREBRO manda outra mensagem para o RIM:
"Véio, estica a baladeira, manda ver aí na filtragem!!!"

O RIM filtra feito um louco, só que agora,
o que ele expulsa não é o álcool,
ele manda pra bexiga apenas ÁGUA
(o líquido precioso do corpo).

Por isso que as urinadas seguintes
são transparentes, porque é água.

E quanto mais você continua bebendo,
mais o organismo joga água pra fora
e o teor de álcool no organismo aumenta
e você fica mais "bunitim".

Chega uma hora que você tá com o teor alcoólico
tão alto que teu CÉREBRO desliga você.
Essa é a hora que você desmaia... dorme... capota...

Ele faz isso porque pensa:
"Meu, o cara tá a fim de se matar,
tá bebendo veneno pro corpo,
vou apagar esse doido
pra ver se assim ele pára de beber
e a gente tenta expulsar
esse álcool do corpo dele"

Enquanto você está lá, apagado (sem dono),
o CÉREBRO dá a seguinte ordem pro sangue:
"Bicho, apaguei o cara, agora a gente tem que tirar
esse veneno do corpo dele. O plano é o seguinte,
como a gente está com o nível de água muito baixo,
passa em todos os órgãos e tira a água deles e assim a gente consegue jogar esse veneno fora".

O SANGUE é como se fosse o Boy do corpo.
E como um bom Boy, ele obedece as ordens direitinho
e por isso começa a retirar água de todos os órgãos.
Como o CÉREBRO é constituído de 75% de água,
ele é o que mais sofre com essa "ordem" e daí
vêm as terríveis dores de cabeça da ressaca.

Então,
sei que na hora a gente nem pensa nisso,
mas quando forem beber,
bebam de meia em meia hora um copo d'água,
porque na medida que você urina, já repõe a água.

Sabia que...... tomar água na hora correta
maximiza os cuidados no corpo humano?

2 copos de água depois de acordar
ajuda a ativar os órgãos internos.

1 copo de água 30 minutos antes de comer
ajuda na digestão.

1 copo de água antes de tomar banho
ajuda a baixar a pressão sanguínea.

1 copo de água antes de ir dormir
evita ataques do coração.

Por favor, repasse esta mensagem
para todas as pessoas que estima...

DR. CELIO DE MORAES MARQUES

11º ARRAIÁ DA ALAE - CONVITE


ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE JUIZ DE FORA - ALMOÇO EMPRESARIAL


ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - GEN OTÁVIO SANTANA DO RÊGO BARROS


terça-feira, 30 de junho de 2015

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - 30 DE JUNHO

Helder Teixeira

Mônica Pinto Leal


Acidente sem vítima em rodovias federais será registrado pela internet

O secretário-executivo do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, e a diretora-geral PRF, Maria Alice Nascimento Souza, apresentam a Declaração Eletrônica de Acidente de Trânsito, e-DAT (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
Acidentes sem vítimas em rodovias federais, as chamadas BRs, passarão a ser registrados pela internet. Desenvolvido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), o serviço substitui o boletim de ocorrência feito pelos policiais e deve reduzir tempo de espera do motorista para fazer o registro. O serviço foi lançado nesta terça-feira (30) e deve absorver 50% das declarações de acidentes que ocorrem todos os anos nas rodovias federais, calcula a diretora-geral da polícia, Maria Alice Nascimento Souza. Em 2013, do total de acidentes ocorridos, 62% não tiveram vítimas. Em 2014, não houve vítimas em 58% dos acidentes. “Não temos um diagnóstico preciso, mas calculamos que 50% dos acidentes sejam de pequena monta. Além disso, (o novo serviço) nos permite priorizar atendimentos a acidentes mais graves”, disse Maria Alice.
Quem precisar utilizar o sistema pode fazer o boletim em um prazo de 60 dias após o acidente, mas alguns requisitos serão levados em consideração. O acidente não pode envolver vítimas, risco para o meio ambiente (caso de cargas tóxicas, por exemplo) ou o patrimônio público. O serviço é gratuito e passou a ser oferecido no site da PRF. Ele pode ser feito por qualquer aparelho com acesso à internet, e a DAT, como é chamada a declaração, será emitida 5 dias. úteis após a validação do documento virtual.
Boletim pode ser feito em um prazo de 60 dias após o acidente
Boletim pode ser feito em um prazo de 60 dias após o acidente
Se houver acordo entre as partes, pode ser feito um único documento com os dados de todos os envolvidos. De acordo com o secretário executivo do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, o documento gerado após a declaração do acidente vale como prova em tribunais e é reconhecido pelas seguradoras. “Isso acaba facilitando uma possível judicialização, já que serve de prova”, disse.

O que fazer em caso de acidente

- Em caso de acidentes sem vítimas, conforme o artigo 178 do Código de Trânsito, os envolvidos devem retirar os veículos da rodovia, para garantir a segurança e a fluidez do tráfego.
- Devem também anotar o local (BR, quilômetro e sentido), a data e o horário da ocorrência. Fotografar os veículos e os danos, coletar dados dos demais envolvidos e listar eventuais testemunhas também estão entre as medidas recomendadas pela PRF.
- O prazo máximo para se acessar o endereço www.prf.gov.br/acidente e fazer a declaração eletrônica do acidente é de 60 dias.
- No caso de acidente com vítimas, os envolvidos devem providenciar socorro médico aos feridos e acionar a polícia. Em rodovias federais, o telefone a ser utilizado é o 191.
- É imprescindível sinalizar imediatamente o local, com o uso do triângulo a uma distância de pelo menos 30 metros, para evitar novos acidentes.
- Apenas nos casos de acidente com vítima o local deve ser preservado, para facilitar os trabalhos de policiais e peritos.
http://www.tribunademinas.com.br/acidente-sem-vitima-em-rodovias-federais-sera-registrado-pela-internet/