sexta-feira, 22 de março de 2019

INCORPORAÇÃO DE NOVOS RECRUTAS NO COLÉGIO MILITAR DE JUIZ DE FORA

No dia 8 de março, ocorreu, no Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF), a formatura de incorporação de 86 recrutas do contingente de 2019. A solenidade contou com a presença de familiares e amigos dos novos integrantes da Força Terrestre.
O Soldado Dhenyel de Almeida Damasceno, mais jovem recruta incorporado no corrente ano, realizou a abertura solene do Portão das Armas, acompanhado pelo Soldado Luiz Flávio de Lima Knupp, praça mais distinta do ano de 2018 do CMJF.
Fonte: CMJF

Fotos: ST Baldanza

NOVOS GUIAS DE CORDADA DO EXÉRCITO BRASILEIRO SÃO BREVETADOS E ESTÃO APTOS A OPERAR EM ELEVADA ALTITUDE

No dia 21 de março, o 11º Batalhão de Infantaria de Montanha (11º BI Mth) realizou a formatura de brevetação do Curso Básico de Montanhismo (CBM) 2019/2, para os oficiais, e 2019/3 para os sargentos. O CBM tem como principal função capacitar o militar a: operar nas alturas, conduzindo tropas de qualquer natureza; realizar escaladas; e equipar vias provisórias e ou permanentes em rocha.
Concluíram com aproveitamento 20 militares, sendo dois do 10º Batalhão de Infantaria Leve, seis do 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, dois do 12º Batalhão de Infantaria, um do 32º Batalhão de Infantaria Leve, dois do 4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, três do 17º Batalhão Logístico Leve, um do Comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), dois da Companhia de Comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha)  e um da Academia Militar das Agulhas Negras.
O Coronel Henrique Fernandes Marques, Chefe do Estado-Maior da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha) – 4ª Bda Inf L (Mth) –, acompanhado do Comandante do 11º BI Mth e familiares dos concludentes, realizou a brevetação dos alunos. Os novos Guias de Cordada estão aptos, a partir deste momento, a utilizar o símbolo do montanhismo militar brasileiro, que, junto com a boina cinza, representa o montanhista militar.
Todas as atividades foram realizadas no Campo de Instrução de Montanha do 11º BI Mth, localizado em São João Del Rei (MG), sendo coordenadas pela equipe de instrutores e monitores do Centro de Instrução de Operações em Montanha (CIOp Mth).
Atualmente, o CIOp Mth ministra estágios e cursos de Montanhismo Militar. O mais elementar, o Estágio Básico do Combatente de Montanha, que forma o escalador militar, destina-se a qualificar o escalador de combate, permitindo-lhe ascender por vias equipadas. O segundo, o CBM, que forma o Guia de Cordada, objetiva a condução de equipes de escaladores por vias de difícil acesso e de elevado grau de dificuldade, assim como a equipagem das vias para o escalador militar ultrapassá-las. Já o Curso Avançado de Montanhismo forma o Guia de Montanha e requer técnica mais apurada e é realizado por militares possuidores do Curso Básico. Sua finalidade é executar reconhecimentos técnicos em montanha, assessorar o comando da tropa sobre as características operacionais em terreno montanhoso, selecionar as melhores vias, ultrapassar paredões e planejar operações de busca e salvamento em montanha.
Fonte: 4ª Bda Inf L (Mth)

Fotos: SD NB Cassiano

COLÉGIO MILITAR DE JUIZ DE FORA APRESENTA ESTANDARTE HISTÓRICO, PROMOVE ALUNOS E ENTREGA BOINA GARANÇA


No dia 16 de março, o Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF) realizou uma cerimônia para a entrega da boina garança aos novos alunos, para apresentar o estandarte histórico da OM e realizar a promoção do aluno classificado em primeiro lugar no Concurso de Admissão.
A boina garança, símbolo que distingue aqueles que pertencem ao Sistema Colégio Militar do Brasil, foi entregue aos novos integrantes do corpo discente do CMJF.
O estandarte histórico da organização militar, conduzido nos desfiles militares, junto com a Bandeira Nacional, foi apresentado aos novos integrantes do corpo discente, ocasião em que puderam conhecer sua composição e o seu significado.

O aluno Henrique Martins Medeiros Cabral, do 6º ano do Ensino Fundamental, classificado em primeiro lugar no concurso de admissão 2018/2019 ao CMJF, foi promovido à graduação de cabo.
As atividades foram marcadas pela emoção e pela ampla presença de parentes e amigos. 
Fonte: CMJF

Fotos: João Betoldo

PROTEÇÃO SOCIAL DOS MILITARES - MENSAGEM DO COMANDANTE DO EXÉRCITO


Endereço para acesso a cartilha:

https://www.eb.mil.br/documents/10138/9474894/LIVRETO+Prote%C3%A7%C3%A3o+Social+2.pdf/4aa414fc-4d6f-78ca-2940-fb65a33cc034

quarta-feira, 20 de março de 2019

SISTEMA DE PROTEÇÃO SOCIAL DOS MILITARES DAS FORÇAS ARMADAS - INFORMAÇÕES, 19MAR19

A respeito de mensagens veiculadas nas mídias eletrônicas acerca da reestruturação da carreira e do Sistema de Proteção Social dos Militares das Forças Armadas, incumbiu-me o Sr Comandante do Exército de transmitir à Força o que se segue:

1. O Exército Brasileiro prestará os esclarecimentos julgados necessários a respeito da reestruturação da carreira e do Sistema de Proteção Social dos Militares das Forças Armadas tão logo o Executivo entregue as propostas de alteração da legislação pertinente ao Congresso Nacional.

2. Os detalhes das propostas ainda estão sendo ajustados; logo, os dados que têm sido veiculados podem estar imprecisos ou incompletos.

3. O conjunto das propostas observa as peculiaridades da carreira, corrige distorções da MP 2215 (de 2001), mantém a paridade e a integralidade dos vencimentos, reconhece a meritocracia e impõe sacrifícios, indistintamente, a oficiais e praças.

4. A abordagem distorcida e equivocada deste tema, além de inoportuna e atentatória aos preceitos da hierarquia e da disciplina, provoca especulações e dificulta a manutenção do equilíbrio necessário para as tratativas que estão sendo empreendidas.

Gen Div RICHARD FERNANDEZ NUNES 
Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército 

"CENTENÁRIO DA MISSÃO MILITAR FRANCESA NO BRASIL, 1919/1940: VETOR DE PROFISSIONALIZAÇÃO EM NOSSO EXÉRCITO"

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL AUXILIARÁ NO ATENDIMENTO AO PÚBLICO JUNTO ÀS PRINCIPAIS MÍDIAS SOCIAIS DO EXÉRCITO

Dentre os mais de 90 mil jovens que ingressarão nesta sexta-feira, 1º de março, para prestar o serviço militar obrigatório, há um que será treinado para cumprir qualquer missão, de forma incansável. O nome de guerra desse novo integrante, que trabalhará 24 horas todos os dias, será “Max”. Não se trata de um ser humano, mas de uma inteligência artificial (IA) que terá uma presença ativa nas principais mídias sociais do Exército Brasileiro. O nome "Max" tem um duplo significado, pois a sigla significa Módulo Auxiliar de Relações Públicas e é uma citação direta ao herói brasileiro da Segunda Guerra Mundial, Sargento Max Wolf Filho.
O Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx) já havia realizado algumas iniciativas para a construção de soluções automatizadas de respostas. Em 2016, lançou um sistema integrado ao WhatsApp que empregava, para interagir, o método conhecido como Unidade de Respostas Automatizadas (URA). Uma central URA nada mais é do que um rol de opções em que o usuário é obrigado a escolher uma delas. Nesse tipo de configuração, não há simulação de conversação e, mesmo assim, cerca de 800 mensagens eram respondidas por mês. Por limitações da técnica e da forma como foi implementado no WhatsApp, o serviço se tornou inviável e foi desativado em junho de 2018.
Ainda nesse ano de 2018, o CCOMSEx iniciou os estudos de plataformas de IA, como o Watson, da IBM; o QNA Maker/Azure, da Microsoft; e o DialogFlow, do Google. Escolhido o melhor serviço, iniciou-se o aprofundamento dos estudos e os primeiros testes com o chatbot. Para isso foram analisadas mais de 20 mil conversas ocorridas nas mídias sociais com o intuito de compreender como o público realizava as interações e para identificar os assuntos mais relevantes.
O Max é uma categoria especial de chatbot que utiliza elementos de Machine Learning (aprendizado de máquina) e Processamento de Linguagem Natural para dar a resposta mais adequada aos questionamentos recebidos.
Inicialmente, o Max operará na plataforma Messenger do Facebook e responderá a uma ampla gama de questionamentos que vão desde as diversas formas de ingresso no Exército até dicas de como conseguir uma namorada.
É muito provável que o Max seja o primeiro chatbot do mundo a incorporar oficialmente a um exército, tendo, inclusive, um plano de carreira. Isso significa que a partir do momento que ele ampliar suas conexões e apresentar um resultado de interação mais assertivo, será promovido às graduações superiores. Essas promoções também vão alterar o avatar escolhido para representar o Max. Como exemplo, antes de sua ativação, o Max usará calça jeans e camiseta branca, que é o mesmo traje exigido dos conscritos. Na sexta-feira, dia da incorporação de todos os novos recrutas, o Max já estará de camuflado e gorro, pois a boina só será recebida após o primeiro acampamento.
Outro ponto de destaque será a forma de interagir com o usuário. O Max está sendo programado para ter um senso de humor e possuir uma variedade de respostas para perguntas similares.
A presença de IA para intermediar a comunicação com o público tornou-se uma necessidade para as instituições e empresas que querem atender a todas as demandas recebidas com rapidez e disponibilidade. O Exército hoje recebe cerca de 10 mil mensagens privadas por mês, que desconhecem horários, férias e feriados. Além disso, a cultura digital encurtou o tempo, tornando as pessoas mais imediatistas e impacientes. Em virtude disso, é preciso responder, quase que instantaneamente, às pessoas que entram em contato com o Exército. Hoje, pelo volume de mensagens recebidas, o Exército Brasileiro precisaria de um pelotão, trabalhando em escalas, para atender a essa demanda.
O principal papel do Max será intermediar a conversação entre humanos, pois, respondendo às questões simples, permitirá que a equipe de relações públicas do CCOMSEx se dedique às mais complexas e à busca por novas formas de interação.
Fonte: Agência Verde-Oliva

segunda-feira, 18 de março de 2019

DESPEDIDA DO COMANDANTE MILITAR DO LESTE DA GUARNIÇÃO DE JUIZ DE FORA

A 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha) recebeu no, dia 7 de março, a visita do  Comandante Militar do Leste, General de Exército Walter Souza Braga Netto.
O Comandante Militar do Leste foi recepcionado pelo Comandante da Brigada 31 de Março, General Alcio Costa em uma cerimônia militar. Participaram do evento o Estado-Maior do Comando da 4º Bda Inf L (Mth) e os Comandantes das Organizações Militares Diretamente Subordinadas (OMDS) e Organizações Militares Vinculadas (OMV). 

A visita iniciou com uma Escolta de Honra, executada pelo 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada, que o conduziu às instalações do 10º Batalhão de Infantaria Leve, onde aconteceram a honras devidas, além de uma formatura com as tropas das OMDS e OMV. 
Na sequência das atividades, o General Braga Netto foi homenageado em um almoço no Palacete Frederico Ferreira Lage, onde ocorreram as  despedidas  oficiais.
Fonte: 4ª Bda Inf L (Mth)

Fotos: ST Guarany

Presidente Bolsonaro nos Estados Unidos + Entrevista Coletiva pelo porta-voz Gen Rêgo Barros



Presidente Bolsonaro faz discurso emocionante em jantar nos EUA

Foto: Presidência da República


domingo, 17 de março de 2019

Porta-voz de Bolsonaro em Coletivas de Imprensa



Alguns comentários do internautas:

Francis Scott
Ele é um ótimo porta-voz! Muito calmo e bem humorado.
DEHBORA
Conversar com adolescente em crise de identidade exige menos energia do que com esses aí. 😂
José Ferreira de Assis
Esse Porta Voz está dando aulas de comunicação e moral e cívica.
Suzana Miranda
Amo o porta voz. Educado, objetivo, elegante. É mito!!
Marcelo Freitas
A maioria despreparados, não sabem nem como iniciar uma entrevista. Kkkk

Maria Valeria Araujo de Sousa
Não chamam o porta-voz pelo nome dele!!! Que grosseria! E ele sempre pergunta o nome do jornalista!! Que corja mal educada!!
Nerd Stark
Esse porta-voz é parte da vingança do Bolsonaro contra a imprensa. kkkkkkkkkk
Daiane S.
Esse cara é a personificação da educação. Parabéns, porta-voz!

Cl do YouTube
Eles já fazem as perguntas com medo da resposta kkkkk
Giovana Roman
Ia ser engraçado ver o Fefito - jovem Pan ali.
Elson Alves de Sousa
política psl
O jornalista do Amazonas tem sangue Verde Oliva! Respondendo o brado do General?😎
Gina Pim
ONDE essa gente está se formando? Restrição e impedimento não são sinônimos.
Nilson Felipe Aquino
Nossa não conhecia ele, estou impressionado...uau excelente.
bruno Guilherme
Oziel Gomes Pereira
5:10 Nós não acreditamos em batalha porque na justiça não existe trabalhas, existe decisões pensadas....kkkkkkkkkk essa pra mim foi a melhor MITADA.
Jacob Oliveira
A escolha do porta voz, foi maravilhoso. O cara é bem equilibrado