sexta-feira, 3 de agosto de 2018

ARMAS EM FUNERAL - CADETE LUCAS SANTIAGO SANCHES

NOTA OFICIAL

 O Comando da Academia Militar das Agulhas Negras lamenta informar que foi localizado, já sem vida, o Cadete LUCAS SANTIAGO SANCHEZ, do 3º Ano do Curso de Cavalaria, que estava desaparecido após uma embarcação afundar na Represa do Funil, em Itatiaia-RJ.
              A família do Cadete, que já vinha recebendo apoio psicológico e religioso, desde o momento em que foi constatado seu desaparecimento, foi prontamente informada.
              O falecimento do Cadete SANCHEZ ocorreu no contexto do naufrágio de uma embarcação na madrugada do dia 2 de agosto, por ocasião de um deslocamento fluvial, realizado durante o Estágio de Patrulhas de Longo Alcance com Características Especiais. Na embarcação havia 1 (um) Oficial, 13 (treze) Cadetes e o piloto.
              O Estágio, conduzido pela Seção de Instrução Especial (SIEsp), é uma atividade prevista no Plano de Disciplinas desta Academia, sendo realizado anualmente, por mais de uma vez, cujos instrutores são experientes e especializados em operações desta natureza.
              Após o acidente, os militares que se encontravam a bordo foram resgatados por outra embarcação que estava próxima ao local e conduzidos para a margem da Represa. Ao se verificar o efetivo, foi constatada a falta do Cadete SANCHEZ. Em seguida, foram iniciadas as buscas com meios de apoio imediatos previstos para a atividade. As buscas foram reforçadas, ao longo do dia, com o apoio da Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros Militar, Comando de Operações Especiais, Comando de Aviação do Exército, 12ª Brigada Infantaria Leve e Batalhão Escola de Engenharia.
              Por volta das 8h30min, de 3 de agosto de 2018, na área delimitada para buscas, o corpo do Cadete SANCHEZ foi encontrado e foram iniciados os procedimentos legais.
              Um inquérito policial militar foi instaurado para apurar as causas do acidente.
              O Comando da AMAN e todos os seus integrantes se unem em solidariedade aos familiares e amigos do Cadete Sanchez e não poupará esforços para elucidar as causas do acidente.
http://www.aman.eb.mil.br/ultimas-noticias/200-nota-a-imprensa-falecimento-de-cadete

quinta-feira, 2 de agosto de 2018

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - CEL LUCIANO BATISTA DE LIMA



Embarcação da AMAN afunda e cadete desaparece na represa do Funil

Um cadete desapareceu na madrugada desta quinta-feira, 2,  após a embarcação da Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em que ele estava, ter afundado na Represa do Funil, em Itatiaia, no Sul Fluminense.
A assessoria de Comunicação da Aman, disse que o acidente aconteceu durante um deslocamento para realizar uma operação de exercício, conhecido como o estágio de Patrulhas de Longo Alcance com Características Especiais e que essa atividade é tradicional e prevista no plano de disciplina do curso.
Outros militares que estavam na embarcação conseguiram se salvar pulando na água e nadando até a margem da represa, onde deram falta do cadete.  O restante do grupo, formado por cadetes e oficiais não se feriu. Todos estavam com coletes salva-vidas.
A Amam informou apenas que a vítima tem 25 anos e mora em Niterói, na Região Metropolitana do Rio. Ele não tinha nenhuma restrição em participar de atividades aquáticas. Neste momento, estão sendo feitas buscas para tentar localizar o cadete.
A operação está sendo realizada por bombeiros de Resende, da Marinha do Brasil, dos militares do Comando de Aviação do Exército, além de mergulhadores do Centro de Instrução Especial. A Amam também disse que embarcação estava com número de tripulantes abaixo de sua capacidade máxima.
https://diariodovale.com.br/policia/embarcacao-da-amam-afunda-e-cadete-desaparece-na-represa-do-funil/
NOTA DA AMAN
O Comando da Academia Militar das Agulhas Negras lamenta informar que na madrugada de 1º para 2 de agosto de 2018, na Represa do Funil, município de Itatiaia-RJ, uma embarcação que estava sendo utilizada por Cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, durante o Estágio de Patrulhas de Longo Alcance com Características Especiais, afundou. Ao perceberem o fato, os Cadetes abandonaram a embarcação e o Oficial que estava acompanhando o exercício naquele momento conduziu os militares para a margem. Um Cadete está desaparecido.
De imediato, foram acionados os meios de busca.
Os familiares do cadete foram informados do ocorrido e estão sendo prestadas todas as medidas de apoio aos mesmos desde já.
O cadete em questão não possui nenhuma restrição a operar em ambiente aquático. O efetivo embarcado era bem inferior à capacidade da embarcação. Os cadetes estavam aliviados de seus equipamentos e portando coletes salva-vidas.
Trata-se de uma atividade tradicional e prevista no plano de disciplina desta Academia, sendo  realizada anualmente, por mais de uma vez. Todos os militares integrantes da Seção de Instrução Especial (SIEsp) são experientes e especializados em operações desta natureza.
Além dos meios orgânicos de busca e salvamento, foram acionados os apoios da Marinha do Brasil e do Corpo de Bombeiros.
A Academia seguirá exaustivamente na busca do Cadete.

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - WILSON REZATO