sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Exército comandará a segurança no Rio de Janeiro

O presidente Michel Temer decidiu decretar intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro. O Exército irá assumir a segurança pública do Estado, com responsabilidade sobre as polícias, bombeiros e a área a de inteligência, inclusive com poder de prisão de seus membros. O interventor será o general Walter Braga Neto. Ele, na prática, vai substituir o governador do Rio na área de segurança pública.
A decisão, segundo apurou a Coluna, contou com o aval do governador do Rio, Fernando Pezão (MDB).
Pela Constituição, cabe ao presidente do Congresso, Eunício Oliveira (MDB-CE), convocar sessão para que as duas Casas Legislativas aprovem ou rejeitem a intervenção em dez dias. O decreto tem validade imediata.
Enquanto a intervenção vigorar não pode ser haver alteração na Constituição. Ou seja, nenhuma Proposta de Emenda Constitucional pode ser aprovada. É o caso da reforma da Previdência, que começa a ser discutida na segunda.
A Coluna apurou que uma ideia é decretar a intervenção e suspender seus efeitos apenas por um dia para votação da reforma do INSS.
A decisão foi tomada em reunião tensa que acabou neste momento (cerca de meia noite) entre o presidente Temer, ministros e representantes do Congresso.
Na mesma reunião, o presidente Temer bateu o martelo sobre a decisão de criar o Ministério da Segurança Pública. A proposta partiu do presidente do Senado.
A Coluna apurou que o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), precisou ser convencido da decisão. Ele se queixou que não foi convidado a participar de reuniões sobre a crise na segurança desde o início. Maia teria se irritado fortemente com o ministro da Justiça, Torquato Jardim. Maia foi inicialmente contra a intervenção no Rio, mas foi avisado de que ele seria responsabilidade publicamente pela crise na segurança do Estado e acabou cedendo.
O decreto com os termos da intervenção será publicado nas próximas horas. O texto já foi elaborado na reunião.
A intervenção é prevista no artigo 34 da Constituição que diz: “A União não intervirá nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para manter a integridade nacional…” O artigo 60 diz o seguinte, parágrafo primeiro. “A Constituição não poderá ser emendada na vigência de intervenção federal, de estado de defesa ou de estado de sítio.

http://www.defesanet.com.br/mout/noticia/28443/Exercito-Comandara-a-Seguranca-no-Rio-de-Janeiro/
Desejamos ao ilustre Gen Ex Braga Neto pleno sucesso na árdua missão que lhe foi atribuída.
Montanha!

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

14 DE FEVEREIRO - ANIVERSÁRIO DO 4º GRUPO DE ARTILHARIA DE CAMPANHA LEVE


4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve - 4º GAC L -  tem suas origens no 4º Grupo de Artilharia de Montanha. Foi ativado em 14 de fevereiro de 1930 como 1ª Bateria do 4º Grupo de Artilharia de Montanha. Em 1933, foi transformado no 4º Grupo de Artilharia de Dorso e ocupou novas instalações em outro bairro da cidade. Em 1946, mudou sua denominação para 1º Grupo do 4º Regimento de Obuses e, finalmente, em 1972, recebeu a denominação de 4º Grupo de Artilharia de Campanha. Com o projeto de transformação do Exército passou a denominar-se 4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve.
Ao longo de seus 87 anos de existência, o 4º GAC L participou de eventos relevantes da história nacional, tais como: a atuação nos movimentos revolucionários de 1930 e 1932; a missão de vigilância do litoral da Bahia e do Rio Grande do Norte durante a 2ª Guerra Mundial; e a integração ao Destacamento Tiradentes, na Revolução de 31 de março de 1964, que se deslocou para o Rio de Janeiro deflagrando aquele movimento vitorioso.
Em 1998, o 4º GAC recebeu a denominação histórica de “Grupo Marquês de Barbacena”, perpetuando a lembrança desse ilustre cidadão mineiro, primeiro comandante de Forças Nacionais em campanha externa após a Independência do Brasil. O estandarte histórico do 4º GAC L foi condecorado com a “Medalha da Vitória” pela Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, devido à participação do grupo em operações de defesa do litoral nordestino durante a 2ª Guerra Mundial.
Os dias atuais

O 4º GAC L, pertence operacionalmente a 4ª Brigada de Infantaria Leve (Mth), é composto por uma bateria de comando, duas baterias de obuses, uma base administrativa, um Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva - NPOR e prepara jovens no período básico da Escola de Sargentos das Armas - ESA.
Exercitando seu “braço forte”, a unidade prepara-se diuturnamente para o cumprimento de sua missão constitucional por meio de exercícios práticos e sessões de instrução. Conta, para isso, com as instalações do próprio aquartelamento e do Campo de Instrução de Juiz de Fora, a três quilômetros da organização militar, onde é executado o tiro real de Artilharia.

Ao comandante, integrantes e eternos-integrantes nossos parabéns.

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - CEL R/1 REINALDO NOTATO




O Cel Art Reinaldo Nonato de Oliveira Lima, comandou o 4º GAC nos anos de 1996 e 1997. Atuou em parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora em diversos projetos sociais, entre os mais importantes destacamos a implantação do Bom de Bola, Bom de Escola ( módulo de referência), desenvolvido pela Associação Municipal de Apoio Comunitário - AMAC, na gestão do prefeito Tarcísio Delgado, e no Projeto Integração. Durante o seu comando muitas obras foram realizadas como a recuperação da capela de Santa Bárbara, patrocinada pelo empresário Luiz Geraldo Soranço, asfaltamento do aquartelamento, recuperação dos telhados das baterias, entre outras. No ano de 97 construiu uma piscina semi-olímpica com 90% dos recursos vindos do empresariado local.


Durante o seu comandando o Cel Nonato fez questão de receber vários empresários que depois vieram a ser parceiros incondicionáveis do grupo. Criou, também, o diploma de "Amigo do 4º GAC",era conferido , no dia de seu aniversário, a civis e militares que cooperaram com o grupo. 


Ao Cel Nonato nossos parabéns.

Montanha!

CEL MALBATAN LEAL É O NOVO CHEFE DA COMUNICAÇÃO SOCIAL DA 4ª BRIGADA INF LEVE

O Cel R/1 Malbatan Leal assumiu, no último dia 01 de fevereiro a função se Chefe da Comunicação Social da 4ª Brigada de Infantaria Leve, na cidade de Juiz de Fora, função que já ocupou em outras oportunidades.

Cel Malbatan é profundo conhecedor e grande estudioso na área militar, além de amplo conhecimento da cidade de Juiz de Fora com ramificações profundas com a sociedade de nossa de nossa região.

O Maj Nepomuceno, passa a ser o subchefe.

Parabenizamos o Gen Leite pela nomeação e desejamos ao amigo Cel Malbatan pleno sucesso na mais nova função, nos colocando, como sempre, a disposição.

Montanha!

Comentários enviados:

"Não sei escrever na coluna. Mas parabenizo o EXÉRCITO (não só a Brigada) pela escolha e assunção deste valoroso oficial nota mil em educação e simpatia, ao cargo de RP.

Ao Gen Leite os parabéns pela escolha e digo quem faz um excelente comando tem que ter ao seu lado excelentes e competentes auxiliares."

Dr. Paulo Rossi - Bicas/MG
Médico e Juiz aposentado

"Transmita boa sorte ao amigo."

Gen Div Otávio Santana do Rêgo Barros
Chefe da Comunicação Social do Exército

A ORDEM DO INVERSO - ROUBARAM MINHA ESPERANÇA




domingo, 11 de fevereiro de 2018

GEN PAULO CHAGAS É PRÉ-CANDIDATO AO GOVERNO DO DF


A corrida ao Palácio do Buriti ganhou mais um concorrente disposto a ocupar a principal cadeira do Distrito Federal. Em anúncio oficializado nesta quarta-feira (7/2) – mesmo dia de sua filiação à legenda –, o general Paulo Chagas disse que representará o Partido Republicano Progressista (PRP) na disputa. A decisão conta com o apoio do presidente nacional da sigla, Ovasco Resende, e de Adalberto Monteiro, dirigente local do partido.
Oficial da Cavalaria do Exército, o novo postulante ao Executivo local prefere não ser taxado pela carreira marcial. “Minha candidatura não é militar, mas de um cidadão cuja profissão é ser militar”. Atualmente, Chagas está na reserva das Forças Armadas – ele foi comandante do batalhão dos Dragões da Independência.

Chagas assume a pré-candidatura em momento conturbado do cenário político do Distrito Federal. Pelo menos três grupos tentam costurar alianças com vistas a derrotar o atual governador, Rodrigo Rollemberg (PSB), que revelou a intenção de renovar o mandato.
PP, MDB, PR, PTB e PSDB ensaiam aliança. Por outro lado, PDT, PSD, PPL, PPS e PCdoB também mostram-se dispostos a disputar o cargo. Pela esquerda, o PT já afirmou que terá candidatura própria ao governo local.

https://www.metropoles.com/colunas-blogs/janela-indiscreta/surge-mais-um-postulante-disposto-a-concorrer-ao-buriti-ele-e-do-prp