quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

CENTENÁRIO DA 12ª CIRCUNSCRIÇÃO DE SERVIÇO MILITAR

Foto: Divulgação/Internet

A 12ª Circunscrição de Serviço Militar realizará no próximo sábado, 16  de dezembro, com início às 10h, na Praça Antônio Carlos, uma cerimônia cívico-militar comemorativa ao seu 100º aniversário de criação e ao Dia do Reservista


A solenidade contará com a presença do Ministro Vladimir Tokmakov, cônsul geral da Federação da Russia, do vice-cônsul  Sergei Mokrozub, autoridades civis e militares. 

Na oportunidade o comandante da 12ª CSM, o tenente coronel Alexandre Petrini Leonardo, homenageará com a medalha Olavo Bilac, Patrono do Serviço militar, expressões civis e militares que tenham contribuído de forma destacada com o Serviço Militar brasileiro, ou com a preservação da memória do seu patrono, o poeta e patriota Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac. 

Durante a formatura militar também serão outorgados os diplomas de “Colaborador Benemérito da 12ª Circunscrição de Serviço Militar” à personalidades e instituições que tenham prestado inestimável apoio, dentro de suas esferas de atuação à 12ª CSM.


Para abrilhantar o evento, o Clube de Viaturas Antigas do Rio de Janeiro, CVMARJ, e a Banda de Fole Brazilian Piper, farão apresentações para os agraciados e convidados. 

Foto: Mauro Lúcio Pires

As atividades contam com o apoio e coordenação da Associação dos Oficiais da Reserva do Exército, Seção Juiz de Fora, AORE/JF através de seu presidente o tenente R/2 Mauro Lúcio Pires, que na oportunidade será agraciado com a comenda TRIBUTO À BATALHA DE MONTESE, durante o descerramento da placa alusiva a restauração monumental do Carro de Combate M3A3 LEE, símbolo e cartão postal da Praça do Canhão de Juiz de Fora.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

CEL R/1 MIGUEL E THAIS NOS VISITA APÓS 36 ANOS


Depois de aproximadamente 36 anos o casal de amigos Cel R/1 Jorge do Nascimento Miguel e Thais Bulbarelli Miguel retorna a Juiz de Fora para visitar os amigos.

O Cel Miguel chegou a Juiz de Fora em 1978, recém egresso da Academia Militar das Agulhas Negras - AMAN onde formou-se no curso de Artilharia e se tornou aspirante-a-oficial em dezembro de 1977, sendo designado para servir no antigo 4º Grupo de Artilharia de Campanha, hoje Leve de Montanha, na função de auxiliar do Comandante da Linha de Fogo que na época era exercido pelo então Ten R/2 Anísio.

Em 1980 foi designado pelo comando do grupo para exercer a função de instrutor-chefe do NPOR permanecendo na função até o final de 1981.

Tive a honra e satisfação de conviver com o casal em Juiz de Fora e de ter ombreado armas com o então 1º Ten Miguel sendo instrutor do NPOR em 1981 sob o seu magnifico comando.

Campo de término do período Básico do NPOR do 4º GAC em 1981


Fui designado em 1982 para servir no 25º GAC na cidade de Bagé/RS e para minha satisfação o então Cap Miguel havia sido designado para servir no 22º GAC, na cidade de Uruguaiana/RS onde, mais uma vez, Deus nos colocou novamente em contato e podemos conviver em um curto, mais prazeroso, período no ano de 1983. Depois disso nunca mais nos vimos e nem mantivemos quaisquer contatos. Ficamos distantes por 34 anos.

Minha despedida do NPOR do 4º GAC em dezembro de 1981
Devido a persistência do amigo Ten R/2 Flávio Moreira o casal foi localizado na cidade de Ilha Bela/SP e convidado a vir a Juiz de Fora para um encontro da turma do NPOR de 1980, o que de pronto aceitaram e pude recebe-los em nossa residência e matar as saudades destes fabulosos amigos de longa data.

Ten QAO Júnior, Ten R/2 Morais, Cel Miguel, Ten R/2 Anísio, Ten R/2 Schmitz e Ten R/2 Feital

Convidei alguns amigos em comum que desfrutaram da salutar convivência com o casal em Juiz de Fora para que fizemos uma recepção a eles em minha residência, na noite de sexta-feira, 08 de dezembro, ocasião em que chegavam a Juiz de Fora e para surpresa do Cel Miguel ele pode se reencontrar com seus ex-alunos Feital, Moreira e Morais, bem como com seu ex-Comandante de Linha de Fogo, Ten Anísio que lhe presenteou com uma foto dos tempos de 4º GAC.

Em pé: Cap Capelari, Ten Moraes Rêgo, Ten Miguel, Ten Círico, Cel Gomes, Ten Corrêa e Cap Bonato.
Agachados: Ten Josapha, Ten Lopes, Ten Moraes, Ten Sá e Ten Moreira.

Durante a permanência do casal em Juiz de Fora eles ficaram hospedados no Hotel de Trânsito de Oficiais do 10º BIL. Aproveito para agradecer ao Cel J Nelson a gentileza de hospedá-los já que o HTO estava praticamente com suas reservas esgotadas, mas mesmo assim atendeu a minha solicitação. Obrigado Cel J Nelson!


COMANDO DO EXÉRCITO - NOTA DE ESCLARECIMENTO

Comando do Exército
Centro de Comunicação Social do Exército 


Nota de Esclarecimento
Brasília DF 11 Dezembro 2017

 

Com relação ao episódio veiculado em mídia que envolveu o General-de-Exército Antônio Hamilton Martins Mourão, o Comandante do Exército, General-de-Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, informa:

1. O Exército Brasileiro é uma instituição comprometida com a consolidação da democracia em nosso País.

2. O Comandante do Exército é a autoridade responsável por expressar o posicionamento institucional da Força e tem se manifestado publicamente sobre os temas que considera relevantes.

3. Em reunião ocorrida no dia de ontem, o Comandante do Exército apresentou ao Sr. Ministro da Defesa, Raul Jungmann, as circunstâncias do fato e as providências adotadas em relação ao episódio envolvendo o General Mourão, para assegurar a coesão, a hierarquia e a disciplina.

4. O Comandante do Exército reafirma o compromisso da Instituição de servir à Nação Brasileira, com os olhos voltados para o futuro.

Atenciosamente,

CENTRO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO EXÉRCITO
EXÉRCITO BRASILEIRO
BRAÇO FORTE - MÃO AMIGA

5º ENCONTRO DOS ETERNOS INTEGRANTES DO 10º BIL

Atual e futuro comandante do 10º BIL

No último sábado, 09 de dezembro, foi realizado o 5º Encontro dos Eternos Integrantes do 10º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha.

Foi um encontro diferenciado, pois além da habitual confraternização entre amigos,também foi marcado por momentos de fortes emoções.

No caso deste editor, por ter ao meu lado, pela primeira vez, meu afilhado Antonelle Gomes, meus amigos Paulo Rossi, Cap R/1 Élcio e Ten R/2 Mauro, presidente da AORE/JF, e os queridos amigos Cel R/1 Jorge do Nascimento Miguel e Thais Bulbarelli Miguel, os quais não via há aproximadamente 34 anos desde minha passagem pelo Rio Grande do Sul quando eu servia no 25º GAC, em Bagé, e ele no 22º GAC, em Uruguaiana.



O evento também marcou a apresentação do futuro comandante do batalhão, Ten Cel Motinha, e famíliares aos Eternos Integrantes e oficiais e praças do 10º BIL.


Como já é tradição em nossos encontros houve a tradicional foto dos Eternos Integrantes para marcar a data.



O Cel J Nelson, comandante do 10º BIL, fez uso da palavra onde, muito emocionado, agradeceu a presença de todos. Registrou que o encontro já existe há 20 anos e que tudo começou no comando do Cel Arthur Guerra. Aproveitou o momento para apresentar e desejar sucesso ao futuro comandante, que assume em 28 de dezembro, Ten Cel Motinha, e deu as boas vindas do batalhão a sua digníssima família.



O Gen R/1 José Mauro Cupertino agradeceu, em nome de todos os presentes, a mais uma gentil acolhida nas dependência do batalhão e saudou o futuro comandante e família. Em momento de forte emoção solicitou a presença, ao seu lado, do amigo Cb José Maria, ex-integrante da Força Expedicionária Brasileira, já com seus 95 anos para que fizesse a entrega de uma placa ao Cel J Nelson como agradecimento dos Eternos Integrantes e desejou sucessos na nova missão que o aguarda em Brasilia, na Diretoria do Serviço Militar, a partir de janeiro de 2018.









O Cel J Nelson agradeceu a homenagem e convidou os presentes a entoarem a canção do 10º BIL.

O Cel J Nelson aproveitou a oportunidade para desejar a todos um Feliz Natal e um próspero 2018 em nome de todos os integrantes do batalhão


Foi servido um lauto almoço e a tarde de descontração e confraternização continuou com o já tradicional bingo, onde nossa convidada especial, Thais Bulbarelli Miguel, foi a primeira vencedora da tarde.

Cel Guimarães, Cel J Nelson, Gen Cupertino e Ten Cel Motinha

Gen Cupertino, ladeado por ex-integrantes da turma de 66 do NPOR do 10º BI

Paulo da Cavalaria, Cap Apolinário, Gen Cupertino e Cel J Nelson


Ten Davi, Ch Com Soc 10º BIL, e auxiliares

Fotos: Antonelle Gomes e Paulo da Cavalaria