quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Encerramento do 3º ano do Ensino Médio do CMJF


No dia 30 de novembro, 145 alunos do 3º Ano do Ensino Médio, integrantes da Turma Sesquicentenário da Retirada da Laguna, participaram da Colação de Grau realizada no Ginásio de Esportes do colégio.
As atividades continuaram na manhã seguinte, ocasião em que foram realizados os eventos de inauguração da Cápsula do Tempo, descerramento da Placa da Turma e a formatura militar, presidida pelo Diretor de Educação Preparatória e Assistencial, Gen Bda Flávio Marcus Lancia Barbosa, com a entrega de prêmios aos alunos que se destacaram nos aspectos intelectual, assiduidade, musicalidade, disciplina e esportivo.
Ao final das atividades, foi realizado o desfile dos formandos com a tradicional passagem pelo Portão das Armas da Unidade, coroando o esforço e dedicação dos jovens que envergaram com orgulho o uniforme do Sistema Colégio Militar do Brasil.
http://www.eb.mil.br

CAP LUIZ EUGÊNIO SERRA ASSUME A BATERIA DE COMANDO DA AD/1

Cap Serra tendo ao seu lado o Gen Katibe e seus antigos comandantes do 4º GAC e 21º GAC

Na manhã desta quinta-feira, na cidade de Niterói/RJ, o Cap de Artilharia Luiz Eugênio Cardoso Rangel Serra recebeu o comando da Bateria de Comando da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército das mãos do Maj Art Marcellus Armindo Ribeiro Nogueira.

A primeira parte da solenidade foi a inauguração do retrato do comandante substituído e homenagens.




A solenidade militar foi presidida pelo Gen Bda Adilson Carlos Katibe, comandante da AD/1 e contou com a presença do Gen Bda R/1 Amauri Pereira Leite, antigo comandante da AD/1, oficiais da ativa, da reserva ativa e convidados.


Entrada da tropa no pátio de formatura



Transmissão do cargo




Apresentação ao comandante da AD/1



Revista a tropa



Desfile da tropa em continência ao novo comandante, Cap Serra



Ten R/2 Mergulhão e Cap Serra

Fotos e vídeos: Ten R/2 Mergulhão

316ª Reunião do Alto-Comando do Exército.


Entre os dias 4 e 7 de dezembro, foi realizada a 316ª Reunião do Alto-Comando do Exército (RACE). A atividade ocorreu no Forte Caxias, Quartel-General do Exército, em Brasília, com as presenças dos oficiais-generais que ocupam os postos mais altos na hierarquia da Instituição, sendo presidida pelo Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas.
Essa edição da RACE foi de cunho administrativo, tendo foco no planejamento e execução das atividades programadas para o ano de 2018. Entre os temas analisados pelos participantes estiveram a conjuntura nacional e internacional, racionalização do Exército, Projetos Estratégicos, Orçamento e Operações.
A temática operacional também incluiu o emprego de tropa nas atividades de Garantia da Lei e da Ordem, uma constante nos últimos anos, e de Garantia da Votação e Apuração, uma vez que 2018 será um ano marcado por eleições em vários níveis. No campo logístico, a reunião tratou de assuntos como a implantação do modal aéreo na Amazônia e os reconhecimentos realizados na República Centro-Africana, onde existe a possibilidade do Exército Brasileiro integrar o componente militar de Missão de Paz, sob a égide da Organização das Nações Unidas (ONU).

Adjuntos de Comando
Em paralelo à realização da RACE, também em Brasília, ocorreu a 4ª Reunião dos Adjuntos de Comando do Alto Comando do Exército, promovendo a integração entre os graduados que ocupam a função de assessorar os oficiais-generais da alta administração do Exército. "O objetivo dessa reunião é reforçar o comprometimento de cada um de nós em fazer com que a criação desse cargo siga contribuindo para o Exército. O Adjunto de Comando não vive por si só. Ele é um meio para fazer com que a Instituição seja cada vez mais eficaz, destacou o Subtenente Osmar Crivelatti, Adjunto de Comando do Comandante do Exército, na abertura da atividade.
O cargo de Adjunto de Comando está em fase final de implantação. Desde o Projeto Piloto, iniciado em maio de 2015, já tem atendido mais de 80% das Unidades Operacionais e Grandes Comando, Estabelecimentos de Ensino e da Alta Administração da Força. Durante a reunião os Adjuntos de Comando, orientados pelos seus Comandantes Militares de Área, estão discutindo a conclusão do atual planejamento de implantação e a expansão para as Unidades não-operacionais.
Os valores da hierarquia e da disciplina cultuados pela Força Terrestre, são um dos focos do trabalho dos Adjuntos de Comando no apoio à gestão do pessoal, visando a manutenção do moral da tropa elevado e o fortalecimento do espírito de corpo, fatores importantes para aumentar a eficiência operacional da Instituição.
http://www.eb.mil.br

segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

4º GAC L FORMA MAIS UMA TURMA DE ASPIRANTES


No último sábado, 02 dezembro, no 4º Grupo de Artilharia Leve (Mth), Grupo Marquês de Barbacena, foi realizada a solenidade do Aspirantado 2017, turma Sesquicentenário da Retirada da Laguna.

A primeira parte da solenidade foi a entrega de prêmios e diplomas aos novos aspirantes.


O Cel Marcelo Marques da Silva Brun, comandante do 4º GAC L, acompanhado de seu SubCmt, Maj Julio Cesar, e dos Ten R/2 Luiz Eduardo Schmitz e Mauro Lúcio Pires, presidente da AORE/JF, recebeu a apresentação dos militares presentes no auditório do grupo e deu inicio as premiações.

Foi entoado o Hino Nacional Brasileiro.

Em suas palavras, o Cel Brun destacou a importância do momento na vida dos novos aspirantes, que entraram no NPOR ainda adolescentes e estavam saindo homens formados e forjados com nobres valores morais.


Cel Brun agradeceu a presença dos Oficiais R/2 Schmitz, Jonas Oliveira e Mauro Lúcio, de familiares e amigos dos novos aspirantes.

A segunda parte da solenidade foi a Declaração de Aspirantes e Entrega das Espadas.

A tropa do 4º GAC L deu entrada no pátio e foi apresentada ao Cel César Gerken, maior autoridade militar da ativa presente. 


Logo após os novos aspirantes entraram no pátio em posição de destaque.

A tropa proferiu a Oração do Combatente de Montanha.


O Pavilhão Nacional tomou seu lugar no dispositivo para que Asp Calvário, primeiro colocado no curso, fosse condecorado com a medalha Correia Lima.







O empresário Wilson Rezato prestigiou o evento e foi levar o seu abraço aos novos aspirantes


Logo após, o Asp Calvário recebeu das mãos do Instrutor Chefe do NPOR e de seus familiares a espada, simbolo do Oficial do Exército. Em seguida os demais aspirantes também receberam suas espadas.

Já com suas espadas os novos aspirantes fizeram o juramento do Oficial da Reserva do Exército.



O comandante do 4º GAC L, Cel Brun, em suas palavras enalteceu, mais uma vez, a importância do momento e desejou aos novos aspirantes sucessos e felicidades em suas vidas profissional e pessoal.


O Ten Anísio, Oficial R/2 mais velho e mais antigo presente e o aspirante mais novo, realizaram um tiro de salva para marcar o encontro das duas gerações, o que deixou o Ten Anísio muito emocionado, pois durante os seus meia duzia anos como Oficial da Ativa em cinco foi Comandante da Linha de Fogo do 4º GAC.



Logo após os aspirantes desfilaram em continência ao Cel Gerken.



Em seguida a tropa fez o seu desfile.

Os novos aspirantes encerraram a solenidade desfilando perante a tropa e dos presentes onde passaram pelo Portão das Armas marcando o término da solenidade.


Fotos e vídeos: Comunicação Social do 4º GAC L e Ten R/2 Mauro Lúcio