sábado, 25 de novembro de 2017

GEN DIV OTÁVIO SANTANA DO RÊGO BARROS - PARABÉNS


Cumprimentamos o chefe e amigo Gen Rêgo Barros, por ter completado, nesta data, dois anos no posto de general de divisão.




quarta-feira, 22 de novembro de 2017

Dia da Bandeira na guarnição de Juiz de Fora

Comemorou-se, no Colégio Militar de Juiz de Fora, o Dia da Bandeira da Guarnição de Juiz de Fora. A cerimônia foi presidida pelo General de Brigada Carlos André Alcantara Leite, Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha e contou com a presença de militares de todas as Organizações Militares de Juiz de Fora e de uma representação de alunos do CMJF.
Representantes de Escolas de Juiz de Fora prestigiaram o evento e receberam kits com bandeiras e material de divulgação do Exército Brasileiro.
Durante a formatura, as bandeiras inservíveis foram incineradas e militares foram agraciados com as medalhas por Tempo de Serviço, Corpo de Tropa, Serviço Amazônico e Marechal Osório.

Doutrina e brevetação de combatentes de Montanha fortalece a mística e mantém a prontidão da tropa.

Juiz de Fora (MG) – No dia 16 de novembro, a 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha) realizou a Operação Manitu, com os objetivos de fortalecer a mística do combatente de montanha, promover o desenvolvimento da doutrina de emprego dos meios operacionais da Brigada de Infantaria de Montanha, e colher informações de interesse doutrinário relativas às operações em ambiente operacional de montanha.
Nas jornadas da manhã e da tarde, representantes de diversas organizações militares estiveram no 10º Batalhão de Infantaria Leve para participar do IX Simpósio de Doutrina de Montanha, onde foram ministradas palestras pelo Gen Div Henrique Martins Nolasco Sobrinho, Comandante da 4ª Região Militar, pelo Gen Bda Adilson Carlos Katibe, Comandante da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, e por outros oficiais do Brasil e da Argentina especialistas na atividade de montanhismo militar.
Na sequência das atividades, foi realizada uma cerimônia noturna de brevetação dos novos combatentes de montanha, onde foram brevetados oficiais, subtenentes, sargentos, cabos e soldados que concluíram, no corrente ano, o Estágio Básico de Combatente de Montanha (EBCM) no 10º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, de Juiz de Fora; no 11º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, de São João Del Rei; e no 32º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, de Petrópolis. Durante a solenidade, ainda foram homenageados os amigos da Brigada e o Coronel Marcelo Álvaro de Souza, por ser o autor da Canção da 4ª Bda Inf L (Mth). Estiveram presentes à formatura o Gen Bda Carlos André Alcântara Leite, Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), Comandantes de Organizações Militares, autoridades civis e convidados.
http://www.eb.mil.br/web/noticias/noticiario-do-exercito/-/asset_publisher/MjaG93KcunQI/content/id/8416953

domingo, 19 de novembro de 2017

EXÉRCITO - NOTA PARA A IMPRENSA


A Assessoria de Comunicação Social do Estado-Maior Conjunto das Operações em Apoio ao Plano Nacional de Segurança Pública informa que por volta das 03:30 h da madrugada de hoje, 17 de novembro, um veículo da marca Honda HR-V cinza chumbo, placa LSA 2149 SP - São Paulo , tentou furar um bloqueio estabelecido pelo Exército Brasileiro na Rua Monsenhor Manoel Gomes, em frente ao Arsenal de Guerra do Rio de Janeiro. 


Houve confronto com a guarnição que reforça a segurança daquela Organização Militar, resultando em dois suspeitos mortos e um ferido que foi conduzido ao Hospital Souza Aguiar. Outros dois evadiram-se do local. 




Foram apreendidos cinco fuzis, duas pistolas, 6 granadas de fabricação caseira, quatro rádios transmissores, 32 carregadores de fuzil, cinco carregadores de pistola e farta munição. 




A área foi isolada e a perícia está sendo conduzida pela Polícia do Exército e Delegacia de Polícia Judiciária Militar. 

O reforço à guarda do Arsenal de Guerra foi estabelecido na última quinta-feira em função da ocorrência de confrontos entre facções criminosas pela disputa de espaço no bairro do Caju e da possibilidade de ações desses grupos para obtenção de armas para o enfrentamento. Estão sendo empregados cerca de 100 militares na Garantia da Lei e da Ordem no entorno daquele aquartelamento.



ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO ESTADO-MAIOR CONJUNTO



SEÇÃO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO COMANDO MILITAR DO LESTE

DIA DA BANDEIRA - SALVE, LINDO PENDÃO DA ESPERANÇA...