quarta-feira, 23 de agosto de 2017

CARTA MINEIRA – Um passeio pelas cidades de Minas

Prezado amigo TEÓFILO OTONI. 
Nesta VIÇOSA manhã de primavera,  de onde se contempla um BELO HORIZONTE, um CAMPO BELO e MONTES CLAROS, e, ainda,  neste ambiente FORMOSO de nossa terra, quando se pode contemplar também, pela madrugada, a ESTRELA DALVA, escrevo-lhe para colocá-lo a par dos últimos acontecimentos.

No âmbito familiar, a nossa prima LEOPOLDINA, ESPERA FELIZ dar a LUZ a seu primeiro filho que, se for homem, se chamará ASTOLFO DUTRA e JANUÁRIA, se mulher. Para cuidar do rebento, ela contará com abnegação da sua governanta MOEMA. Mas, enquanto ela aguarda seu bebê, lava roupa tranqüilamente nas BICAS existentes em um RIO NOVO, afluente do RIO ACIMA, que passa pelas terras de DONA EUZÉBIA, naquele LARANJAL, perto da CAPELA NOVA, onde, na hora do RECREIO, a meninada sobe na PONTE NOVA, para pescar LAMBARI e PIAU e soltar PAPAGAIOS.

A prima NATÉRCIA comprou uma casa na rua ANTONIO DIAS, perto da casa do ANTÔNIO CARLOS. Você já sabia? Orou a Jesus de NAZARENO em agradecimento, ajoelhada aos pés da SANTA CRUZ DO ESCALVADO no alto do MONTE SIÃO, que fica lá para as bandas da GALILEIA, às margens do MAR DE ESPANHA.

Lembra-se daquelas pedras da tia MARIA DA CRUZ que você queria comprar? Ela resolveu vendê-las, menos a PEDRA AZUL, porque ela diz ser a mais bonita e valiosa.

Quanto aos aspectos sociais e religiosos, temos novidades.
Na próxima semana, o CÔNEGO MARINHO, da diocese de VOLTA GRANDE, vai fazer a Festa de SÃO TOMAS DE AQUINOSe você quiser aparecer será um grande prazer.

A nossa prima VIRGINIA é quem será a responsável pelo evento.  Vai ter missa celebrada pelo reverendo local, CÔNEGO JOÃO PIO, em honra ao Santíssimo SACRAMENTO. De manhã, o bispo DOM SILVÉRIO irá crismar as crianças. Depois haverá um show com o Agnaldo TIMOTEO e também com asTRÊS MARIAS. Em seguida, a Banda Musical SANTA BÁRBARA, sob a regência do maestro BUENO BRANDÃO, executará o GUARANI, de Carlos Gomes. Depois o Barão de COROMANDEL fará a saudação ao aniversariante. A festa era  para ser no mês que vem, mas todas as datas do cantor estavam preenchidas. As primas SERICITA AZURITA vão fazer a comida. Como prato principal teremos PERDIGÃO e PERDIZES à milanesa PATOS DE MINAS ao molho pardo. De sobremesa teremos compota de MANGA, tendo sido escolhida a UBÁ, por ser mais saborosa, pêssego em CALDAS e, ainda,  licor de PEQUI.

À noite, haverá um baile no OLIVEIRA Country Clube, ao som da orquestra do maestro MATIPÓ, tendo como principais solistas os renomados músicos IBIRACI ao saxofone e NEPOMUCENO ao trompete. Será uma boa ocasião para os convidados exercitarem os seus PASSOS ao ritmo de boleros e rumbas.

Mudando de assunto, na fazenda, fizemos algumas reformas.
CURRAL DE DENTRO estava com o telhado estragado, com problemas no madeirame e tivemos que trocar as vigas. Desta vez colocamos CANDEIAS, por ser madeira de muita durabilidade, todas compradas do CORONEL XAVIER CHAVES. Com a sobra da madeira ainda reformei a PORTEIRINHA que dá entrada para o quintal. Estou também reformando a CAPELINHA de SENHORA DE OLIVEIRA, para comemorar o aniversário de LIMA DUARTE. Na festa estarão presentes o CORONEL MURTA, PRESIDENTE WENCESLAU, o JOÃO MONLEVADE, o CORONEL FABRICIANO, CAPITÃO ENÉAS, BARÃO DE COCAIS, o Barão de BARBACENA, e várias outras personalidades. Dizem que até o TIRADENTES pretende comparecer. Mas ele ficou meio aborrecido, porque queria que a festa fosse em SÃO JOÃO DEL REI. Só não poderá comparecer o VISCONDE DO RIO BRANCO porque ele está em CAMPANHA política. Iremos cobrar um valor simbólico como entrada, para reverter em benefício dos desabrigados da chuva, mas apenas uma MOEDA de PRATA.

Vou lhe dar outra grande notícia.
Perto do ENGENHO NOVO, naqueles barrancos cheios de FORMIGAum empregado nosso descobriu MINAS NOVAS de OURO BRANCO, OURO PRETOESMERALDAS TOPAZIO, portanto será uma NOVA ERA e uma BOA ESPERANÇA para todos nós. Infelizmente, por causa dessa riqueza, a violência já começou a aparecer na região. Um homem de TRÊS CORAÇÕES foi morto por um garimpeiro, usando uma faca de TRÊS PONTAS, porque ele havia descoberto uma enorme TURMALINA e também uma pedra de RUBIM, de menor tamanho, mas muito valiosa.

Na área do desenvolvimento, a dona CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO, proprietária da usina açucareira de URUCÂNIA, quer aumentar a fábrica e incrementar a produção de açúcar, mas para isso precisará de mais energia elétrica. Assim, tem um projeto de construir uma usina hidroelétrica aproveitando as quedas dágua da CACHOEIRA DO CAMPO, formada pelo rio PIRANGA, mas o senhor RESENDE COSTA, que é o chefe do IBAMA na região, quer embargar a obra, alegando impacto ambiental.

Falarei agora da nossa justiça.
Chegou um JUIZ DE FORA, chamado EWBANK DA CÂMARA, para ocupar o lugar de BIAS FORTES, que terminou o seu mandato. Mas o CONSELHEIRO LAFAYETE, acompanhado de RAUL SOARES, pediu ao GOVERNADOR VALADARES para interceder junto ao PRESIDENTE BERNARDES para efetivar naquele cargo o SENADOR FIRMINO, que muito fez por nós. Ele foi DESCOBERTO ainda novo, tanto que sequer usava sapatos, usava ALPERCATAS, quando estava na companhia do CORONEL PACHECO, na famosa LAGOA DA PRATA, depois daquela GOIABEIRA e daquela árvore de JANAÚBA da fazenda POUSO ALEGRE, onde tem aquela VARGINHA, às margens do RIBEIRÃO VERMELHO.
Ele se tornou um homem sério e honesto, sendo de muito valor para a nossa causa.

Quanto à lagoa a que me referi, dizem que ela contém  ÁGUA BOA, tanto que o Aleijadinho teria se curado dos seus males tomando banho nela, por isso passou a ser chamada de LAGOA SANTA. Dizem que um cego também lavou os olhos naquelas águas e voltou a enxergar, mas ele atribuiu esse milagre a SANTA LUZIA.

Outro dia encontrei o BETIM, a MARIA DA FÉ e a ALMENARA nadando nas ÁGUAS FORMOSAS da LAGOA DOURADA, e lhe mandaram lembranças. A lagoa fica nas terras de PEDRO LEOPOLDO, onde ainda tem mais SETE LAGOAS.
Avisam que estarão viajando para ALÉM PARAÍBA no próximo feriado de SANTOS DUMONT.
Também lhe mandam um grande abraço  o DIOGO VASCONCELOS e o JACINTO.

Agora, vou lhe contar as fofocas.
FRANCISCO SÁ teve um desentendimento com o JOÃO PINHEIRO por causa daquela LAJINHA que faz o SALTO DA DIVISA das terras dos dois fazendeiros com as terras da MARIANA, às margens do Rio PARACATU, porque dizem que ali tem muita MALACACHETA.
A coisa andou quente. Um deles, não sei qual, queria agredir o outro com um MACHADO. Ainda bem que o coronel MATEUS LEME chegou na hora e evitou o PATROCÍNIO de uma morte desnecessária, e, ainda, promoveu uma NOVA UNIÃO dos dois.

Os índios AIMORÉS tentaram invadir a reserva dos índios MAXACALIS, armados de ARCOS e flechas, por causa daquela reserva de JEQUITIBÁ existente no PÂNTANO DE SANTA CRUZ, mas, felizmente, foram contidos pelas tropas da Polícia FLORESTAL comandadas pelo MAJOR EZEQUIEL, evitando um massacre  sem precedentes. Os presos foram levados para o QUARTEL GERAL.

E tem mais.
ELOI MENDES me contou, confidencialmente, que o Dr. CARLOS CHAGAS está de caso com a CONCEIÇÃO DAS ALAGOAS. A CÁSSIA, que é muito linguaruda, contou para a mulher dele, dona CRISTINA, que, imediatamente queria a separação e iria mudar-se para DIAMANTINA. Mas a dona MERCÊS, que é muito benquista por todos, conseguiu convencê-la a não tomar essa medida EXTREMA, e lhe propôs que aguardasse a chegada do seu primo, MARTINHO CAMPOS, que é um homem de mãos de FERROS, para ouvir o seu conselho. Ele achou que seria uma missão muito ESPINOSA, mas, ainda assim, aceitou o desafio. Sendo ele também um homem ponderado, sugeriu ao marido que pedisse PERDÕES à sua esposa, na presença do PADRE PARAÍSO, e assim foi feito e tudo teve um BONFIM.

Depois desta CONTAGEM dos fatos, damos graças a SENHORA DOS REMÉDIOS, SANTO ANTÔNIO DO AMPARO, SÃO JOÃO NEPOMUCENO, SANTO ANTÔNIO DO GRAMA e SÃO TIAGO, que têm sempre protegido a nossa família, para que nossas lutas tenham sempre um BOM SUCESSO.UM PASSA TEMPO onde NASCEU  DORPN.

Terminando, receba um forte abraço do seu primo, MATIAS BARBOSA, de ITAJUBÁ.

Para relembrar: Passagem de Comando da Força de Pacificação Arcanjo V



FORÇA DE PACIFICAÇÃO ARCANJO V EM 2012 - PARA RELEMBRAR


TEN CEL CESÁRIO (AD/6), GEN EX ADHEMAR (CMT CMSE) E TEN CEL PEREZ (CMT 4º GAC)

1º TEN R/2 SCHMITZ , GEN ADHEMAR E TEN CEL PEREZ

GEN ADRIANO, CMT MILITAR DO LESTE

CEL ALVARO, TEN CEL TAVARES (CMT 10º BI) E TEN CEL PORTO (DIRETOR DA IMBEL/JF)

TEN CEL WARLEY (CMT 17º B LOG), CEL ÁLVARO E TEN CEL TAVARES

TEN CEL PEREZ E TEN CEL WARLEY

TEN SCHMITZ CUMPRIMENTANDO O GEN ENZO, CMT DO EXÉRCITO

GEN MOURÃO E GEN RÊGO BARROS






Semana do Soldado inicia com Mão Amiga



NOTA DE FALECIMENTO - JOSÉ FRANCISCO OLIVEIRA SOBRINHO



O sepultamento será na cidade de Antonio Carlos/MG, hoje, 17h.

Vá em paz amigo Zé Francisco.

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Escola de Fogo da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea 2017



Histórias do Brasil no Haiti: 'O primeiro Comandante'




EXÉRCITO FAZ OPERAÇÃO CONJUNTA COM A POLICIA FEDERAL


Porto Alegre, RS - O Exército Brasileiro, o Ministério Público Militar, a Polícia Federal e a Advocacia-Geral da União deflagraram, na manhã de hoje (21/08), a Operação Reformados, para combater esquema criminoso voltado para a obtenção fraudulenta de reintegrações e reformas judiciais de militares, especialmente dos militares temporários.

A Polícia Judiciária Militar, em conjunto com a Polícia Federal, cumpriu dois mandados de busca e apreensão, um mandado de prisão preventiva e três mandados de condução coercitiva nas cidades de Canoas e Novo Hamburgo, determinados pela Justiça Militar.


A fraude consistia na apresentação de atestados médicos ideologicamente falsos, com indicação de doenças psiquiátricas e outros artifícios, para iludir a Administração Militar, a Justiça Federal e a Justiça Militar. O objetivo era obter a reintegração judicial às Forças Armadas de militares temporários licenciados, para suposto tratamento de saúde e posterior reforma, com percepção vitalícia de vencimentos. Um escritório de advocacia estabelecido no município de Canoas promovia o suporte para a propositura de ações judiciais que sacramentavam as fraudes.

Durante as investigações, diligências flagraram pessoas com diagnósticos incapacitantes, por problemas físicos ou psíquicos, em uma rotina normal de vida, inclusive com ocupações remuneradas, indicando fraude para a obtenção de decisões judiciais. O contingente de reintegrados judiciais no Rio Grande do Sul alcança a cerca de 500 casos, com quase uma quarta parte alegando problemas psiquiátricos, e custa aos cofres públicos aproximadamente R$ 20 milhões de reais ao ano, pagos pelos contribuintes.


Os crimes investigados são estelionato e falsidade ideológica, com encenação perante juntas médicas militares, propositura de ações com atestados médicos ideologicamente falsos, entre outros possíveis. As investigações seguem para apurar o prejuízo causado e o número exato de pessoas envolvidas nas fraudes.

Será realizada entrevista coletiva conjunta às 10h30mim de hoje, 21 de agosto, no auditório da Superintendência da Polícia Federal no Rio Grande do Sul (Av. Ipiranga, 1365/5o andar – Porto Alegre).

http://www.3rm.eb.mil.br/index.php/comsoc/719-operacao-conjunta-investiga-fraude-na-reforma-e-reintegracao-judicial-de-militares

XXX EDIÇÃO DA CORRIDA DUQUE DE CAXIAS


Data: 27 de agosto de 2017

Largada: 08:00h

Local: Praça Cívica da UFJF

Posto de inscrições:

- UFJF - Próximo ao bicicletário (sábado e domingo).

ESPORTE CLUBE SÃO CARLOS, 67 ANOS. NOSSOS PARABÉNS

O Esporte Clube São Carlos, com sede no bairro Conjunto JK, na cidade de Juiz de Fora, completa na data de hoje, 21 de agosto de 2017, 67 anos de existência.

Na pessoa de seu presidente cumprimentamos a todos que, de forma direta ou indireta, contribuíram para o seu crescimento e sucesso.

O vídeo abaixo, de nossa autoria, é nossa homenagem a este estimado clube de futebol amador onde tivemos a honra de ser diretor por 19 anos.


Dicró - A velha botou a boca no pau




Os sabores da mulher - Grupo Deita e Rola & Dicró




domingo, 20 de agosto de 2017

Oficial R/2 chega a desembargador no TJMG

Foto Jornal EM

O juiz de Direito da Comarca de Belo Horizonte, Marcos Henrique Caldeira Brant, descendente direto do Marquês de Barbacena, Felisberto Caldeira Brant e ex-delegado de Polícia de Barão de Cocais, na década de 1990, durante a gestão do ex-prefeito João Batista Alvarenga, foi promovido ao cargo de Desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em Belo Horizonte.


Natural de BH, nasceu no dia 22 de março de 1959, sendo filho de Edmundo Caldeira Brant e Antonieta Luzia Cedro Caldeira Brant, ambos falecidos. Ele formou-se em Direito na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), turma de 1983. 

Teve formação de Oficial do Exército (CPOR-BH) e ingressou na Secretaria de Segurança Pública como delegado de Polícia de Barão de Cocais. 

Trabalhou como juiz de Direito das comarcas de Teixeira, Nova Era, Santa Luzia e Belo Horizonte, onde foi juiz auxiliar da Corregedoria da Justiça.

Já publicou opúsculos e dezenas de artigos sobre Direito, Justiça, História, literatura jurídica, editados em jornais e revistas especializadas. Participou de dezenas de cursos, simpósios, conferências, palestras sobre Direito e Justiça. É membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG), como historiador, e membro do Conselho do Automóvel Clube de Belo Horizonte. 


É também coordenador das comemorações de aniversário dos 175 anos da Revolução Liberal de 1842, em Minas, da qual participaram o barão de Cocais, conde de Arcos, Teófilo Ottoni, Limpo de Abreu, entre outros revolucionários mineiros. 

Ele tem o diploma (título público) do comandante do Exército Brasileiro, pela colaboração prestada ás comemorações alusivas aos 70 anos da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na II Guerra Mundial, em solenidade ocorrida no Ministério do Exército, em Brasília (DF) em 2015. 

Possui o diploma de Colaborador do Centro Preparatório de Oficiais da Reserva (CPOR), em BH

Foi agraciado com a Medalha Bicentenária da Polícia Civil de Minas Gerais, Medalha Cruz da Batalha de Santa Luzia (1842), onde é Cidadão Honorário, além de outros títulos, condecorações, diplomas e medalhas e comendas.

O desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, que está coordenando as festividades da Revolução Liberal de 1842, organizada pela Prefeitura de Santa Luzia, 3ª Região do Exército (ID-4/MG) e o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG), convidou representantes de Barão de Cocais, o jornalista Leonel Soares Marques, historiador do IHGMG, o presidente da Câmara Municipal, vereador Leonei Morais Pires, o prefeito Décio Geraldo dos Santos, o tenente Robson Cesar Souza (26º Batalhão da Polícia Militar), biógrafo do Barão de Cocais, e a professora Ivanete Nepomuceno Souza, ex-coordenadora do Centro de Referência Histórica (Museu CRH).


A solenidade será realizada em Santa Luzia, no dia 22 de agosto, às 8h30, quando será relembrada a batalha final de Santa Luzia, no dia 22 de agosto de 1842, com a participação de Duque de Caxias, barão de Cocais, Teófilo Ottoni, entre outros. São esperadas diversas autoridades civis e militares que serão agraciadas com a Comenda da Revolução Liberal de Minas, outorgadas pelo desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant.


*Leonel Marques


http://aconteceonline.com.br/noticias/451

ARMAS EM FUNERAL - TENENTE MORRE APÓS SALTAR DE PARAQUEDAS



Foto: Clube Amazonjump

Um tenente do Exército Brasileiro morreu após saltar de paraquedas neste sábado (19), em Porto Velho. Conforme a Polícia Militar (PM), Diego Monteiro de Oliveira estava em uma atividade recreativa, quando saltou do avião e caiu em um terreno baldio do Bairro Aeroclube. Ele morreu na hora e uma investigação deve ser aberta para apurar se o paraquedas de Diego apresentou problemas durante o salto.
O responsável pelo clube de paraquedismo da capital informou aos policiais militares que o tenente procurou o clube para realizar um salto neste sábado.
Durante o sobrevoo para realizar a prática esportiva, o tenente estava com um grupo que também iria saltar de paraquedas.
Após as outras pessoas saltarem do avião e terem chegado em segurança no chão, os participantes notaram que o (soldado)  tenente não havia chegado junto com eles.

Logo depois o avião, que levava os paraquedistas, fez um sobrevoo na região para identificar o lugar onde possivelmente o militar poderia ter pousado.
Durante o sobrevoo, a equipe de apoio avistou o paraquedas aberto e o corpo do tenente caído em um terreno baldio.
A Polícia Militar (PM) foi acionada junto com a Polícia Técnico-Científica (Politec) até o local. Depois o corpo foi levado no rabecão ao Instituto Médico Legal (IML) para identificar a causa da morte.

Em nota, a assessoria do Exército Brasileiro informou que o Tenente era paraquedista militar e que servia na 17ª Companhia de Infantaria de Selva, mas que na ocasião estava em atividade recreativa de paraquedismo. O tenente Monteiro era casado e não tinha filhos.
A assessoria também informou que, como o paraquedas estava aberto no local do acidente, o equipamento foi recolhido para ser enviado à Confederação Brasileira de Paraquedismo, onde será periciado. O caso vai ser investigado pela Polícia Civil.
O clube de paraquedismo de Porto Velho publicou um comunicado nas redes sociais e ressaltou estar "entristecido" com a morte do tenente, mas que os motivos do acidente ainda são desconhecidos.

Leia na íntegra o comunicado da escola de paraquedismo:
Com muita tristeza, a Amazonjump, escola de paraquedismo de Porto Velho filiada a Confederação Brasileira de Pára-quedismo, comunica o falecimento de um paraquedista membro da nossa comunidade ao realizar um salto de paraquedas nesta manhã no Aeroclube de Rondônia.
Os motivos que ocasionaram o acidente ainda são desconhecidos, embora seja de conhecimento que o paraquedas abriu normalmente. A Confederação, órgão normalizador que supervisiona o esporte paraquedismo no Brasil irá averiguar as causas para somente então se pronunciar a respeito.
Neste momento de tristeza oramos e pedimos a Deus que conforte a família e os amigos.
Porto Velho, 19 de Agosto de 2.017

http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/tenente-do-exercito-brasileiro-morre-apos-saltar-de-paraquedas-em-porto-velho.ghtml

Nota do Editor: Trata-se do 1º Ten Diego Monteiro de Oliveira