sábado, 1 de abril de 2017

19 de abril, Dia do Exército

31 de Março - Abordagem clara, análise coerente e imparcial.



O QUE FOI 31 DE MARÇO DE 1964
Gostaria de dizer algumas coisas sobre o que aconteceu no dia 31/03/1964 e nos anos que se seguiram. Porque concluo, diante do que ouço de pessoas em quem confio intelectualmente, que há algo muito errado na forma como a história é contada. Nada tão absurdo, considerando as balelas que ouvimos... sobre o "descobrimento" do Brasil ou a forma como as pessoas fazem vistas grossas para as mortes e as torturas perpetradas pela Igreja Católica durante séculos.
Mas, ainda assim, simplesmente não entendo como é possível que esse assunto seja tão parcial e levianamente abordado pelos que viveram aqueles tempos e, o que é pior, pelos que não viveram. Nenhuma pessoa dotada de mediano senso crítico vai negar que houve excessos por parte do Governo Militar. Nesta seara, os fatos falam por si e por mais que se tente vislumbrar certos aspectos sob um prisma eufemístico, tortura e morte são realidades que emergem de maneira inegável.
Ocorre que é preciso contextualizar as coisas. Porque analisar fatos extirpados do substrato histórico-cultural em meio ao qual eles foram forjados é um equívoco dialético (para os ignorantes) e uma desonestidade intelectual (para os que conhecem os ditames do raciocínio lógico). E o que se faz com relação aos Governos Militares do Brasil é justamente ignorar o contexto histórico e analisar seus atos conforme o contexto que melhor serve ao propósito de denegri-los.
Poucos lembram da Guerra Fria, por exemplo. De como o mundo era polarizado e de quão real era a possibilidade de uma investida comunista em território nacional. Basta lembrar de Jango e Jânio; da visita à China; da condecoração de Guevara, este, um assassino cuja empatia pessoal abafa sua natureza implacável diante dos inimigos.
Nada contra o Comunismo, diga-se de passagem, como filosofia. Mas creio que seja desnecessário tecer maiores comentários sobre o grau de autoritarismo e repressão vivido por aqueles que vivem sob este sistema. Porque algumas pessoas adoram Cuba, idolatram Guevara e celebram Chavez, até. Mas esquecem do rastro de sangue deixado por todos eles; esquecem as mazelas que afligem a todos os que ousam insurgir-se contra esse sistema tão "justo e igualitário". Tão belo e perfeito que milhares de retirantes aventuram-se todos os anos em balsas em meio a tempestades e tubarões na tentativa de conseguirem uma vida melhor.
A grande verdade é que o golpe ou revolução de 1964, chame como queira, talvez tenha livrado seus pais, avós, tios e até você mesmo e sua família de viver essa realidade. E digo talvez, porque jamais saberemos se isso, de fato, iria acontecer. Porém, na dúvida, respeito a todos os que não esperaram sentados para ver o Brasil virar uma Cuba.
Respeito, da mesma forma, quem pegou em armas para lutar contra o Governo Militar. Tendo a ver nobreza nos que renunciam ao conforto pessoal em nome de um ideal. Respeito, honestamente. Mas não respeito a forma como esses "guerreiros" tratam o conflito. E respeito menos ainda quem os trata como heróis e os militares como vilões. É uma simplificação que as pessoas costumam fazer. Fruto da forma dual como somos educados a raciocinar desde pequenos. Ainda assim, equivocada e preconceituosa.
Numa guerra não há heróis. Menos ainda quando ela é travada entre irmãos. E uma coisa que se aprende na caserna é respeitar o inimigo. Respeitar o inimigo não é deixar, por vezes, de puxar o gatilho. Respeitar o inimigo é separar o guerreiro do homem. É tratar com nobreza e fidalguia os que tentam te matar, tão logo a luta esteja acabada. É saber que as ações tomadas em um contexto de guerra não obedecem à ética do dia-a-dia. Elas obedecem a uma lógica excepcional; do estado de necessidade, da missão acima do indivíduo, do evitar o mal maior.
Os grandes chefes militares não permanecem inimigos a vida inteira. Mesmo os que se enfrentam em sangrentas batalhas. E normalmente se encontram após o conflito, trocando suas espadas como sinal de respeito. São vários os exemplos nesse sentido ao longo da história. Aconteceu na Guerra de Secessão, na Segunda Guerra Mundial, no Vietnã, para pegar exemplos mais conhecidos. A verdade é que existe entre os grandes Generais uma relação de admiração.
A esquerda brasileira, por outro lado, adora tratar os seus guerrilheiros como heróis. Guerreiros que pegaram em armas contra a opressão; que sequestraram, explodiram e mataram em nome do seu ideal. E aí eu pergunto: os crimes deles são menos importantes que os praticados pelos militares? O sangue dos soldados que tombaram é menos vermelho do que o dos guerrilheiros? Ações equivocadas de um lado desnaturam o caráter nebuloso das ações praticadas pelo outro? Penso que não. E vou além.A lei de Anistia é um perfeito exemplo da nobreza que me referi anteriormente. Porque o lado vencedor (sim, quem fica 20 anos no poder e sai porque quer, definitivamente é o lado vencedor) concedeu perdão amplo e irrestrito a todos os que participaram da luta armada. De lado a lado. Sem restrições. Como deve ser entre cavalheiros. E por pressão de Figueiredo, ressalto, desde já. Porque havia correntes pressionando por uma anistia mitigada.
Esse respeito, entretanto. Só existiu de um lado. Porque a esquerda, amargurada pela derrota e pela pequenez moral de seus líderes nada mais fez nos anos que se seguiram, do que pisar na memória de suas Forças Armadas. E assim seguem fazendo. Jogando na lama a honra dos que tombaram por este país nos campos de batalha. E contaminando a maneira de pensar daqueles que cresceram ouvindo as tolices ditas pelos nossos comunistas. Comunistas que amam Cuba e Fidel, mas que moram nas suas coberturas e dirigem seus carrões. Bem diferente dos nossos militares, diga-se de passagem.
Graças a eles, nossa juventude sente repulsa pela autoridade. Acha bonito jogar pedras na Polícia e acha que qualquer ato de disciplina encerra um viés repressivo e antilibertário. É uma total inversão de valores. O que explica, de qualquer forma, a maneira como tratamos os professores e os idosos no Brasil. Então, neste dia 31 de março, celebrarei aqueles que se levantaram contra o mal iminente. Celebrarei os que serviram à Pátria com honra e abnegação. Celebrarei os que honraram suas estrelas e divisas e não deixaram nosso país cair nas mãos da escória moral que, anos depois, o povo brasileiro resolveu por bem colocar no Poder.
Bem feito. Cada povo tem os políticos que merece.
Se você não gosta das Forças Armadas porque elas torturaram e mataram, então, seja, pelo menos, coerente. E passe a nutrir o mesmo dissabor pela corja que explodiu seqüestrou e justiçou, do outro lado. Mas tenha certeza que, se um dia for necessário sacrificar a vida para defender nosso território e nossas instituições, você só verá um desses lados ter honradez para fazê-lo.

http://ternuma.com.br/index.php/art/1875-31-de-marco-abordagem-clara-analise-coerente-e-imparcial

NOTA DO BLOG:

O texto acima é descrito na página da fonte como sendo de autoria do jornalista Alexandre Garcia, mas checamos com fontes seguras que ele não é o autor do texto. Optamos por mante-lo por solicitação de diversos amigos que nos fizeram contatos via whatsApp.

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - MARCELO MACEDO


Que Deus te proteja hoje e sempre. 

Deus com seu infinito poder está em toda parte, ao seu redor e dentro de você. 
Por ser o seu aniversário um dia tão especial, queremos de todo o coração te dizer o quanto os sonhos são importantes.
 
Jamais perca a sua fé em todas as coisas maravilhosas que podem te acontecer. 

Tenha tempo para sonhar e para olhar a vida como uma grande aventura a ser vivida. 
 
Não tenha certeza das coisas que te rodeiam, pois a alegria está em continuar lutando e conquistando. 
 
Nunca renuncie a um sonho, mesmo que ele te pareça impossível, pois quando os sonhos morrem, eles apodrecem dentro da gente e começam a enfestar tudo o que nos rodeia e de mansinho vão tomando conta dentro de nós o desanimo, a derrota e a sensação de inutilidade.  
 
Plante em seu coração a sementeira do amor, pois assim ampliarás os seus dias de alegria. 
 
Que o Senhor ilumine os seus caminhos levando a tristeza sempre pra longe, bem longe de você, enchendo seu coração com a divina fé e arrancando qualquer sentimento de orgulho, presunção ou egoísmo.

Continue a ser essa pessoa bacana que você é, pois a beleza interior é a que realmente conta diante de nosso Pai Celestial. 
 
O seu coração estará  onde estiver  a sua alegria de viver. 
 
Parabéns pela data importante que marca a sua entrada no mundo.

Feliz Aniversário!
 

sexta-feira, 31 de março de 2017

311ª REUNIÃO DO ALTO-COMANDO DO EXÉRCITO


Brasília (DF) – No Quartel-General do Exército, Forte Caxias, (está acontecendo), aconteceu nesta última semana de março, mais uma edição da Reunião do Alto-Comando do Exército (RACE), com a participação de oficiais-generais do Alto-Comando, dos designados para o Ministério da Defesa e daqueles que estão à frente dos Órgãos de Assistência Direta e Imediata do Comando. 
Temas de interesse da Instituição são abordados durante a reunião, como a racionalização do Exército Brasileiro e o emprego recente da Força em operações de garantia da lei e da ordem.
Fonte: Agência Verde-Oliva

http://www.eb.mil.br

CONHEÇA O NOVO OBUSEIRO M109 A5 DO EXÉRCITO


Curitiba (PR) – O veículo blindado obuseiro M109 A5, recém-chegado ao Brasil, será exposto na feira de Defesa e Segurança LAAD 2017, que acontecerá na próxima semana, de 4 a 7 de abril, na cidade do Rio de Janeiro. O blindado faz parte da frota adquirida dos Estados Unidos por meio do Foreign Military Sales, programa do Governo americano destinado à venda de produtos e serviços de defesa.

Dois outros blindados já estão no Parque Regional de Manutenção da 5ª Região Militar (Pq R Mnt/5), em Curitiba (PR), e estão sendo preparados para serem utilizados como treinadores. Outros 32 estão em fase de revitalização e modernização, com previsão de entrega para o próximo ano, quando serão empregados no 3º e 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, localizados em Santa Maria (RS) e Curitiba, respectivamente.
Com a modernização, os M109 A5 receberão uma eletrônica embarcada para navegação do veículo e posicionamento do armamento, incluindo GPS, acelerômetros, sensores e radar de boca. O objetivo principal é implementar um sistema digitalizado que dê maior agilidade e precisão à Artilharia de Campanha do Exército Brasileiro.
Fonte: Pq R Mnt/5

http://www.eb.mil.br

EXÉRCITO BRASILEIRO - Destaques da semana - 27 a 31 de março DE 2017



GEN JOSÉ MAURO CUPERTINO FAZ PALESTRA NO 12º BI





"Muito feliz e honrado com a presença dos ilustres chefes e grandes Amigos: 

Gen Ex Rômulo Bini Pereira, Gen Div Walmir Schneider Cmt da 4ª Região Militar, Cel Laurence Moreira Cmt do 12º BI, Cel Reynaldo De Biasi, Dr José Osvaldo Teixeira e os Habibes que conosco saíram do Doze RI para a Missão de Paz em Suez - á Palestra que proferimos no nosso saudoso 12 RI da época sobre " A Revolução de 31 de Março de 1964!!! Muito Obrigado!!!"

Gen Cupertino

quarta-feira, 29 de março de 2017

10º BATALHÃO DE INFANTARIA - ENCONTRO DE ETERNOS INTEGRANTES


SHOWCASE - UMA NOVA TENDÊNCIA EM MÓVEIS RÚSTICOS


Enfim, chega a Juiz de Fora a sua loja de móveis artesanais onde estilo, conforto e segurança se unem em um único espaço.

A linha de produtos atende diversos públicos, partindo de objetos de decoração artesanais e chegando numa variada gama de móveis, como cama, aparadores, mesas, armários, dormitórios, entre outros. Todos feitos em madeira de demolição.


Um diferencial importante está na fabricação própria de todos os móveis. Dessa forma, é possível atender projetos personalizados e sob medida, transformando qualquer ambiente em um verdadeiro espaço aconchegante.

O objetivo da Showcase é levar a sua casa ou estabelecimento comercial produtos com qualidade, inovação, beleza e muito charme.

Inovação e ousadia definem muito bem cada detalhe desse espaço.

Uma loja que diversifica com a venda de dormentes e itens para sua casa, lazer, área gourmet, bem como soluções para bares e restaurantes.

A showcase fica na Rua Benjamin Constant, 278, centro e faz esquina com Av. Brasil.

Durante o mês de inauguração a loja abrirá, também, aos domingos de 8h às 14h para melhor atender aos consumidores.

terça-feira, 28 de março de 2017

DEPUTADO ISAURO CALAIS CONSEGUE RECURSO PARA A APAE/JF

Por solicitação do deputado Isauro Calais (PMDB), a Secretaria de Estado de Saúde publicou, no dia 22 de março, a Resolução 5657-2017 autorizando o repasse de R$150 mil para ajudar a quitar as dívidas da APAE. O recurso será creditado no Fundo Municipal de Saúde, que fará a transferência para a entidade.

Segundo o deputado, a verba é uma das estratégias para resolver a crise financeira da Associação. Reuniões entre representantes da Prefeitura, Câmara, APAE e do deputado estão sendo realizadas para viabilizar o funcionamento com metas de curto, médio e longo prazos.

O deputado acredita que até 15 de abril o dinheiro já tenha sido creditado no Fundo Municipal de Saúde. "Apresentei o problema ao governador e ele garantiu o repasse. Não podemos permitir que um serviço tão importante deixe de ser prestado em nossa cidade. São quase 600 famílias assistidas", conclui Isauro.

Assessoria de Comunicação

BLOCO TÔ NO VERMELHO PROMOVE BAR DANÇANTE



No próximo dia 07 de abril, a partir das 20h, o bloco carnavalesco Tô no Vermelho realizará um Bar Dançante na quadra da escola de samba Unidos do Ladeira.

O convite individual tem o valor de R$ 20,00 e dará o direito a um prato de tira-gosto.

A música ao vivo ficará a cargo de Anderson Dim.

A reserva e compra dos convites poderão ser realizadas com os contatos abaixo:

Carlos 21: 98848.9405

Basileu Tavares: 99103.4805

Garanta logo os seus convites.


EXERCITO BRASILEIRO - CONVITE


LAVA-JATO VIROU SITE

Boa notícia, uma ótima iniciativa.

O Ministério Público Federal colocou no ar o site da Operação Lava Jato.

A transparência, em rede social, é uma arma para evitar que muito do que foi investigado acabe no esquecimento.

Divulguem!

http://www.lavajato.mpf.mp.br/

Agora você pode acompanhar.

JOÃO DO JOANINHO INAUGURA NOVO EMPREENDIMENTO EM JUIZ DE FORA


O empresário João do Joaninho inaugurou na última segunda-feira mais um empreendimento em Juiz de Fora.

A ShowCase especializadas em móveis rústicos e de madeiras de demolição, vale conferir, fica na Av. Brasil esquina com Benjamin Constant.

https://www.facebook.com/Showcase-1435419930090837/

segunda-feira, 27 de março de 2017

ACIDENTE GRAVE EM JUIZ DE FORA DEIXA 24 PESSOAS FERIDAS



http://www.tribunademinas.com.br/acidente-entre-onibus-deixa-24-feridos-na-avenida-jk/

Corpo do general Zenildo de Lucena, ex-ministro do Exército, é velado no Rio

General está sendo velado no Palácio Duque de Caxias, no Centro do Rio (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)
Familiares e amigos compareceram ao velório do general Zenildo Gonzaga Zoroastro de Lucena, de 87 anos, que acontece desde 9h no Palácio Duque de Caxias, no Centro. Ele faleceu no domingo (26). O militar foi ministro do Exército do governo Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso.
Pelo Twitter, o presidente Michel Temer lamentou a morte do general. O ministro da Defesa, Raul Jungmann, compareceu ao velório para representar o governo federal.
Ministro da Defesa, Raul Jungmann, na chegada ao velório (Foto: Alba Valéria Mendonça/ G1)

O corpo será velado até o meio-dia, quando será celebrada uma missa de corpo presente. Depois, segue para uma cerimônia restrita à família no Crematório do Caju. Para o neto de Lucena, o administrador Eduardo Arrigoni, de 32 anos, o general deixa um legado de incentivo à educação.
"Era um homem preocupado com a educação, que investiu muito na formação e nas escolas militares. Tinha uma preocupação muito grande com o futuro do país", disse o neto do general.

O general Glauber Vieira, grande amigo de Lucena, disse que compartilharam muitas ideias, embora as divergências fossem comuns. Mas sempre com muita lealdade. "
"Tínhamos uma amizade sólida, desde que éramos capitães. Era um homem muito humilde e modesto que escondia sua inteligência. Era um homem preocupado com o bem estar de seus subordinados. Tanto que criou o slogan: Exército brasileiro braço forte mão amiga", disse o general Gleuber.
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/corpo-do-general-zenildo-de-lucena-ex-ministro-do-exercito-e-velado-no-rio.ghtml

ARMAS EM FUNERAL - GEN EX ZENILDO LUCENA, ÚLTIMO MINISTRO DO EXÉRCITO

RIO - O general Zenildo Gonzaga Zoroastro de Lucena, ministro do Exército nos governos Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, morreu neste domingo, no Rio, aos 87 anos. 
O general assumiu o mais alto posto do Exército Brasileiro logo após o afastamento do ex-presidente Fernando Collor de Melo, em outubro de 1992, durante a transição entre a posse de Itamar Franco e as eleições de 1994. Lucena ficou no cargo durante o primeiro mandato de Fernando Henrique e foi também membro do Conselho de Administração da Petrobrás, em 1999.
O general entrou para a Academia Militar das Agulhas Negras (Aman) em março de 1948, chegando a general-de-brigada em março de 1983, segundo o verbete com seu nome no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (Cpdoc) da Fundação Getulio Vargas (FGV).
"Ligado aos setores mais nacionalistas do Exército, integrou um grupo de oficiais que apoiou a indicação do general Albuquerque Lima para suceder o general Artur da Costa e Silva (1967-1969), na presidência da República. O objetivo do grupo era evitar a indicação do general Emílio Garrastazu Médici, que, no entanto, acabou sendo eleito pelo Congresso Nacional a 25 de outubro de 1969", diz um trecho do verbete.
Ainda conforme o Cpdoc, Lucena era próximo do general Ernesto Geisel, presidente de 1974 a 1979. Ao assumir o cargo de ministro do Exército, em meio à crise que culminou com o impeachment de Collor, o general teria atuado para evitar uma intervenção dos militares. "Em junho de 1993, rebateu as declarações do deputado federal e capitão da reserva Jair Bolsonaro favoráveis ao fechamento do Congresso e à volta do regime de exceção, garantindo o apoio do Exército ao governo", diz o verbete do Cpdoc.
No primeiro governo Fernando Henrique, atuou também para segurar a oposição dos setores mais conservadores das Forças Armadas a medidas como a aprovação da Lei dos Desaparecidos Políticos, que concedeu atestados de óbito a desaparecidos políticos durante a ditadura militar e previa o pagamento de indenizações às famílias das vítimas. Segundo o Cpdoc, Lucena lançou uma nota em agosto de 1995 afirmando que a indenização era uma decisão exclusiva do presidente da República. 
O Comando Militar do Leste (CML) informou que o velório do general Lucena será nesta segunda-feira, de 9 horas às 13 horas, no Palácio Duque de Caxias, no Rio. Às 12 horas, haverá missa de corpo presente, seguida de Honras Fúnebres. Lucena deixa esposa, duas filhas e cinco netos. 
http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,general-zenildo-lucena-ministro-de-itamar-e-fhc-morre-aos-87-anos,70001715014


Temer garante comandante do Exército no cargo

Foto: Celso Junior/Estadão

Comandante do Exército, o general Eduardo Villas Bôas tem tratado sem rodeios seu problema de saúde. Ele sofre de uma doença neuro motora degenerativa que o obriga a usar bengala.
O general gravou vídeo ao Exército justificando o uso da bengala. “Me sinto plenamente em condições de chegar até o final do meu comando, até o momento em que o presidente julgar necessário”.
Michel Temer esta a par do caso e já garantiu que vai mantê-lo no cargo.
http://politica.estadao.com.br/blogs/coluna-do-estadao/temer-garante-comandante-do-exercito-no-cargo/

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - HELOÍSA BARROS