sexta-feira, 14 de julho de 2017

HISTÓRIAS DA VIDA - TEXTO TEN CEL GOMES NETO

A PASTA

Meu pai morreu quando eu tinha 17 anos e estava na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas-SP. Minha querida mãe, dona Diva, como era conhecida no quartel do CMNE, ficou desesperada, pois a pensão do meu pai, ferroviário, era pouca e não daria para suprir as necessidades da família. Ela mergulhou nos estudos e com muita dedicação, sem falar nada pra mim, que nessa época já era cadete das Agulhas Negras, fez concurso para SERVIDORA CIVIL DO EXÉRCITO! 

Aprovada e chamada para assumir o cargo, em poucos meses estava no quartel general do CMNE, dando "nó cego" e também cativando a admiração de todos, por seu trabalho muito dedicado! 

Mas essa "contação de causo" começa aqui, quando eu fui declarado aspirante a oficial e designado para o 71º BI Mtz, Garanhuns-PE. 

Dona Diva percebia que a maioria dos oficiais no CMNE tinha uma vistosa  "pasta 007". Um belo dia, ao lhe visitar, ela me apareceu com aquele pacote de presente, era a danada da PASTA, linda de morrer, toda em couro, que deve ter custado uma fortuna!!! Agradeci muito e meio sem jeito lhe disse: " querida mãezinha, eu adorei o presente, mas se eu, ASPIRANTE PICA FUMO de Infantaria, aparecer no meu batalhão com essa pasta, e o meu comandante me ver, vai me prender"!

Ela admirava os coronéis saindo e chegando no QG com aquela pasta e imaginava seu filho com uma PASTA daquelas!!! 

Mas ainda era cedo... eu era um TENENTE DE INFANTARIA! 


Eu lhe disse: "mãezinha, vou guardar seu lindo presente para usar no dia em que eu estiver à altura dele"! Durante 22 anos a PASTA esteve muito bem guardada em todas as 11 casas que morei.

Em 2015, nomeado para assumir o comando de um quartel no biênio 2016-2017, e ao ser designado para o ESTÁGIO PREPARATÓRIO DE COMANDANTES DE ORGANIZAÇÕES MILITARES (EPCOM), realizado em Brasília nesta semana, olhei para a pasta e disse: "CHEGOU SUA VEZ BONITONA! DESÇA DESSE ARMÁRIO E VAMOS JUNTOS INICIARMOS ESSA DURA BATALHA"! 


Graças ao meu bom Deus, dona Diva, que se aposentou este ano no CMNE, com 70 anos, ainda está viva para que eu possa LHE AGRADECER MUITO, NÃO SOMENTE PELA PASTA, MAS POR TUDO QUE ELA COLOCOU DENTRO DELA, muito antes de me presentear, desde o berço; valores, valores e mais valores, dedicação extrema, exemplos  dos mais diversos de responsabilidade, honestidade, superação, organização e tantos outros! 

Uma pena que dona Diva não tenha Facebook!!  Certamente não terá como ler essas minha sinceras palavras de MUITO OBRIGADO DONA DIVA!

Um comentário: