terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

14 DE FEVEREIRO - ANIVERSÁRIO DO 4º GRUPO DE ARTILHARIA DE CAMPANHA LEVE


4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve - 4º GAC L -  tem suas origens no 4º Grupo de Artilharia de Montanha. Foi ativado em 14 de fevereiro de 1930 como 1ª Bateria do 4º Grupo de Artilharia de Montanha. Em 1933, foi transformado no 4º Grupo de Artilharia de Dorso e ocupou novas instalações em outro bairro da cidade. Em 1946, mudou sua denominação para 1º Grupo do 4º Regimento de Obuses e, finalmente, em 1972, recebeu a denominação de 4º Grupo de Artilharia de Campanha. Com o projeto de transformação do Exército passou a denominar-se 4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve.
Ao longo de seus 85 anos de existência, o 4º GAC L participou de eventos relevantes da história nacional, tais como: a atuação nos movimentos revolucionários de 1930 e 1932; a missão de vigilância do litoral da Bahia e do Rio Grande do Norte durante a 2ª Guerra Mundial; e a integração ao Destacamento Tiradentes, na Revolução de 31 de março de 1964, que se deslocou para o Rio de Janeiro deflagrando aquele movimento vitorioso.
Em 1998, o 4º GAC recebeu a denominação histórica de “Grupo Marquês de Barbacena”, perpetuando a lembrança desse ilustre cidadão mineiro, primeiro comandante de Forças Nacionais em campanha externa após a Independência do Brasil. O estandarte histórico do 4º GAC L foi condecorado com a “Medalha da Vitória” pela Associação dos Ex-Combatentes do Brasil, devido à participação do grupo em operações de defesa do litoral nordestino durante a 2ª Guerra Mundial.
Os dias atuais

O 4º GAC L, pertence operacionalmente a 4ª Brigada de Infantaria Leve (Mth), é composto por uma bateria de comando, duas baterias de obuses, uma base administrativa, um Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva - NPOR e prepara jovens no período básico da Escola de Sargentos das Armas - ESA.
Exercitando seu “braço forte”, a unidade prepara-se diuturnamente para o cumprimento de sua missão constitucional por meio de exercícios práticos e sessões de instrução. Conta, para isso, com as instalações do próprio aquartelamento e do Campo de Instrução de Juiz de Fora, a três quilômetros da organização militar, onde é executado o tiro real de Artilharia.

Ao comandante, integrantes e ex-integrantes nossos parabéns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário