sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

USINA DE RECICLAGEM - MAIS UM DESAFIO PARA O GOVERNO JOSÉ MARIA BARROS

Em tempos de escassez de empregos em milhares de municípios do Brasil e não é diferente em Recreio, um investimento de R$ 641 mil, que chegou a gerar 15 empregos diretos no distrito de Conceição da Boa Vista, hoje está perecendo por causa da negligência da ex-administração municipal. Sujeira, matagal por todos os lados, equipamentos sofrendo ação do tempo e vários outros furtados, essa é a melancólica realidade da Usina de Triagem e Compostagem de Resíduos Sólidos “UTC”, construída em 2012 e abandonada em 2015.
Local onde eram separados os resíduos.
Local onde eram separados os resíduos.
Na época da inauguração, durante a administração do prefeito Fernando de Almeida Coimbra (2005/2012) a UTC de Conceição da Boa Vista era vista como um marco para a história de Recreio e até mesmo da região, integrando responsabilidade socioambiental com geração de emprego e renda, porém, veio a mudança de governo e durante a gestão do prefeito Ônio Fialho Miranda (2013/2016), o investimento que tinha objetivo de mudar a forma de descarte dos resíduos sólidos e de gerar emprego no distrito que tem altos índices de vulnerabilidade social, acabou fechando as portas por causa de negligência em conduzir a Usina.
4
Usina tomada pelo matagal.
Na época do abandono, a gestão 2013/2016 informou que o motivo seria denúncias feitas ao Ministério Público de Minas Gerais sobre o sistema operacional e diante do ocorrido a administração havia optado por interromper as atividades da Usina e os resíduos sólidos passaram a ser encaminhados ao aterro sanitário União Recicláveis, localizado na BR-116. Quando fechou a UTC contava com onze funcionários.
Na manhã desta sexta-feira (6), o atual prefeito de Recreio, Zé Maria Barros, visitou a Usina e em entrevista ao Site Pólis, ele disse que está realizando estudos junto com a equipe administrativa para viabilizar o retorno das atividades. “Não podemos deixar um investimento deste porte acabar sem ao menos estudarmos as ideias para solucionar mais este problema herdado da administração que nos antecedeu”, disse o prefeito.
Prefeito, Zé Maria Barros, na UTC.
Prefeito, Zé Maria Barros, na UTC.
A Usina de Triagem foi um investimento realizado pela Brookfield Renewable através de recursos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, no valor de R$ 641 mil. A UTC tem capacidade para atender uma população de até 20 mil habitantes.
6
Casa da UTC.
5
Equipamento sofrendo ação do tempo.
2
Equipamento sofrendo ação do tempo.
http://www.polisrecreio.com.br/site/2017/01/06/usina-de-r-641-mil-abandonada-em-2015-esta-perecendo-em-conceicao-da-boa-vista/#more-3825

Nenhum comentário:

Postar um comentário