sábado, 19 de março de 2016

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - 19 DE MARÇO DE 2016

 José Alves Sobrinho 

Samuel Micucci


Aula de mineirês - Fantástico


ANIVERSÁRIO DE 98 ANOS DE CRIAÇÃO DO 14º GRUPO DE ARTILHARIA DE CAMPANHA


Desde a sua fundação, em 19 de março de 1918, o 14º Grupo de Artilharia de Campanha – Grupo Fernão Dias faz parte de maneira decisiva de diversos episódios da história da nação.


Revolução de 1924
Em julho daquele ano, o então 8º Regimento de Artilharia Montada seguiu para o Rio de Janeiro onde ficou aquartelado no 1º Regimento de Artilharia Montada e, em seguida, no 15º Regimento de Cavalaria Independente de Vila Militar, regressando para Pouso Alegre em setembro. No mês de outubro, uma bateria seguiu para o Rio Grande do Sul em cumprimento à ordem de Mobilização expedida pelo Ministro da Guerra, retornando em junho de 1925.

Revolução de 1930
No mês de abril, uma bateria de canhões seguiu para a cidade de Juiz de Fora, colocando-se à disposição do Comandante da 4ª Região Militar. O restante do 8º Regimento de Artilharia Montada permaneceu em Pouso Alegre e em outubro repeliu um inesperado ataque da Força Policial do Estado de Minas Gerais procedente de Borda da Mata. No mesmo mês o Regimento seguiu para São Paulo, aquartelando-se em Quitaúna, onde permaneceu em prontidão para operações de guerra. Retornou em novembro.

Revolução de 1932
Foi nesta Revolução que a Unidade teve a participação mais importante, empenhando-se diretamente em operações militares. Deslocou-se em julho para Itajubá e, em agosto, ao tomar conhecimento de que Pouso Alegre seria invadida, o Regimento retornou à cidade. Teve papel preponderante nas operações desenvolvidas nas regiões Gravi e Eleuterio, apoiou um subsetor que fez a cobertura de Mogi Mirim e cooperou, decisivamente, nos combates da região de Jaguari. Sua participação foi culminante nos campos de Pouso Alegre com combates acirrados e ações de fogo contínuo travadas nas vizinhanças do aquartelamento.

II Guerra Mundial
Nas ações desenvolvidas em território nacional a unidade cumpriu relevantes missões. O 2º Grupo deslocou-se para João Pessoa em agosto de 1942 como elemento integrante do 3º Escalão da Força Expedicionária Brasileira. Também deslocou uma bateria para Porto Seguro em maio de 1943 em missão de segurança e vigilância do litoral. O restante do efetivo que permaneceu em Pouso Alegre teve a missão de receber e manter, sob a mais severa vigilância, no Campo Provisório de Prisioneiros de Guerra de Pouso Alegre, 62 prisioneiros de guerra alemães, durante mais de seis meses.

Revolução de 1964
Após a deflagração do Movimento Revolucionário, em 31 de março de 1964, o Regimento deslocou-se para Belo Horizonte e depois para Brasília onde participou de ações decisivas para restaurar a ordem e dominar a incursão do movimento comunista em território nacional.

Missão de Paz da ONU em Angola
Durante o 1º semestre de 1996, doze militares da Unidade (médicos, auxiliares de cozinha e de comunicações e motoristas) representaram o país em Angola/África. O principal objetivo da missão era a manutenção da paz naquele país, que se encontrava em guerra civil há vários anos.


O 14º GAC recebeu a denominação de Grupo Fernão Dias em 30 de julho de 1987, através da Portaria nº 795 do Ministério do Exército em homenagem ao desbravador da região do Sul de Minas, bandeirante Fernão Dias.

Aos nossos amigos do 14º GAC, Grupo Fernão Dias, nossos parabéns por expressiva data.

Saudações artilheiras. 

Montanha!


Comandante do Exército Brasileiro chama de 'lamentável' clamor por intervenção militar

Segundo o general, a situação política e social atual não se relaciona com o clima instável que levou ao regime ditatorial militar na década de 60.

General esteve em Manaus durante a visita do presidente do STFLUCAS JARDIM
Manaus (AM) - O Comandante do Exército Brasileiro, general Eduardo Villas Bôas, chamou de lamentável o clamor por intervenção militar que vem de parte dos manifestantes presentes nos atos antigovernistas das últimas semanas.

O general comentou o assunto durante um simpósio jurídico realizado no Comando Militar da Amazônia (CMA), em Manaus, na manhã desta sexta-feira (18).
"Eu acho lamentável que, num país democrático como o Brasil, as pessoas só encontrem nas Forças Armadas uma possibilidade de solução da crise, mas isto não é extensivo nem generalizado e, felizmente, está diminuindo bastante a demanda por intervenção militar", declarou o general.

A autoridade militar ponderou, no entanto, que esse pedido demonstra certas necessidades do país. "[Ele indica] que as Forças Armadas são a referência de valores éticos e morais e de padrão de eficiência [de] que a sociedade se sente tão carente", disse Villas Bôas.

Sem paralelo
Segundo o comandante, a situação política e social atual não se relaciona com o clima instável que levou ao regime ditatorial militar na década de 60.

"Não há paralelo com 1964, primeiro porque hoje nós não temos o fator ideológico. Naquela época, nós vivíamos a situação de Guerra Fria e a sociedade brasileira cometeu o erro de permitir que a linha de fratura da Guerra Fria [a] dividisse. Isso não existe mais. O segundo aspecto é que hoje o Brasil tem instituições sólidas e amadurecidas, com capacidade de encontrar os caminhos para a saída dessa crise", comentou Villa Bôas.

Rotina inalterada
Villas Bôas destacou que a rotina dentro da instituição não se alterou. "Os quarteis estão prosseguindo naturalmente nas suas atividades e o Exército está profundamente empenhado em contribuir para a manutenção da estabilidade", explicou.

Para ele, a atual crise é de natureza política, econômica e ética. "Os três aspectos se interrelacionam e, em consequência, é uma crise para ser solucionada dentro desses ambientes, principalmente o ambiente político e jurídico", concluiu a autoridade militar.

Ministro rebate
O simpósio jurídico organizado pelo CMA também contou com a presença do ministro Ricardo Lewandowski, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF).

Na ocasião, ele defendeu a instituição, que foi recentemente descreditada pelo ex-presidente Lula em uma conversa telefônica com a presidenta Dilma Rousseff, grampeada pela Polícia Federal (PF) e divulgada nesta quarta-feira (16).

http://acritica.uol.com.br/noticias/Comandante-Exercito-Brasileiro-lamentavel-intervencao_0_1542445759.html

Gilmar Mendes suspende nomeação de Lula como ministro da Casa Civil

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes suspendeu nesta sexta-feira (17) a nomeação para a Casa Civil do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tomou posse nesta quinta (16). A decisão foi proferida em ação apresentada pelo PSDB e pelo PPS.
Na decisão, o ministro afirma ter visto intenção de Lula em fraudar as investigações sobre ele na Operação Lava Jato. O petista ainda pode recorrer da decisão ao plenário do Supremo.
Além de suspender a nomeação de Lula, Gilmar Mendes também determinou, na mesma decisão, que a investigação do ex-presidente seja mantida com o juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância judicial.
O ex-presidente Lula tomou posse nesta quinta-feira (17), pouco antes de 10h40, como novo ministro-chefe da Casa Civil em cerimônia no Palácio do Planalto, ao lado da presidente Dilma Rousseff. Cerca de uma hora depois, o juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara do Distrito Federal, suspendeu a posse por meio de uma decisão liminar (provisória).
Outras decisões semelhantes, em outras Varas de Justiça, também foram proferidas e cassadas por Tribunais Federais. Com a decisão de Gilmar Mendes, acaba o impasse de decisões divergentes nas instâncias inferiores da Justiça.
"O objetivo da falsidade é claro: impedir o cumprimento de ordem de prisão de juiz de primeira instância. Uma espécie de salvo conduto emitida pela Presidente da República", afirma Gilmar na decisão.
"Pairava cenário que indicava que, nos próximos desdobramentos, o ex-Presidente poderia ser implicado em ulteriores investigações, preso preventivamente e processado criminalmente. A assunção de cargo de Ministro de Estado seria uma forma concreta de obstar essas consequências. As conversas interceptadas com autorização da 13ª Vara Federal de Curitiba apontam no sentido de que foi esse o propósito da nomeação", diz o ministro em outro trecho.
Críticas de Gilmar Mendes à nomeação
O ministro Gilmar Mendes já havia criticado duramente na última quarta-feira (16) a nomeação do ex-presidente para a chefia da Casa Civil, afirmando que a iniciativa seria uma fuga do petista da investigação da Lava Jato em Curitiba.

Em meio ao julgamento do recurso da Câmara à decisão do rito de impeachment, o magistrado ressaltou que a nomeação do ex-presidente para o primeiro escalão deixa "muito mal" a Suprema Corte.

Já na quinta, o ministro do Supremo também afirmou que a conversa entre a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva interceptada pela Operação Lava Jato pode caracterizar crime de responsabilidade, o que poderia embasar um processo de impeachment.
“Se houver avaliação de que se trata de medida para descredenciar a Justiça, obstrução de Justiça certamente está nos tipos de crime de responsabilidade. Pode ter outros dispositivos aplicáveis da legislação penal”, afirmou Mendes.
A fala da presidente foi gravada numa interceptação telefônica autorizada e divulgada nesta quarta-feira pelo juiz Sérgio Moro, dentro das investigações da Lava Jato.
Segundo investigadores, o diálogo sugere que a presidente atuou para impedir a prisão de Lula, que é investigado na operação. Em diversos trechos da decisão de suspender a nomeação de Lula, Gilmar Mendes cita conversas interceptadas no telefone do ex-presidente.
Sobre a conversa entre Dilma e Lula, na qual a presidente diz ao ex-presidente para só usar o termo de posse "em caso de necessidade", o ministro afirma que "a conduta demonstra não apenas os elementos objetivos do desvio de finalidade, mas também a intenção de fraudar."
Investigações
De acordo com o Ministério Público Federal (MPF), Lula é investigado por haver indícios de que ele cometeu os crimes de corrupção e lavagem de dinheiro oriundo de desvios da Petrobras, praticados por meio de pagamentos dissimulados feitos por José Carlos Bumlai e pelas construtoras OAS e Odebrecht.
Há evidências, segundo o MPF, de que o ex-presidente recebeu valores oriundos do esquema descoberto na Petrobras por meio de um apartamento triplex do Condomínio Solaris, no Guarujá (SP).
http://g1.globo.com/politica/noticia/2016/03/gilmar-mendes-suspende-nomeacao-de-lula-como-ministro-da-casa-civil.html

sexta-feira, 18 de março de 2016

4ª Brigada de Infantaria Leve (Mth) – Apronto Operacional para Rio 2016

Juiz de Fora (MG) – De 8 a 11 de março de 2016, foi realizada a inspeção do apronto operacional das Unidades que fazem parte do Comando de Defesa Setorial (CDS) – Maracanã, por ocasião dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos 2016 no Rio de Janeiro. 

Foram inspecionadas pelo Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve (Montanha), General de Brigada Eduardo Paiva Maurmann, as seguinte organizações militares: 32º BIMth (Petrópolis), 11º BI Mth (São João Del Rei), 4ª Cia Com Mth (Belo Horizonte), 10º BIMth, 17º B Log Mth, 4º GAMth, 4º Esqd C Mth e Cia C/4ª Bda Inf L (Juiz de Fora).





http://www.eb.mil.br/

Gen Alberto Cardoso - Nós e as Instituições Permanentes

gen cardoso
General-de- Exército Alberto Mendes Cardoso
Oficial General da Reserva do Exército e Ex-Ministro do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República
 
 A Constituição Federal estabelece que as Forças Armadas brasileiras são instituições nacionais permanentes. Bastaria percorrer a história para constatar que realmente Marinha, Exército e Força Aérea mantêm ininterruptas suas linhas de vida, desde a criação oficial. Assim deve ocorrer com a quase totalidade das forças armadas no mundo; cada país com suas peculiaridades. No caso brasileiro, as marcas fortes dessa sustentabilidade passam por algumas reformas administrativas e organizacionais, por evoluções doutrinárias, pela fidelidade à Pátria, pelo nacionalismo, por representatividade étnica do povo, por vitória nas guerras, pelos altos índices de credibilidade. Mas o esteio fundamental, que origina todos os mencionados e outros mais, sempre esteve no pessoal que compõe nossas Forças. Na prática, elas se fazem permanentes pela consistência e sustentação que lhes dá o seu pessoal em todos os níveis, imbuído do sentimento de corresponsabilidade pelo cumprimento da destinação constitucional.
Esse efeito de pilar mestre decorre do forte compartilhamento dos valores da cultura militar, que se enraízam na vida de cada membro e se irradiam periférica e profundamente, como se fossem um dos sistemas orgânicos, e se tornam imanentes à personalidade. E, a partir dessas fontes individuais, irradiam-se para todo o conjunto de camaradas, gerando uma espécie de unidade de pensamento e conduta por identificação cultural. Mas não só isso.
Somos instituições permanentes também pela razão fundamental de que damos aplicação aos valores internalizados e os mantemos ativados. Nós realmente praticamos os valores militares. E, assim, pelo uso permanente, os fortalecemos. Não permitimos que se tornem letra morta de nosso Estatuto. As gerações de militares que se sucedem fizeram e continuam fazendo com que os valores “peguem” e não fiquem apenas posando como ideário, sem nunca virem a ser.
Ainda jovens, ao ingressarmos nas Forças Armadas, trazemos conosco uma base de ideias éticas e comportamentos moralmente bons, aprendidos anteriormente, mas, na maior parte dos novos militares, ainda não consolidados. A ética e a moral militar, em que então nos engolfamos, se encarregarão de completar a aprendizagem de valores, os quais passam a compor o eu de cada um e de todos, dando-nos unidade, coesão e orgulho por sermos militares – traços que se integram em espírito de corpo.

Selecionando poucos exemplos das consequências dessa imersão plena na cultura militar, tomemos os tão caros e arraigados valores verdade e probidade. Em curto tempo na caserna, ser veraz e honesto no íntimo, na palavra e nos atos transforma-se em virtude que reforça o que já sabíamos ser correto. Para os que permanecem na atividade militar, verdade e probidade enraízam-se de tal forma nas atitudes interiores que tornam impossível aceitarmos a mentira e a corrupção como simples malfeitos toleráveis.
Esse mesmo processo se aplica a patriotismo, à responsabilidade, a dever, à camaradagem e a outros pilares da cultura e, por via desta, das instituições militares. Isso gera uma massa de profissionais conscientemente imbuídos dos mesmos valores, que, por si sós, garantem às Forças o caráter constitucional de instituições permanentes, não importando as dificuldades conjunturais de quaisquer ordens e monta.
O artigo constitucional que nos impõe disciplina e hierarquia como bases organizacionais nos aponta um norte nos momentos em que consideramos afrontados os nossos valores. O rumo indicado é o da confiança nos camaradas ocupantes de postos na cadeia de comando, tendo sempre em mente que todos temos a mesma formação ética e moral, a mesma participação no fortalecimento e na sustentação do caráter permanente das instituições militares e a mesma certeza de que só somos fortes quando unidos. Essa confiança nos chefes ajuda a aceitar, sem angústia, que são necessariamente diferentes os níveis de conhecimento dos fatos e das providências em andamento.
http://eblog.eb.mil.br/index.php/component/content/article?id=4219

quinta-feira, 17 de março de 2016

Juiz suspende posse de Lula

O juiz Itagiba Catta Preta, do DF, acaba de suspender a nomeação de Lula para a Casa Civil.
http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/lava-jato/juiz-suspende-posse-de-lula/

MAIS NOTÍCIAS SOBRE A MORTE DO MÉDICO JUIZFORANO EM CURITIBA

Por Felipe Ribeiro e Flávia Barros
 http://www.bandab.com.br/noticias/medico-psiquiatra-e-encontrado-morto-em-quarto-de-hotel-de-curitiba/
Um médico psiquiatra de 68 anos foi encontrado morto no começo da tarde desta segunda-feira (14) no quarto de um hotel do bairro Batel, em Curitiba. De acordo com a Polícia Civil, o corpo de Carlos Alberto Granato estava em cima da cama e há indícios de que ele tenha sido vítima de latrocínio, que é o roubo seguido de morte.
Suspeito usava camisa vermelha no momento do suposto crime (Foto: Divulgação)
Vídeo divulgado pela Polícia Civil mostra a vítima entrando no quarto com outro homem por volta da 1h40 desta segunda. O principal suspeito usa camiseta vermelha nas imagens.
Granato atuava como psiquiatra em Belo Horizonte, Minas Gerais, e ainda não há informações sobre o que ele fazia na capital paranaense. Como alguns de seus pertences sumiram após o suposto crime, a polícia divulgou as imagens da câmera de segurança para tentar identificar o suspeito, que entra no quarto com a vítima e deixa o hotel sozinho logo na sequência.
As causas da morte ainda estão sendo investigadas por peritos do Instituto de Criminalística e do Instituto Médico Legal (IML). A Delegacia de Furtos e Roubos (DFR) investiga o caso.
Qualquer informações sobre o suspeito que aparece nas imagens podem ser repassadas à DFR pelo telefone 3218-6100.
Assista ao momento em que o suspeito entra e sai do quarto de hotel:

Grampo: Lula usou telefone de oficial do Exército para falar com Dilma


A ligação de Dilma para Lula feita ontem (16) à tarde, ganhou notoriedade instantânea, após a divulgação dos áudios por ordem do Juiz Sérgio Moro. No diálogo, Dilma informa que está enviando por um mensageiro o ato de nomeação do ex-presidente, para utilização "em caso de necessidade". A "necessidade" seria livrar Lula de um eventual mandado de prisão expedido por Moro.

Um componente a mais: Lula, como se sabe, não possui aparelho celular. Recebeu a ligação através do telefone de um militar que trabalha com ele há dez anos e hoje é seu chefe de segurança: o 1º Tenente do Exército Valmir Moraes da Silva. Ele é natural de Aquidauana (MS) e cursou a Escola de Sargentos das Armas em 1988. É da arma de Engenharia.

http://montedo.blogspot.com.br/

quarta-feira, 16 de março de 2016

TEU SIGNO - VERSÃO GAUDÉRIA














ANIVERSÁRIO JOÃO DO JOANINHO - MISSA DE AÇÃO DE GRAÇAS

Foi realizado no último domingo, 13 de março, na fazenda do Areião, em Torreões, uma missa de ação de graças, dentro da programação da 9ª edição da Cavalgada Mista em comemoração ao aniversário de 51 anos do amigo e empresário João Evangelista de Almeida, o nosso querido João do Joaninho.







ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - 16 DE MARÇO DE 2016

Antonelle Gomes da Rocha

Álvaro Ribeiro da Rocha



Ten Jonas Oliveira


terça-feira, 15 de março de 2016

Médico juiz-forano é morto após assalto em hotel de Curitiba

A Polícia Civil de Curitiba, no Paraná, investiga o assassinato do médico mineiro Carlos Alberto Granada, de 68 anos. Ele foi encontrado morto no quarto do hotel onde estava hospedado.

O crime está sendo investigado como latrocínio, já que alguns cartões e dinheiro da vítima desapareceram. O corpo do médico, que é natural Juiz de Fora, na região da Zona da Mata, foi encaminhado para o Instituto Médico-Legal (IML), onde será submetido a exames para identificar as causas da morte.

Segundo a Delegacia de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP), o corpo foi localizado na tarde de segunda-feira (14), em cima da cama. Contudo, a polícia suspeita que a vítima estivesse morta desde o dia anterior.

As câmeras de segurança do hotel, que fica no bairro Batel, registraram um homem saindo do estabelecimento, por volta das 1h40 de domingo, levando o cartão de acesso ao quarto.

Desaparecimento

De acordo com a polícia, o corpo de Granada foi encontrado por uma camareira, que entrou no quarto, no domingo de manhã, para repor o frigobar. Porém, ela pensou que o médico estava dormindo e saiu do recinto.

A equipe do hotel, contudo, desconfiou pelo fato do hospede não ter descido para tomar café por dois dias consecutivos. Ao verificar o quarto, encontraram o médico morto.

A vítima estava na capital paranaense desde a última quarta-feira (9) sozinho e a passeio.

http://www.hojeemdia.com.br/horizontes/medico-mineiro-e-morto-apos-assalto-em-hotel-de-curitiba-1.385605

ANIVERSÁRIO DE AMIGOS - 15 DE MARÇO DE 2016

Dr. Paulo Cezar Rossi



José Gomes


segunda-feira, 14 de março de 2016

KLINGER BOAVENTURA DE MELLO - MAIS UM ANO SEM O AMIGO


Hoje, se Deus não o tivesse levado de nós em 2009, nosso amigo Klinger Boaventura de Mello, estaria completando 83 anos.

Quantas saudades sinto de você meu amigo. O considerava como um pai, já que passei mais tempo com você do que com o meu pai Hélio Mello Schmitz, também já falecido.

Quantos ensinamentos me transmitiu, quantas alegrias me deu. Passamos por momentos alegres e tristes, mas em todos eles o amigo sempre foi um "grande amigo".

Foi por suas mãos que em 1974 comecei a participar do Bloco Carnavalesco Real Grandeza, que ensaiava em um pequeno terreno na Rua São Vicente. A partir daquele momento aprendi a gostar do samba e passei a admirar o amigo Klinger pela sua tenacidade, honradez e humildade.

Quantas saudades.

Esteja onde estiver Klinger "Nunca será esquecida sua grandeza real....".

Continue olhando com o carinho de pai por mim e por todos da nossa Real Grandeza.