quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Eleição no Tupi terá chapa única já que a Explosão Carijó foi impugnada

A eleição no Tupi terá apenas uma chapa em 2016. Na noite de segunda-feira, 19, durante a abertura dos envelopes para apresentação dos membros de cada chapa, foi pedida a impugnação da chapa Explosão Carijó – oposição. A alegação foi de que quatro membros da chapa não poderiam compor o grupo. A impugnação já certa, mas cabe recurso.
O advogado do clube, Felipe Fortuna, explicou que a chapa Explosão Carijó feriu o artigo 34 do Estatuto do Clube e por isso não pode seguir na eleição. “Foi apresentada uma chapa com quatro membros que são Conselheiros Natos. Isso não é permitido, está no estatuto. Cada chapa precisa apresentar 60 membros efetivos e 20 suplentes, sendo que não pode contar com Conselheiros Natos ou Beneméritos”.
A Explosão Carijó se manifestou em rede social e afirmou que “está sendo representada por um advogado e em atuação na sede do clube”. Tentamos contato com membros da chapa, mas não tivemos retorno.

A proibição
Esse impedimento se dá porque Conselheiros Natos e Beneméritos já são membros vitalícios do clube e não precisam participar de chapas para se tornar presidentes. “Nesse primeiro momento é decidida a chapa que irá dirigir o clube. Normalmente já é combinado quem será o presidente, mas essa decisão pode mudar. Depois que há um grupo vencedor, é realizada uma votação interna para decidir quem será o presidente executivo. Nessa eleição participam os 60 membros da chapa e os Conselheiros Natos e Beneméritos. Dessa forma, os conselheiros participam desse segundo momento independente da chapa que estiver eleita”, completa Felipe.
O advogado ainda afirmou que a situação ainda está analisando a possibilidade de levar à Justiça uma eventual insistência dos opositores. “Caso a Explosão Carijó tente fazer alguma coisa no âmbito judicial, também estaremos respaldados”, afirmou.
Grande parte dos torcedores alvinegros estava aguardando ansiosamente o pleito deste ano por conta de uma disputa que prometia ser acirrada. A possibilidade da volta do ex-diretor de futebol, Cloves Santos, gerou repúdio, mas o fato de ter uma oposição à atual presidente, Miriam Fortuna, criou euforia entre os críticos à administração.
Sequência da eleição
Com a impugnação da Explosão Carijó, a eleição em Santa Terezinha segue chapa única – Sempre Tupi, da atual presidente – já que o período para apresentação de candidatos expirou no último dia 18. A chapa da situação não possui nenhum membro do conselho nato ou benemérito e pode ser eleita com qualquer votação.

Texto de Cérix Ramon, do Toque de Bola, com supervisão de Ivan Elias, do Toque de Bola
Fotos: Google Maps

Nenhum comentário:

Postar um comentário