sábado, 7 de maio de 2016

4ª BRIGADA DE INFANTARIA DE MONTANHA COMEMORA O DIA DA VITÓRIA


Na última sexta-feira, no patio do 10º Batalhão de Infantaria de Montanha, a 4ª Brigada de Infantaria de Montanha, Brigada 31 de março, sob o comando do Gen Bda Eduardo Paiva Maurmann, comemorou com uma formatura o Dia da Vitória.


Após a apresentação da tropa e prestadas as honras regulamentares ao comandante da brigada a tropa declamou a Oração do Combatente de Montanha.

Senhor!
Vós que sois onipotente
Concedei-nos no fragor da luta
A nós que vencemos nas pedras
A nós que conhecemos o sabor dos ventos
O destemor para combater
A Santa dignidade para perseverar
A força da coragem para sempre avançar
E a fé para tudo suportar
E dai- nos também,ó Senhor Deus
Quando a guerra nos for adversa
E quanto maior for a incerteza
A determinação de nunca recuar
E ante o inimigo jamais fracassar.

O Gen Maurmann fez uso da palavra para, em nome dos presentes, prestar as justas homenagens aos ex-combatentes presentes a solenidade. Fez questão de os citar nominalmente e cumprimentá-los por terem ido ao campo de batalha representar o Brasil e lutar pela paz.


Gen Maurmann também leu ordem do dia do Comandante do Exército, Gen Villas Bôas, em homenagem aos ex integrantes da Força Expedicionária Brasileira.

"No dia 7 de maio de 1945, o exército alemão declarou sua rendição em Reims, na França. Generais americanos, soviéticos e franceses testemunharam esse ato que extinguiu o Terceiro Reich de Adolf Hitler. O tratado impôs o fim das agressões e a notícia correu o mundo, o que obrigou os chefes de três dos quatros países aliados – Estados Unidos, Reino Unido e França – a anunciar oficialmente o término dos enfrentamentos. O dia 8 de maio tornou-se, a partir de então, o marco da vitória sobre a Alemanha nazista e o desfecho de um dos mais lamentáveis acontecimentos da história da humanidade: a Segunda Guerra Mundial. 

Nessa data, comemora-se mais que o encerramento de um trágico confronto bélico, que envolveu o mundo inteiro; comemora-se a vitória da liberdade, da justiça e da paz sobre a força violenta, extremista e totalitária do nazifascismo. Foi o grito de repúdio contra a guerra mais violenta de todos os tempos, em que os piores atos de brutalidade foram testemunhados. O mundo atestou que os ideais de liberdade estavam ameaçados e que o desrespeito pela vida do homem era grande, haja vista os campos de concentração, as câmaras de gases e o extermínio em massa de homens, mulheres e crianças. 

O desejo de manutenção da liberdade foi o principal fator de motivação para os bravos guerreiros da Força Expedicionária Brasileira (FEB) embarcarem para lutar no gelado teatro de operações italiano. 

A participação de nossos Pracinhas merece ser destacada, já que abandonaram suas famílias e seus lares para viverem as condições extremas de vida, enfrentando invernos rigorosos, fome e fadiga, diante de um inimigo poderoso e impiedoso. Seus feitos heroicos demonstraram a bravura, a coragem e a constante busca pela vitória, ressaltadas pelo Comandante do IV Corpo de Exército Norte-Americano, General Crittenberger, após a tomada de Montese: “Na jornada de ontem, 14 de abril, só os brasileiros mereceram as minhas irrestritas congratulações; com o brilho do seu feito e seu espírito ofensivo, a Divisão Brasileira está em condições de ensinar às outras como se conquista uma cidade”. 

O espírito de cumprimento de missão e o moral elevado garantiram à FEB outras gloriosas conquistas, como Monte Castelo e Fornovo, embora o sangue do Soldado brasileiro tenha sido derramado em prol do objetivo. 

O grito de “Vitória” pôs fim a um prolongado sofrimento e a um passado de perdas; um momento da história em que valores morais e éticos impulsionaram nossos homens e mulheres no campo de batalha, tornando-os exemplos a serem reverenciados, de geração a geração, por todos nós, cidadãos brasileiros.


Logo após a tropa formada e os presentes entoaram a Canção do Expedicionário.

Para concluir a cerimônia a tropa desfilou em continência aos pracinhas presentes e ao romper da marcha entoou a Canção do Combatente de Montanha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário